IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Duas versões da história da Cigarra e a Formiga.


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar duas histórias de uma mesma fábula;
- Identificar a diferença no final das duas versões; - Ler e interpretar texto; 
- Identificar sinais de pontuação; - Dramatizar história.

Duração das atividades

4 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a versão da fábula: A Formiga e a Cigarra, em cujo final da história, a primeira dispensa a segunda, sem ter pena. Assistir o filme da Cigarra e a Formiga no You Tube.

Estratégias e recursos da aula:

- livro: A Formiga e a Cigarra - Coleção Girassol 
- Atividades digitadas, desenhos, caça- palavras,

Ler para a turma a 2ª versão da fábula da formiga e a cigarra que traz o final em que a formiga perdoa a cigarra, convidando-a para entrar em sua casa e lhe dando comida, quando chega o frio.
Estabelecer oralmente, relação entre as duas histórias, comparando os finais das duas versões.
Realizar folhas de atividades com questões escritas de interpretação da história e registro da opinião sobre os diferentes finais. Escrever outro final para a história. Finalizar a atividade com uma dramatização com a turma.

Leia o texto:A Formiga e a Cigarra 


A formiga atarefada
recolhe a sua comida
enquanto a cigarra canta,
olhando-a divertida.

Mas eis que chega o Outono
e a formiga a trabalhar,
a cigarra está com frio,
já nem consegue cantar.

A formiga fica em casa
pois o Inverno chegou,
a cigarra quer comida
pois todo o Verão cantou.

Pede à formiga rica
qualquer coisa para comer,
mas ela fecha-lhe a porta
sem sequer se comover.

A cigarra muito triste
parte quase a chorar,
não tem nada que comer,
nem nada de agasalhar.

( Fábulas de La Fontaine – Coleção Colibri )

1- Quem são os personagens da história?2- O que fazia a cigarra, enquanto a formiga trabalhava?


3- Ao ler o texto, você percebe que o tempo está passando porque:

( ) a cigarra vai perdendo a sua voz
( ) as estações do ano vão mudando
( ) a formiga comemora seu aniversário

4- O que acontece, no final da história, com a cigarra?5- Leia agora outra versão para o final desta história:


- Por que é que você não tem comida? 
O que é que você fez durante o Verão? – perguntou a formiga.
- Ah! Eu só cantava dia e noite! – respondeu a cigarra. 
A formiga, com pena da cigarra, levou-a para casa e lhe deu de comer durante todo o Inverno.
( Adaptação “A Cigarra e a Formiga” – Coleção Girassol )

a) O que aconteceu de diferente neste final da história?b) Qual dos finais, você prefere? Por quê? 


Continue a história da Cigarra e a Formiga com outro final:

A cigarra passou todo verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando o inverno chegou a cigarra foi a casa da formiga pedir que lhe desse o que comer. 
Recursos Educacionais:






Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos durante a atividade: na leitura e na interpretação da história.
Verificar como os alunos responderam às questões escritas e como eles encaminharam sua opinião e justificativa para preferência por determinado final da fábula, verificar se o aluno produziu o texto com coerência e se usou a pontuação.

FONTE:
http://enelideanjos2013.blogspot.com.br/2013/09/duas-versoes-da-historia-da-cigarra-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário