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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

País terá nove feriados nacionais obrigatórios em 2015. Portaria do Ministério do Planejamento proíbe que órgãos públicos federais antecipem ou posterguem dias de ponto facultativo

Portaria do Ministério do Planejamento proíbe que órgãos públicos federais antecipem ou posterguem dias de ponto facultativo


Dos nove dias de feriados nacionais definidos nesta quarta-feira, pelo Ministério do Planejamento para 2015, três serão em sextas-feiras (3 de abril, 1º de maio e 25 de dezembro), outros três em segundas-feiras (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro), um na terça-feira (21 de abril – e outro em um domingo, 15 de novembro). Já o primeiro feriado do ano, no dia 1º de janeiro, foi na quinta-feira.

Conforme portaria publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União, serão considerados pontos facultativos outros sete dias: 16, 17 e 18 de fevereiro (Carnaval) – sendo que na quarta-feira de Cinza o ponto facultativo vai até as 14h –; 4 de junho, Corpus Christi; 30 de outubro, Dia do Servidor Público; 24 de dezembro, véspera de Natal, com ponto facultativo após as 14h, e 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, com o ponto facultativo após as 14h.

As datas, de acordo com o Ministério do Planejamento, deverão ser respeitadas por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

Os órgãos públicos federais terão de respeitar os dias de feriados municipais nas cidades em que houve repartição em funcionamento. Em relação aos dias considerados de guarda dos credos e das religiões, que não foram considerados feriados nacionais nem ponto facultativo, os funcionários públicos poderão fazer a compensação do dia de folga desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa.

A portaria do Ministério do Planejamento proíbe que os órgãos públicos federais antecipem ou posterguem dias de ponto facultativo.




Correio do Povo 

Postado por Clauderio Augusto às 13:0

Aplicativo promete encontrar smartphone roubado e ainda faz selfie do ladrão. Mesmo distante, ferramenta permite uso remoto do aparelho


Mesmo distante, ferramenta permite uso remoto do aparelho


Foto: Reprodução / Youtube

Rodrigo Adams



Uma das piores sensações que existe é ser roubado. Além do prejuízo material, fica aquela sensação de impotência em saber que, provavelmente, você nunca mais terá de volta o objeto furtado. Se depender da Avast!, empresa que trabalha com sistemas anti-vírus para computadores e celulares, as chances de recuperar o smartphone roubado aumentaram. É o que promete o aplicativo Anti-Theft, diponível para o sistema Android.

O funcionamento é simples. O rastreamento pode ser feito via GPS do aparelho de forma remota. Tanto na versão gratuita, quanto na paga, o aplicativo fica totalmente invisível durante o funcionamento. Isso evita que o larápio saiba que o usuário está bancando o detetive.

Além disso, o mais importante, é possível acionar a câmera do smartphone e tirar fotos de quem está usando o aparelho. Se quiser ir mais longe, também existe a possibilidade de gravar áudios. A versão paga também permite bloquear e enviar sinais sonoros para o dispositivo. Imagine o pânico do ladrão. 




KZUKA DO CLICRBS

Metade dos homens e um terço das mulheres com mais de 70 anos são sexualmente ativos





Pesquisa realizada pela Universidade de Manchester ouviu mais de sete mil pessoas

Foto: Divulgação



A expectativa de vida no Brasil gira em torno dos 75 anos, mas, em 1900, era de 33. De lá para cá, o conceito de terceira idade mudou bastante. Há 50 anos, a ideia de aposentadoria equivalia a inaptidão para o trabalhar, mas hoje significa o início de uma fase com mais liberdade para fazer aquilo foi deixado de lado durante a fase adulta. A nova geração da terceira idade está quebrando paradigmas e isso inclui sua própria vida sexual.

Ainda que muitos médicos e familiares tentem ocultar o assunto, a sexualidade está cada vez mais presente na vida dos idosos. Carinho, carícias, beijos e abraços fazem parte da rotina daqueles que se consideram sexualmente ativos, mesmo depois dos 70.

Uma pesquisa sobre a sexualidade na velhice foi realizada pela Universidade de Manchester com mais de sete mil pessoas com mais de 70 anos. Desse total, 54% dos homens e 31% das mulheres disseram ter relações sexuais pelo menos duas vezes por mês. Diferentes pesquisas apontam que esse é o mínimo de vezes para considerar alguém na terceira idade como sexualmente ativo. O coordenador do trabalho, David Lee, conta que menos de 3% dos entrevistados se recusaram a responder perguntas diretas sobre atividades e problemas sexuais.



– Infelizmente, ainda há muitos médicos que têm dificuldade de falar sobre sexo com seus pacientes idosos. Há parentes que acham que isso é errado e, por isso, há ainda tantas mulheres que encaram a idade como o fim da “era sexual” – explica o geriatra Rubens de Fraga Júnior.

O problema é ainda maior quando os idosos precisam morar com os filhos e, por consequência, perdem a privacidade.

– A sexualidade ativa na terceira idade reforça a identidade social, a saúde e o bem-estar. Os idosos têm direito à sexualidade plena e nem sempre precisam de um parceiro para viver isso – defende o geriatra.

É comum encarar os mais velhos como assexuados, mas a nova geração de idosos encara o momento como o mais propício para aproveitar o sexo. Fraga Júnior aponta que, nessa fase, é preciso superar algumas barreiras fisiológicas, mas que quem têm uma vida sexual mais movimentada também se considera mais feliz.

– Em geral, eles param de fazer sexo por medo de se sentir ridículos, medo de se machucar e de expor seus sentimentos. Os homens têm receio quanto ao seu desempenho, eles acham que são responsáveis pelo orgasmo da mulher.

Para o geriatra, a falta de sexo é um importante indicador de doença na velhice. Por isso, é tão importante falar sobre o tema com os médicos.

Na pesquisa, doenças crônicas e autopercepção ruim do corpo e da própria saúde apareceram como impactos negativos para os homens que não tinham mais atividades sexuais. 32% das mulheres sexualmente ativas relataram dificuldades para alcançar a excitação e 27% têm problemas para alcançar o orgasmo. Outro problema que apareceu na pesquisa, 1% dos homens e 10% das mulheres que tiveram relações nos três meses anteriores à entrevista se sentiram obrigados a fazer sexo.

Mais do que o sexo, o estudo revelou também que 31% dos homens e 20% das mulheres com mais de 70 anos continuam beijando e acariciando com frequência o parceiro ou parceira e compreendem que essas ações também fazem parte da sexualidade.

Outro estudo, feito pela norte-americana General Social Surveys, aponta que sexo e felicidade andam de mãos dadas na terceira idade. 80% dos idosos que participaram dessa pesquisa apontaram a felicidade conjugal está ligada ao sexo regular.

– Quem aceita as limitações da idade e aproveita as possibilidade da fase, certamente terá um processo de envelhecimento mais pleno – comentou Fraga Júnior.




DIÁRIO CATARINENSE

Aumenta para 25 o número de mortos em queda de avião em Taiwan. Autoridades ainda buscam por 22 desaparecidos devido ao acidente nos arredores da capital taiwanesa


Autoridades ainda buscam por 22 desaparecidos devido ao acidente nos arredores da capital taiwanesa


Câmeras registraram momento da queda da aeronave

Foto: Reprodução


Aumentou para 25 o número de mortos no acidente com o bimotor da TransAsia que caiu em Taiwan, segundo fontes ouvidas pela agência de notícias AFP. Ainda há 22 desaparecidos no voo do turbo-hélice ATR-72 de fabricação franco-italiana, que tinha como destino as ilhas Kinmen e acabou caindo no rio Keelung, nos arredores de Taipé, capital taiwanesa.
As caixas pretas da aeronave já foram localizadas e encaminhadas para os responsáveis pela aviação civil no país.

DIÁRIO CATARINENSE

Atriz Odete Lara morre aos 85 anos no Rio. Artista teria sofrido um infarto na clínica de repouso onde vivia

Artista teria sofrido um infarto na clínica de repouso onde vivia


Em 1998, atriz lançou CD com poesis de Vinicius de Moraes 

Foto: Ver Descrição



Atriz conhecida das telas de televisão e do cinema, Odete Lara morreu nesta quarta-feira, aos 85 anos, no Rio. A artista teria sofrido um infarto pela manhã, em um clínica de repouso em que vivia. Nesta quinta-feira, o corpo será cremado em cerimônia da cidade fluminense de Novo Friburgo, onde morou por muito tempo em um sítio.

Em sua carreira, Odete participou de quase 40 filmes, sendo considerada a musa do Cinema Novo, participando de produções como Noite Vazia (1964), de Walter Hugo Khouri, e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha. Outro filme de destaque foi Moral em Concordata (1959), no qual atuou ao lado de outra musa da época, a gaúcha Maria Della Costa, morta em 24 de janeiro.

Na televisão, a estreia se deu em 1952, na recém-inaugurada TV Tupi, em uma versão da peça Luz de Gás, com Tônia Carrero e Paulo Autran. Sua última atuação foi na novela Pátria Minha (Rede Globo), em 1994, como Valquíria Mayrink, mulher frustrada por ter perdido a riqueza. 

Em 1975, Odete Lara publicou Eu Nua, em que contava sua história de vida. Filha de operários, sua trajetória foi marcada por tragédias: a primeira aos seis anos, quando a mãe se matou jogando-se num poço. A outra, 10 anos mais tarde, quando o pai também se suicidou, tomando soda cáustica. No livro, ela admitia ter pensado em suicídio.

Depois do lançamento, ele deixo o Rio, onde morava, e isolou-se em um sítio em Nova Friburgo, dedicando-se ao zen-budismo. Em entrevista para ZH em 2004, ela contou que não ter mais interesse em atuar como atriz:

– Acostumei-me de tal forma com a vida simples e tranquila que não me vejo mais voltando à roda-viva.

Em 2002, a cineasta Ana Maria Magalhães apontou sua lente para a carreira de Odete no filme Lara, biografia ficcional em que ela é representada pelas atrizes Maria Manoella e Christine Fernandes.​






Odete em 1969 Foto: Ivan / Agência RBS
Leia entrevista feita por ZH com Odete Lara publicada em 2004

"Ana Maria foi cuidadosa e delicada"

Em 1975, Odete Lara se desnudou no livro Eu Nua. Aí o público soube que sua história era muito mais complexa. Odete contava como a vida da filha de operários, que sonhava ser atriz, foi marcada por tragédias: a primeira aos seis anos, quando a mãe se matou jogando-se num poço. A outra, 10 anos mais tarde, quando o pai também se suicidou tomando soda cáustica. No livro, ela admitia ter pensado em suicídio.
O espanto causado pelas revelações fez com que Odete se retraísse. Deixou o Rio e foi – ainda linda aos 47 anos – morar em Friburgo. Isolada, dedicou-se ao budismo. Eu Nua, Minha Jornada Interior e Meus Passos em Busca da Paz foram relatos de uma vida incomum. Depoimentos de alguém que poderia ter mergulhado no desespero, mas se salvou. E que tem a serenidade para, aos 74 anos, ver sua vida no cinema e concluir: “Nunca contei com a fidelidade ao livro”. (Márcio Pinheiro).




ZERO HORA

Saiba por que 70% dos casos de câncer ocorrem durante a terceira idade





Mais do que o envelhecimento das células, maus hábitos como o cigarro estão entre os principais fatores de risco


Foto: Stock.Xchng / Divulgação


De todos os casos de câncer no mundo, 70% deles acontecem depois dos 60 anos. O envelhecimento celular e a diminuição da capacidade das células de se recuperar fazem com que o organismo dos idosos ser mais suscetível aos tumores.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um a cada quatro homens entre os 60 e 79 anos têm ou vão desenvolver algum tipo de câncer. O percentual de mulheres nessa faixa etária que podem sofrer com a doença é ainda mais alto: uma a cada três mulheres. Em 2030, quando, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país terá mais idosos do que crianças e jovens, a mortalidade por câncer terá crescido 45%, conforme previsão da própria ONU.

– A exposição a agentes cancerígenos é o que faz esse número ser tão alto. Só uma grande transformação no estilo de vida pode mudar esse panorama. Sol, cigarro, sedentarismo e má alimentação são os principais fatores de risco – aponta Manuela Zereu, oncologista clínica do Hospital Santa Casa de Porto Alegre.



Entre a terceira idade, os tumores malignos no pulmão, na próstata, na mama e no intestino são os mais frequentes.

– O cigarro pode influenciar no surgimento do câncer em todos esses órgãos e não apenas no pulmão – explica Manuela. Ainda assim, 90% dos casos de câncer no pulmão decorrem do tabagismo.

Para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quem tem mais de 65 anos é 11 vezes mais propenso a desenvolver uma doença cancerígena do que pessoas com idade inferior. A organização alerta para o crescimento, nessa faixa etária, de câncer de estômago, pâncreas e linfoma não-Hodgkin.



Há estudos que mostram que 40% dos tumores são passíveis de prevenção. A fórmula atividade física regular e alimentação saudável poderia diminuir consideravelmente os números de tumores malignos na terceira idade.

– Os hábitos saudáveis protegem as pessoas porque podem contribuíram para que o processe de envelhecimento celular aconteça de forma mais lenta – explica a oncologista.




