IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 24 de maio de 2014

copa do mundo 2014: 1 - Estádios de futebol: Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão - MG.

HISTÓRIA
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão – nasceu com capacidade de público inferior apenas à do Maracanã, no Rio de Janeiro. Protagonista da ascensão de Atlético e Cruzeiro no cenário esportivo nacional, logo o Mineirão foi “adotado” pelas duas torcidas e se tornou um patrimônio afetivo dos mineiros.

Além de palco do futebol, o Mineirão é também um monumento da capital mineira. Sua fachada é tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Belo Horizonte e se integra ao conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O estádio está, assim, inserido em um dos principais polos de lazer e cultura da cidade, onde o paisagismo e a arquitetura se unem em um verdadeiro cartão postal.


INAUGURAÇÃO E PRIMEIRO GOL

O jogo de inauguração do estádio, em 5 de setembro de 1965, foi assistido por cerca de 80 mil pessoas. A Seleção Mineira derrotou o River Plate, da Argentina, por 1 a 0, com gol de José Roberto Bougleaux (Buglê), do Atlético.
RECORDE DE PÚBLICO

132.834 (Público presente) – 22/06/1997 – Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova
TOTAL DE GOLS MARCADOS (ATÉ JUNHO/2010)

9.307

OS ARTILHEIROS

1- José Reinaldo de Lima – Atlético – 152 gols
2- Eduardo Gonçalves de Andrade (Tostão) – Cruzeiro – 143 gols
3- Dario José dos Santos – Atlético – 129 gols
4- Dirceu Lopes Mendes – Cruzeiro – 126 gols
5- Vanderley Eustáquio de Oliveira (Palhinha) – Atlético / Cruzeiro – 113 gols


JOGADORES QUE MAIS ATUARAM

1- Manoel Rezende de Matos Cabral (Nelinho) – Cruzeiro / Atlético – 348 partidas
2- Wanderley Paiva Monteiro – Atlético – 345 partidas
3- Zé Carlos – Cruzeiro – 318 partidas
4- João Leite da Silva Neto – Atlético / América – 317 partidas
5- Raul Plassmann– Cruzeiro – 296 partidas


GOLEIRO ARTILHEIRO

Ortiz, que atuou pelo Atlético, entre 1976 e 1977, marcou de pênalti o primeiro gol de um goleiro na história do Mineirão. Foi em 7 de novembro de 1976, na partida contra o CRB, válida pelo Campeonato Brasileiro. Ortiz marcou aos 27′ do 2º tempo o terceiro gol da vitória do Atlético por 4 a 1.

A SELEÇÃO BRASILEIRA

Desde a sua inauguração, o Mineirão sediou 22 partidas da Seleção Brasileira, sendo 15 amistosos, seis jogos válidos pela Copa América, eliminatórias da Copa do Mundo e um pela Copa das Confederações . Das 22 partidas, o Brasil ganhou 16 jogos, empatou quatro e perdeu duas vezes. As derrotas foram para o Clube Atlético Mineiro, amistoso realizado em 1969, e para a Seleção do Peru, em 1975, pela Copa América.

PÚBLICO DE CAUSAR INVEJA

Nos três clássicos que disputaram na temporada de 1969, Atlético e Cruzeiro levaram uma multidão de 302.865 pagantes, média de 100.955 por partida. Estes números causavam inveja por todo o Brasil.

SHOW DE TALENTOS

Muitos talentos do futebol mundial foram vistos pela primeira vez no Campeonato Mineiro. Jogadores como Ronaldo, Reinaldo, Éder Aleixo e Tostão fizeram suas estreias como profissionais neste torneio.

DOMÍNIO CELESTE

Entre 1965 e 1975, nos primeiros 11 anos do Mineirão, o Cruzeiro conquistou nove títulos do Campeonato Mineiro com o timaço de Tostão, Dirceu Lopes, Piazza e companhia. Os triunfos foram em 1965, 66, 67, 68, 69, 72, 73, 74 e 75.

GALO HEXA

O ano de 1978 representou a retomada alvinegra aos títulos mineiros. Foram seis em sequência, até 1983. Se na última campanha o time já não contava com o ídolo Toninho Cerezo, a torcida podia contar com João Leite, Nelinho, Luizinho, Reinaldo e Eder.

MÚSICA E BOLA

O jogo Atlético 1 x 1 Cruzeiro, em 16 de março de 1997, pelo turno do Campeonato Mineiro, foi o cenário da gravação do clipe “É uma partida de futebol”, do Skank.

DOAÇÃO DE CADEIRAS

As cadeiras que equipavam o Mineirão garantem hoje mais conforto para torcedores do interior e de outras modalidades esportivas. Foram doadas 52.100 unidades a 14 estádios, ginásios e instituições de 
Minas Gerais.

O novo complexo é uma moderna arena multiuso, um espaço de entretenimento, serviços, cultura e lazer disponíveis todos os dias.

Reinventado para atender aos mais rígidos parâmetros de conforto, limpeza, acessibilidade e segurança, é capaz de sediar desde pequenas reuniões até megaeventos, colocando Belo Horizonte definitivamente no circuito internacional de grandes espetáculos.

Atendido por serviços de transporte público e com fácil acesso por grandes vias, a nova estrutura do Mineirão atende não apenas a demanda de lazer e serviços para turistas e moradores da Pampulha, mas também para toda a região metropolitana de Belo Horizonte.


ESTÁDIO

O Mineirão é uma arena multiuso com elevados padrões de qualidade. Toda sua tradição esportiva e cultural ganha com o que há de mais moderno em termos de conforto e tecnologia. Se já era bom passar um dia na Pampulha, com passeio pela orla e futebol, agora está ainda melhor.

Confira a seguir algumas características e informações sobre como será o Mineirão.

ARQUIBANCADAS

Toda a estrutura de arquibancadas do Mineirão foi remodelada para cumprir os requisitos da FIFA e assegurar ótima visão do campo de jogo. Todos os níveis são equipados com banheiros, bares e lanchonetes. A nova divisão é a seguinte:
Arquibancada inferior: 23.076 assentos
Arquibancada superior: 39.084 assentos

CAMAROTES

São 98 novos camarotes, com 2.024 assentos dedicados e serviços exclusivos. 

ÁREAS VIP

As cadeiras VIP do Mineirão são garantia de conforto para assistir aos jogos do seu time do coração. 

COBERTURA

A nova cobertura do Mineirão, feita de PTFE, uma membrana especial parcialmente translúcida. Assim, ela protege os espectadores da chuva sem prejudicar a insolação do gramado. Ela é autolimpante, pois um tratamento a base de titânio impede que partículas de sujeira acumulem-se sobre a membrana.

IMPRENSA

Os profissionais da mídia são muito bem recebidos no Mineirão, tanto os que trabalham à beira do campo quanto os que ficam nas cadeiras. Zona mista, salas de coletiva estruturadas, setor específico equipado com mesas, pontos de energia e de internet, facilitam todo o trabalho.

Uma ampla área é destinada ao broadcasting, com tecnologia que permite ligações rápidas e simples, reduzindo o tempo necessário para planejamento e deslocamento de equipes.

No modo evento, a tribuna central tem capacidade para 2.867 jornalistas, com 1.000 mesas de trabalho, além de lugares para comentaristas, fotógrafos e cinegrafistas, estúdios e área para entrevistas.

GRAMADO

Com o espaço do campo rebaixado em 3,4 metros, o espetáculo tem boa visibilidade em cada um dos assentos do estádio. A grama, de espécie cuidadosamente escolhida, recebe tratamento especializado para garantir que a bola role com a qualidade de nossos craques.

EVENTOS

Eventos de pequeno, médio e grande porte podem ser realizados em diversos espaços, desde a esplanada até áreas internas no estádio. Leia mais…

VESTIÁRIOS E ÁREAS TÉCNICAS

Todo grande artista tem um belo camarim. Com nossos artistas não é diferente. Jogadores e comissões técnicas têm acesso a vestiários amplos e estruturados, assim como área para aquecimento. Há, também, vestiários exclusivos para árbitros e até para mascotes.

ESPLANADA

O Mineirão é visto como um espaço social, preservando e ampliando sua condição de bem público. Será palco não apenas de partidas de futebol, mas também de diversas atividades de entretenimento, o que fortalece a relação do estádio com a Pampulha, região vocacionada para o lazer.

Escalonada de acordo com os desníveis da topografia local e tratada paisagisticamente, a esplanada evidencia, por meio dos espaços vazios ao redor do estádio, a monumentalidade e a iconografia da arquitetura original do Mineirão, patrimônio histórico tombado pelo município.

São 80 mil metros quadrados no entorno do estádio, espaço que garante conforte e tranquilidade para entrar e sair do Mineirão. Com capacidade para cerca de 65 mil pessoas, a área terá comércio, praças de convivência e poderá receber eventos culturais, religiosos, feiras e até outras modalidades esportivas.

Embaixo da esplanada, além do Museu, acessos ao interior do estádio e Estacionamento, há possibilidade de instalação de Lojas.

MINEIRINHO

Uma estrutura de 15 metros de largura ligará o Mineirão ao Mineirinho, proporcionando a integração e potencializando o uso dos dois equipamentos no complexo multiuso. Embora eles estejam ligados, o objeto do contrato da Minas Arena com o Governo de Minas é apenas o Estádio Mineirão.

O Mineirinho, cujo nome oficial é ginásio Jornalista Felipe Hanriot Drummond, foi inaugurado em 1980, às margens da Lagoa da Pampulha. Um dos maiores ginásios poliesportivos do mundo, tem capacidade para 17,8 mil torcedores.



SERVIÇOS

ESTACIONAMENTO

Com a construção da esplanada no entorno do Mineirão, a área de estacionamento também foi totalmente remodelada. São 2.925 vagas com controle de acesso e segurança. O estacionamento oferece:
1.884 vagas cobertas
1.041 vagas descobertas

Dentre elas são destinadas:
52 vagas para pessoas com deficiência
152 vagas para motos
97 vagas para bicicletas

BANHEIROS

Em cada parte do complexo há sanitários masculinos e femininos, alguns deles reservados para pessoas com deficiência e outros equipados com fraldário. Tudo sempre higienizado e preparado para atender a visita da família mineira, do torcedor e do turista.

BARES E LANCHONETES


Cerca de 60 bares e lanchonetes espalhados por todos os setores do estádio e vendedores ambulantes também estão nas arquibancadas. Tudo para ter agilidade na compra e mais opções para aquele lanche antes, durante e depois das partidas. Produtos e serviços são acompanhados de perto, para garantir higiene, organização e qualidade ao torcedor.

SEGURANÇA

Para garantir a segurança de cada um, além de posto médico, especialistas são responsáveis por operar um sistema de câmeras instalado por todo o complexo. São 364 câmeras que monitoram todo o complexo garantindo a segurança do frequentador. Além disso, equipes treinadas estão sempre a postos para orientar o visitante a qualquer instante.

QUALIDADE

Com a gestão privada do empreendimento, o torcedor recebe um tratamento adequado para que tenha a melhor experiência possível no Mineirão. Todas as providências são tomadas para que o visitante sinta-se muito bem em um ambiente confortável, limpo e seguro.

SUSTENTABILIDADE

O projeto do Mineirão adota práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, de acordo com os mais avançados critérios. Uma das metas é conquistar uma certificação Leadership in Energy and Enviromental Design (LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental), uma espécie de “selo verde” que abrange a obra e a posterior operação do estádio.

MEIO AMBIENTE

Terra retirada para rebaixamento do campo foi usada na obra de aterro do Boulevard Arrudas, no centro de Belo Horizonte, e para a cobertura de cavas de mineradoras.
Reaproveitamento de todos os entulhos provenientes da obra. O concreto da demolição, por exemplo, foi reutilizado na pavimentação de ruas e na construção; o metal retirado da obra foi usado em usinas recicladoras para emprego na indústria.
Controle de emissão de poeira. Caminhões-pipa umidificaram a terra para que a poeira levantada fosse mínima. Nos portões de saída de veículos pesados, foi instalado o “lava rodas”, retirando o barro e a sujeira das rodas de máquinas e caminhões, para que as ruas do entorno permanecessem limpas.
Preferência por produtos sustentáveis. Por exemplo, qualquer tinta que não fosse à base de água é preterida.
Doação da madeira das árvores retiradas do entorno do estádio a artesãos. Com isso, os artistas ganharam matéria-prima de origem certificada, o que facilita a comercialização internacional dos produtos.
Reaproveitamento da água de chuva em um reservatório de aproximadamente 6 mil metros cúbicos, quantidade suficiente, em caso de estiagem de três meses, para descargas dos sanitários, irrigação do gramado e jardins e limpeza das áreas externas.


Geração de energia elétrica através da captação de energia solar, por meio de 6.000 painéis fotovoltáicos(imagem) instalados na cobertura; a geração é suficiente para atender 1.200 residências.
Sistemas de válvulas de descargas com duplo acionamento e torneiras com fechamento automático.
Iluminação de alta eficiência com baixo consumo e sistema elétrico inteligente.
Sistema de coleta seletiva de lixo e armazenamento de resíduos sólidos.
Uso de madeira com selo de manejo florestal.

TRABALHO


Os operários frequentaram aulas diárias do Curso de Alfabetização (imagem) oferecido pela Minas Arena. Eles receberam material escolar completo, o que incluiu cartilhas, livros, cadernos, lápis, borracha e carteirinha de estudante válida em todo o território nacional.
Todo operário que trabalhou na obra recebeu treinamento específico para a atividade a ser desempenhada. Cada função tem sua capacitação correspondente.
O cardápio balanceado por um nutricionista levou em conta o alto gasto calórico característico de atividades da construção civil.
Por meio de parceria firmada entre a Minas Arena e a Secretaria de Estado de Defesa Social, a obra ofereceu oportunidade de trabalho a detentos do sistema prisional mineiro. Os presos, que cumprem pena em regime semi-aberto, receberam curso de capacitação para atuarem como eletricistas, carpinteiros, serventes de obra e outras tarefas ligadas à construção civil.
Cerca de 100 mulheres foram contratadas para as obras, desempenhando as mais diversas funções. A iniciativa, além de gerar emprego para mães e família e jovens trabalhadoras, contribuiu para promover a igualdade de gênero em um ambiente que sempre foi predominantemente masculino.

ACESSIBILIDADE


Todo o complexo que envolve o Mineirão foi desenvolvido para ter acessibilidade universal. Do estacionamento à área interna, da esplanada às lojas, acessibilidade e segurança caminham sempre juntas e em conformidade com as leis e normas que regem o tema.

ESTÁDIO

O acesso ao estádio é feito diretamente pela esplanada por meio de duas rampas com 3,6m de largura cada. Elevadores dão acesso aos demais níveis, e planos com inclinação máxima de 8% garantem a circulação em todo o complexo e acesso aos mais de 600 assentos exclusivos. Toda esta infraestrtura assegura a destinação de 1% assentos aos portadores de necessidades especiais e o cumprimento da norma 9050.

BANHEIROS

Serão 40 banheiros adaptados distribuídos dentro do estádio e na área externa. Além de equipados com barras, suas dimensões são suficientes para que as cadeiras de rodas sejam manobradas, oferecendo mais conforto e privacidade.

ESTACIONAMENTO

São destinadas 52 vagas cobertas para pessoas com deficiência. Elevadores estão dispostos próximos às vagas para facilitar o trajeto estacionamento-esplanada-estádio.

ESPLANADA

A esplanada tem apenas 5% de inclinação, o que significa uma subida/descida suave e confortável. O piso de concreto oferece segurança inclusive em caso de chuva.

SERVIÇO

Cadeiras de rodas estão disponíveis para que idosos e pessoas com mobilidade reduzida possam se locomover dentro do complexo com mais conforto e segurança.

COMO CHEGAR
Clique na imagem para ir para o Google Maps.

PRINCIPAIS LINHAS DE ÔNIBUS QUE ATENDEM A REGIÃO DO MINEIRÃO
Acesso Norte
Acesso Sul
Acesso Norte/Sul

Fonte:
http://www.minasarena.com.br/
http://copadomundo.uol.com.br/cidades-sede-e-estadios/2014/estadios/

Mineirão | Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário