Confiram algumas curiosidades bem interessantes sobre o mel.
O mel é um alimento natural produzido somente pelas abelhas.
Com certeza você já deve ter provado mel, não é mesmo?
Ele é doce, gostoso e pode trazer benefícios à saúde.
Mas como ele é feito?
Muitos devem saber que o mel na verdade é produzido dentro do corpo das abelhas.
Elas o produzem através do néctar das flores, o qual elas ingerem e com a ação de suas enzimas digestivas ele é processado.
E como isso ocorre?
Bem, tudo começa quando as abelhas sugam o néctar da flor, elas o depositam no papo, onde se encontram as enzimas que decompõe o açúcar em frutose e glicose, mais enzimas são acrescentadas.
Depois as abelhas retornam a colmeia e depositam o néctar em favos, onde ele perderá água e se transformará em mel.
Mel é tudo igual?
Não, existem diferentes tipos de mel, tudo vai depender do néctar da flor com o qual ele é feito, o local onde ele é obtido, a técnica de preparação e também a espécie de abelha. Por isso o mel se diferencia em cor, aroma e sabor.
Qual a diferença entre as cores?
O mel varia entre o branco incolor e o amarelo castanho.
A cor interfere no sabor?
Sim. Tanto a cor quanto o sabor vai depender da florada utilizada na produção, se a cor for clara o gosto e o cheiro serão mais suaves que é o caso do mel de laranjeira.
Só que o mais escuro, apesar do gosto ser mais forte é mais nutritivo, talvez até um pouco mais doce. Vai depender do paladar de cada pessoa.
Qual o melhor mel?
Depende do que a pessoa se refere, podendo ser quanto ao sabor ou valor nutricional, o sabor já varia pra cada pessoa, quanto ao valor nutricional, você deve escolher o mel com uma coloração mais escura.
Qual a importância da fabricação do mel?
Uma delas é promover a polinização das flores, as abelhas são atraídas pelo cheio que as flores exalam, sendo que elas possuem uma grande capacidade olfativa devido à estruturas em suas antenas, as quais também possuem estruturas para tato e audição.
Além disso, o mel é usado pelo homem como adoçante ou para fins medicinais, especialmente em tratamentos terapêuticos.
No entanto o mel não deve ser consumido por crianças menores de 1 ano. Pois há o perigo de serem contaminadas pela bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo (um tipo de intoxicação alimentar fatal).
Isso acontece pelo fato das crianças dessa idade ainda não estarem imunologicamente protegidas para combater essa bactéria.
Como funciona a produção de mel?
Pra quem não sabe, antigamente a extração era feita diretamente na colmeia, o que sempre causava estragos e prejudicava as abelhas. Mas felizmente durante os anos o ser humano aprendeu a ter um melhor cuidado na hora de pegar o mel, assim como se proteger de ser picado.
Para isso o homem conseguiu"domesticar" as abelhas, a técnica é simples e se baseia em identificar a rainha e colocá-la em uma caixa feita especialmente para o recolhimento do mel. As outras abelhas formarão a colmeia onde a rainha estiver e dessa forma produzirão o mel.
Dessa forma como a caixa é totalmente preparada para isso, não há perigo de machucar as abelhas nem destruir sua casa.
Além disso, para não serem picados os apicultores usam uma roupa especial, pois as abelhas são muito protetoras quanto ao seu lar.
Como identificar um mel de qualidade?
Pode parecer estranho, mas o mel de qualidade é aquele que com o tempo se cristaliza, se isso não acontecer é possível que o mel tenha sido adulterado, ou seja, mel falso.
Agora é claro se o mel acabar antes do tempo da cristalização não quer dizer que é falso, mas se quiser testar a qualidade deixe-o um tempo guardado na sua casa, o mel cristalizado as vezes é até mais gostoso.
Se acontecer de não cristalizar ele pode ter sido fervido a 40º graus, nesse caso é bom passar longe, pois esquentando a essa temperatura são retiradas muitas propriedades boas do mel.
Por que o mel cristaliza?
Pois possui açúcar saturado, e ele se cristaliza por causa da condensação, a aglutinação, das partículas de glicose.Lembrando que esse açúcar do mel é natural, totalmente diferente do açúcar industrializado, tanto que o mel falso utiliza em sua maioria o açúcar de cana.
Existe outra forma de verificar se o mel é puro?
Sim. Se a embalagem possuir alguns desses selos abaixo:
O selo do ministério da agricultura
O nome da empresa produtora do mel
Nos ingredientes não deve constar nenhum tipo de aditivo, apenas mel. Mas claro que pode existir fraude, colocam o selo, mas não quer dizer que seja verdadeiro, nesse caso a dica acima da cristalização é necessária.
Qual a composição do mel?
O mel em geral é composto por 20% de água, 75% de hidrato de carbono que nada mais é do que açúcar ou se preferir glicose ou frutose e por minerais (cálcio, cobre, ferro, fósforo, potássio, entre outros).
Também é composto por vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E.
Possui também um teor considerável de antioxidante (flavonoide fenólicos)
O mel também possui 80% de açúcar, que compõem 80% da quantidade total, sendo 10% composto por dissacarídeos (sacarose e maltose) e é composto principalmente por monossacarídeos (frutose e glicose).
E pra finalizar algumas curiosidades sobre o mel que você deve saber:
A abelha produtora de mel mais comum no Brasil é a africanizada, uma mistura entre abelhas africanas e europeias.
O mel de flores de laranjeira e de capixingui é o com sabor mais suave. O mel de eucalipto e de assa-peixe pode conter uma composição nutricional que ajuda a aliviar sintomas de gripe e outras doenças relacionadas com as vias respiratórias.
A abelha não é o único animal que produz mel, as vespas ou marimbondos também produzem, só que o mel delas não serve para consumo humano, pois é muito forte e amargo.
Fontes - Wikipedia, Relva Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário