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sábado, 22 de abril de 2017

* A LEITURA NO NOSSO DIA A DIA

* A LEITURA NO NOSSO DIA A DIA


           Pais, mostrem aos seus filhos que a leitura ajuda nas coisas que fazemos todos os dias.

          Peça que elas leiam rótulos de embalagens. Depois da leitura, conversem sobre o produto.

          Cozinhe algo saboroso junto com a criança e peça que ela que vá lendo a receita.
       
         Quando  caminharem juntos ou estiverem  de carro ou de ônibus, leiam os anúncios e letreiros e depois comentem.

         Leiam juntos a programação da TV para escolherem a qual programa vão assistir.

         Leiam manchetes de jornais ou mesmo notícias, com assuntos interessantes que acontecem na sua cidade ou nos outros países do mundo.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/leitura-no-nosso-dia-dia.html

* PAIS, ELOGIE SEUS FILHOS

* PAIS, ELOGIE SEUS FILHOS




          Pais, demonstre aos seus filhos que escrever é muito útil, não só na escola, mas também na vida. É muito importante que eles vejam você escrevendo.   Por exemplo:

  • Um endereço, um número de telefone, lista de compras, receitas etc.

         Peça às crianças que anotem recados.
         Peça para escreverem o seu nome etc.

        
         

Se por ventura a criança escrever algo errado, não brigue, pois,  no início, todo mundo erra. Elogie em vez de corrigir.


         O importante é que elas escrevam com liberdade e imaginação. Aos poucos, os erros vão diminuir e a letra melhorar. É muito importante que você dê parabéns do que ficar corrigindo, se ficar só corrigindo isso inibe a criança e ela passará  a não gostar de escrever.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/pais-elogie-seus-filhos.html

* ESTIMULE AS CRIANÇAS A ESCREVEREM

* ESTIMULE AS CRIANÇAS A ESCREVEREM

          Dependendo da idade, estimule as crianças a escreverem bilhetes, cartas para amigos ou parentes distantes.

          Se notar que elas gostam de escrever, valorize a escrita e proponha que montem um livrinho, com ilustrações, recortes etc.
          Peça às crianças que façam um cartão para amigo que faz aniversário. Se ainda não souberem escrever, elas podem ditar para você.

          Pais, existem muitos jogos que utilizam a escrita, tais como:palavras cruzadas, caça palavras etc.
          
         Pais ajude as crianças com carinho, a aprender mais e melhor, e diga a elas que  podem contar com vocês.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/estimule-as-criancas-escreverem.html

* AJUDEM AS CRIANÇAS A GOSTAREM DE LIVROS

* AJUDEM AS CRIANÇAS A GOSTAREM DE LIVROS

          Procure ter em casa livros, revistas, gibis e jornais e incentivar a leitura das crianças. Tudo isso é um caminho para o prazeroso hábito da leitura compartilhada em família.

          Muitas vezes, as crianças desistem da leitura ao encontrarem palavras desconhecidas, mas, na maioria dos casos, só de continuar a leitura acabamos por entender o que tais palavras querem dizer. Se for preciso e você puder, explique as palavras difíceis ou procure com eles o significado no dicionário.

          De vez em quando, dê livros interessantes de presente ou um caderno para que usem como diário pessoal, onde possam escrever, desenhar, copiar poemas, colar coisas marcantes de sua vida.


                           ESCUTE AS CRIANÇAS LEREM EM VOZ ALTA
          
         Se as crianças já sabem ler, sugira que leiam em voz alta e escute com atenção. Se elas estiverem tímidas ou gaguejando, tenha paciência. Não fique corrigindo, pois logo irão soltar-se e fazer uma leitura melhor. Em seguida, conversem sobre o que foi lido.


                                         NUNCA AS OBRIGUE A LER

      Não faça da leitura uma obrigação nem utilize como um castigo. Para fazer da criança um bom leitor, ela precisa ler com prazer.
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/ajudem-as-criancas-gostarem-de-livros.html

* COMPROMISSO DOS PAIS

* COMPROMISSO DOS PAIS

          
          Todos queremos o melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam tornar-se realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor.

          A família na vida escolar das crianças é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Pais, por isso o seu compromisso é indispensável.

          Pais, acompanhem a vida escolar de seus filhos e valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem de aprender e a serem  curiosas também na vida fora da escola.

          Por isso pais, estejam sempre presentes na vida de seus filhos, orientando-os e incentivando-os nos deveres e nas leituras, porque ler é fundamental.

          Falando em leitura, aproveita e fale sobre a primavera que começa dia 23/09  e acaba dia 21/12. Comenta sobre a  beleza das flores, o colorido, o seu perfume, o cantar dos pássaros, as borboletas e outros.
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/compromisso-dos-pais.html

* PAIS, SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE

* PAIS, SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE

          A leitura é uma ferramenta importante para o estudo, trabalho e o desenvolvimento cognitivo da criança.

          Algumas crianças demonstram resistência à leitura. Elas costumam contar as páginas do livro e desanimam ao pensar que a leitura pode lhes tomar muito tempo.

          Neste caso é aconselhável dar livros simples com pouco texto, com letras grandes e com muitas ilustrações.
          É importante que os pais leiam livros com seus filhos e depois comentar. Isso não apenas estimula a criança a ler, como também estimula a comunicação entre pais e filhos. É interessante também que a criança conheça, desde pequeno, a variedade de livros.

          É importantíssimo que a criança adquira o hábito de leitura. Deve-se respeitar a personalidade e os gostos das crianças, e não se deve forçá-las a lerem o que não querem, também não é bom criticar as preferências das crianças em matéria de livros, pois nem todas as crianças tem o mesmo grau de maturidade, a mesma disposição ou o mesmo grau de sensibilidade e de interesses.
          Pais, arrumem livros de boa qualidade, de maneira que seus filhos possam acostumar à boa literatura, e participem também com eles o hábito de ler. Uma vez acostumados à leitura desde pequenos, sempre levarão consigo esse exemplo, pois crianças cujos pais lêem ,certamente também o farão.

          Pais, dê livros de presente no Natal e nos aniversários além de brinquedos.
          É importante estimular a leitura na criança como uma experiência valiosa e prazerosa.

          Percebe-se que as crianças imitam as atitudes dos pais. Se os pais tem o hábito de ler, parecerá para as crianças natural e bom o ato de ler.

          O que não se pode fazer é associar o ato de ler como um castigo ou uma forma de punição. Com certeza se isso acontecer a criança vai relacionar leitura com obrigatoriedade e isso não é bom caminho para incentivar a leitura.

          Ler tem que ser associado a um prazer e não a um dever.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/pais-sua-participacao-e-importante.html

* TEMPO PARA OS FILHOS - UMA MENSAGEM AOS PAIS

* TEMPO PARA OS FILHOS - UMA MENSAGEM AOS PAIS


Um menino com voz tímida e os olhos de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:

- Papai! Quanto o Sr. ganha por hora?

O pai, num gesto severo, respondeu:

- Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado!

Mas o filho insiste:

- Mas papai, por favor, diga quanto o Sr. ganha por hora?

A reação do pai foi menos severa e respondeu:

- Três reais por hora.

-Então  papai, o Sr poderia me emprestar um real?

O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:

- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador!

Já era tarde quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo.
Querendo descarregar sua consciência pesada, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:

- Filho, está dormindo?

- Não papai! (respondeu sonolento o garoto)

Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real.

- Muito obrigado papai! (disse o filho, levantando-se  e retirando mais dois reais de uma caixinha que  estava sob a cama).

Agora já completei , Papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora do seu tempo?

"Será que estamos dedicando tempo suficiente aos nossos filhos?"

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/tempo-para-os-filhos-uma-mensagem-aos.html

* ATITUDES DOS PAIS

* ATITUDES DOS PAIS

          
        Hoje diante das dificuldades existentes, faz-se necessária a contextualização política e econômica  da época em que vivemos, e um dos fatores é o desemprego . Diante disso questionamos como tratar a questão da quantidade e qualidade do convívio familar.
          Sabe-se que muitas mães expressam claramente o desejo de dispor de tempo para se dedicar as suas famílias. E que a falta de perspectiva em transformações levam à ansiedade e frustação a respeito do futuro.

       ATITUDES DOS PAIS

        A família influi sobretudo através das atitudes dos pais.

        Atitudes que não favorecem aos filhos
  • Pais que não sabem nada dos filhos e mal lhes dedicam tempo.
  • Pais autoritários, severos e exigentes.
  • Pais superprotetores.
  • Pais indiferentes para com os filhos. 
      Essas atitudes contribuem que os filhos se tornem impulsivos, agressivos e incapazes de enfrentar situações próprias da sua idade e essas crianças dificilmente se adaptam à vida em sociedade e se tornam crianças tristes, pouco cordiais, que fogem das situações de convivência.

     Atitudes que favorecem aos filhos
  • Bom convívio familiar.
  • Relações harmônicas e satisfatórias entre pais e filhos.
  • Amor, compreensão e carinho com os filhos.
      Tanto o pai como a mãe são responsáveis pela família.

      Algumas décadas atrás as idéias que passavam pela frente dos filhos eram mais controladas como: na família, na escola e com os amigos.Hoje, as idéias que podem chegar, tem outros meios para fazê-lo como: a televisão, os filmes e os anúncios.
      Hoje em dia a influência externa é mais forte. Os pais ficam mais tempo fora de casa devido as necessidades familiar e com isso controlam menos essas influências. O tempo que estão com os filhos deve ser bem proveitoso, havendo dialogo, carinho, atenção e bons conselhos, educando assim para o futuro, e isso exige dos pais preparação e saber o que convém fazer em cada idade e em cada momento dos seus filhos.

       
        RESPEITANDO CADA FASE DA CRIANÇA
      
      Desde que nascemos, estamos sempre aprendendo. A cada dia, uma novidade. Ao ajudar as crianças, lembre-se de que é preciso respeitar a fase de aprendizado delas, para não exigir demais nem de menos.


      CONVERSE E BRINQUE COM ELAS

      Pais arrumem tempo para seus filhos. 
     Conversar, brincar, fazer coisas do dia a dia junto com as crianças são formas de demonstrar atenção e carinho. Isso pode ajudá-las a se sentirem mais seguras e a aprenderem mais e melhor. Responda às suas perguntas, ouça suas histórias, conte casos da família. Conversem muito sobre o seu trabalho, sobre coisas que aconteceram durante o dia, que viram na TV ou outros tantos assuntos. Ensine-lhes canções, poemas ou brincadeiras que você aprendeu em sua infância.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/dificuldades-e-atitudes-dos-pais.html

* REPENSANDO A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA VIDA DE SEUS FILHOS

* REPENSANDO A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA VIDA DE SEUS FILHOS

          Com o passar dos anos vem acontecendo modificações revolucionários na vida do ser humano. 

          Avanços tecnológicos que resultaram em maior conforto e possibilitaram o acesso entre os lugares, através de meios de transporte e comunicação.

          Na vida profissional onde existiam apenas homens, hoje se encontram mulheres disputando e executando diversas atividades.
          Sabemos sobre a importãncia das mães na criação dos filhos nos primeiros anos de vida, período que ocorre a estruturação da personalidade infantil. Também é essencial o papel do pai, com seu amor e a inserção dos limites. Vários aspectos são construidos na fase da criança, tais como as relações afetivas e o processo de educação são importantes na vida adulta da criança., sem eles torna-se precária a formação.

          Com o convívio familiar é possível se construir uma boa formação de afetos e educação, que servirão para o resto da vida.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/repensando-importancia-dos-pais-na-vida.html

* IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA VIDA DE SEUS FILHOS

* IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA VIDA DE SEUS FILHOS

           Os pais tem grande importância na vida dos filhos, sendo que com eles é que se constrói o seu caráter e sua personalidade.

          O pai tradicionalmente, é a figura que representa a lei, que impõe o respeito, que dita as ordens, que disciplina os filhos. Na nossa cultura, ainda cabe a mulher a convivência maior com os filhos e, por ela ser movida mais pela emoção do que pela razão.
          Ao pai não cabe apenas o papel de fazer cumprir as regras, de fazer prevalecer o que é o certo; a ele cabe também o papel de mostrar ao filho o mundo como ele é, sem "moleza", tal como a mãe costuma fazer.

          Os filhos só chegam ser pessoas sociáveis e capacitadas para a vida dependendo das experiências e exemplos que tiveram em casa com os pais.

          Numa família onde todos se querem bem  e se respeitam, a educação torna-se mais fácil.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/importancia-dos-pais-na-vida-de-seus.html

Ideias de mural para o dia das mães.



http://tiadanyeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2017/04/ideias-de-mural-para-o-dia-das-maes.html

Convite ou cartão para o dia das mães!



http://tiadanyeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2017/04/convite-ou-cartao-para-o-dia-das-maes.html

Mais idéias de murais para o dia das mães! --- Feito com as ultrassonografias dos alunos. Fica lindo!

Mais idéias de murais para o dia das mães! --- Feito com as ultrassonografias dos alunos. Fica lindo!






Feito com figuras pesquisadas pelas crianças!



http://tiadanyeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/08/ideias-de-mural-para-o-dia-das-maes.html

Como montar um projeto!

Como montar um projeto!


Como montar um projeto
Montar um projeto não é um bicho-de-sete-cabeças, mas requer um bom planejamento e muita pesquisa. Geralmente, ele é discutido e planejado entre coordenadores e professores, e cada professor faz adaptações para adequá-lo a seus alunos e às suas necessidades. Apresentamos a seguir algumas dicas para ajudar você a montar um projeto.

Bom trabalho!

Escolha o tema

Que assunto abordar?
Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar, por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer... Uma boa forma de escolher um tema é conversar com seus alunos. Como eles são os maiores interessados, por que não propor uma votação? Você pode até se surpreender com o resultado.

Estabeleça o objetivo (ou os objetivos)

Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os participantes desse projeto) aprendessem com ele?".

Pesquise

Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.) e certifique-se de que seus alunos poderão encontrar material suficiente na biblioteca da escola (é um dos primeiros lugares em que vão pesquisar). Caso sua escola não tenha uma, verifique qual a mais próxima e peça ajuda à comunidade, solicitando empréstimo de livros, jornais, revistas, etc. A Internet também pode ser uma boa aliada nesse momento.

Planeje o projeto

Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que disciplinas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?

As respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar idéias com os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um cronograma para ajudar a turma a não se dispersar. Na hora de formalizar o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo.


Tema
  • Série a que se destina
  • Duração
  • Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)
  • Objetivos
  • Conteúdos trabalhados (cite que disciplinas e assuntos serão abordados)
  • Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)
  • Material necessário (relacione que recursos serão necessários)
  • Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)
Sensibilize seus alunos

Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles absolutamente não gostarem. Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a idéia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.
Você pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que virá...

Mostre os resultados

À medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível, organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim, eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos (computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos.

Avalie o projeto com a turma

Organize um painel em que a classe possa expor o que mais a agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? E os pais, têm algo a dizer? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.


Verbos adequados à formulação de objetivos
IDENTIFICAÇÃO
DESCRIÇÃO
COMPARAÇÃO
Identificar
Descrever
Comparar
Reconhecer
Caracterizar
Diferenciar
Denominar
Expor
Contrastar
Apontar
Narrar
Relacionar
Indicar
Traçar
Confrontar
Designar
Contar
Igualar
Intitular
Listar
Discernir
Mostrar
Relatar
Separar
Rotular
Imitar
Nivelar
Assinalar
Apresentar
Discriminar
Mencionar
Enumerar
Ligar
Evocar

Excluir/incluir
Determinar

Traçar paralelo
Refletir/citar


CLASSIFICAÇÃO
CONCLUSÃO
APLICAÇÃO
Classificar
Concluir
Aplicar
Escolher
Deduzir
Empregar
Ordenar
Decidir
Utilizar
Numerar
Justificar
Construir
Separar
Resumir
Praticar
Selecionar
Criticar/julgar
Efetuar
Distinguir
Analisar
Executar
Agrupar/reagrupar
Apreciar
Efetivar
Categorizar
Examinar
Criar
Colecionar
Conceituar
Elaborar
Dividir
Definir
Confeccionar
Subdividir
Generalizar
Explicar
Qualificar

Inventar

http://tiadanyeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/08/como-montar-um-projeto-montar-um.html