ZERO HORA

Leitura: Cadernos de Desenhos





http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/2011/01/leitura-cadernos-de-desenhos.html

PENSAMENTOS LEGAI PARA TCC, PROJETOS, LIVROS, BILHETES, TC

Pensamentos legai para TCC, Projetos, Livros, BIlhetes, tc


“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".
(Jean Piaget)

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
(Paulo Freire)

”Ler não é decifrar, escrever não é copiar".
(Emilia Ferreiro)

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”.
( Carlos Drummond de Andrade )

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
(Paulo Freire)

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.
Mas no fundo isso não tem muita importância.
O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.
Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”“.
(Shakespeare)
“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender”.
(Affonso Romano de Sant’Anna)

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere
na busca, não aprendo nem ensino".
(Paulo Freire)

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".
(Jean Piaget)

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
(Guimarães Rosa)

“Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende".
(César Coll)

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
(Paulo Freire)

“Não se pode falar de educação sem amor".
(Paulo Freire)

“O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".
(Lauro de Oliveira Lima)

“A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os
seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".
(Friedrich Froebel)

“Não devemos transformar a mediocridade em valor de vida".
(Lauro de Oliveira Lima)

“Ler não é decifrar, escrever não é copiar".
(Emilia Ferreiro)

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".
( Eno T. Wanke )

"De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?”.
(Artur da Tabula)
"Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".
(Ferreira Goulart)

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Bato )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
( Anísio Teixeira )

"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".
( Carlos Drummond de Andrade )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".
( Paulo Freire )

"Nenhum ser humano é bastante perfeito para ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo".
( Gandhi )

"Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso".
( Albert Einstein )

"O coração da criança é campo favorável à semeadura do bem"

"Se uma criança vive com aceitação e amizade aprende a encontrar o amor no mundo"
"Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir!”.
( Henri Paincore )

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves ).

" Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha.”.
(Carl Rogers
)

http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/2011/01/pensamentos-legai-para-tcc-projetos.html

Planejamento Anual 2º Período

Planejamento Anual 2º Período

Linguagem Oral e Escrita

Objetivos:
1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.
2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive.
3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números.
Fevereiro
• Coordenação Visomotora
• Grafismos
• União de pontos
• Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem,
• Labirinto
• Dobraduras
• Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Março
• Percepção visual
• Identificação de partes do todo
• Descobrir diferenças
• Localizar semelhanças
• Encontros vocálicos
• Revisão das vogais - a, e, i, o u.
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Encontro de vogais
Abril
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Letras B - C - D
Maio
• Trabalhar com as consoantes
• Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas
• As letras F - G - H
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Junho/Julho
• As letras J - K - L
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Agosto
• As Letras M - N - P
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenho
Setembro
• As letras Q - R - S
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Outubro
• As letras T - V - W
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• As Letras X - Y - Z
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Nome completo
Dezembro
• Nome completo de letra cursiva
• Revisão do alfabeto e famílias silabicas
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons

Matemática

Objetivos:
1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Fevereiro
• Coordenação motora
• Numerais de 0, 1 e 2
• Grafismo
• Contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e Colagem
• Labirinto
Março
• Discriminação Visual
• Números 3, 4 e 5
• Forma e cor
• Igual/Diferente
• Camuflagem
• Complementação de figuras
• Detalhes de cena
• Relações e afinidades
Abril
• Orientação temporal
• Antes/depois
• Ontem/hoje/amanhã
• Dia/noite
Maio
• Orientação espacial
• atrás/na frente/no meio/entre
• aberto/fechado
• de frente/de costas
• em cima/embaixo
• em pé/deitado/sentado
• mais longe/mais perto
• mesma posição/posição diferente
• Números 6, 7, 8, 9 e 10
Junho/Julho
• Noções de geometria
• Linhas abertas e fechadas
• Números 11 e 12.
• Mesma forma
• Triângulo - Quadrado - Círculo
Agosto
• Relações de dimensão
• curto/comprido
• grande/pequeno/mesmo tamanho
• grosso/fino
• mais alto/mais baixo
• Revisão dos números de 0 a 12.
Setembro
• Seqüência e seriação - números
• Relações de massa e volume
• cheio/vazio
• leve/pesado
• Ontem/hoje/amanhã (revisar)
Outubro
• Relações de quantidade
• Mais/menos/ muito/pouco/nenhum
• Números 13, 14 e 15.
Novembro
• Noções de adição/subtração
• Noções de conjunto
• Números 15, 16, 17, 18, 19 e 20
• Par/ímpar
Dezembro
• Revisão de toda a matéria
Natureza e Sociedade

Objetivos:
1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;
3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).
FEVEREIRO
Carnaval.
A origem do nome.
Endereço e Telefone
Descendência familiar.
MARÇO
O bairro e a origem da Escola.
ABRIL
Os tipos de casa e as localizações.
Quais os tipos de habitantes.
Dia do Índio e Descobrimento do Brasil
Páscoa
MAIO
As profissões.
O trabalho.
Dia das mães.
JUNHO/JULHO
Cidades e Regiões
Festa Junina
AGOSTO
Folclore
Dia dos Pais
SETEMBRO
Os meios de Transporte e o Trânsito.
Dia da Árvore
Primavera
OUTUBRO
Animais em extinção.
Dia das Crianças
NOVEMBRO
Proclamação da República e Dia da Bandeira
Meios de Comunicação
DEZEMBRO
Natal

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Planejamento Anual - Jardim I


Planejamento Anual
Objetivos Gerais
• Desenvolver a atenção;
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico;
• Posicionar – se de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas feitas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade.
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Familiarizar – se com a imagem do próprio corpo;
• Desenvolver noções de cidadania;
• Ampliar a maneira de ver as coisas;
• Estimular as percepções sensoriais.

Conteúdos
Língua Portuguesa

• Atividades:
- Coordenação motora
- Orientação espacial
- Análise e síntese
- Percepção auditiva
- Comunicação
• As vogais
• Revisando as vogais
• Juntando as vogais
• Vamos brincar

Matemática

• Labirinto
• Cores
- Vermelho
- Amarelo
- Azul
- Verde
• Seqüência lógica
• Completando figuras
• Conceitos básicos : igual e diferente
• Quantidade
- Muito – pouco
- Mais – menos
- Mesma quantidade
• Tamanho
- Grande – pequeno
- Maior – menor
- Alto – baixo
- Comprido – curto
• Espessura
- Grosso – fino
- Largo – estreito
• Posição
- Longe – perto
- Em cima em baixo
- Dentro – fora
- Aberto – fechado
• Medidas
- Leve – pesado
- Cheio – vazio
• Geometria
- Curvas fechadas
- Curvas abertas
- Circulo
- Quadrado
- Triangulo
• Os numerais
- 0 a 9
- Revisão
• Vamos brincar

Natureza
• Nosso corpo
• Órgãos dos sentidos
• Hábitos de higiene
• Os animais
• As plantas
• O dia e a noite
• O Sol e a chuva
• Vamos brincar

Sociedade 
• A criança
• A família
• A casa
• A escola
• A comunidade
• Meios de transporte
• Meios de comunicação
• As profissões
• Datas comemorativas
• Vamos brincar

Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:
• Bingos
• Dialogo
• Álbum de fotos
• Livro didático
• Cartazes
• Passeios
• Desfiles e apresentações
• Materiais concretos
• Semáforos –jornais
• Desenhos livres – cantinho da leitura
• Teatro – desenhos literários
• Fantoches – quadro e giz
• Dedoches – tarefas xerocopiadas
• Recorte – colagens – exposições
• Filmes – musicas – poesias
• Historias
• Dramatizações
• Dinâmicas diversas
• Jogos – brincadeiras
• Pintura a dedo

Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.

Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:
• Participação
• Disciplina
• Atenção
• Coordenação visual e motora
• Cooperação
• Justiça
• Interesse
• Desenvolvimento da aprendizagem
• Higiene
• Raciocínio lógico

http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/2011/01/planejamento-anual-jardim-i.html

PLANO DE ENSINO Turma: Jardim II ( PERÍODO INTEGRAL



Galera...os planejamentos abaixo recebi pelo Andreia Dedeana,
então todos os créditos são das meninas que os montaram!!
Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico:
• . Linguagem oral
• . Linguagem escrita
-Artes:
• Expressão plástica
• Expressão corporal
• Música
- Matemática
- Conhecimento de Mundo:
• . Ciências naturais
• . Ciências sociais

Objetivos:

- Conhecimento Lingüístico:

• Saber usar a língua como veículo de comunicação;
• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;
• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;
• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;
• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;
• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

- Estratégias:

• Roda da conversa;
• Utilização de crachá;
• Alfabeto móvel;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);
• Leitura compartilhada;
• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);
• Pesquisa, recorte e colagem.

Objetivos:

- Matemática:

• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;
• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;
• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;
• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).

Estratégias:

• Exploração do calendário;
• Bingo de números e quantidades;
• Uso de material concreto para contagem;
• Atividades mimiografadas;
• Jogos diversos;
• Brincadeiras;
• Pesquisas, recorte e colagem.

Objetivos:

- Artes:

• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;
• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;
• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
• Conhecer e ordenar seus movimentos;

Estratégias:

• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;
• Ouvir as músicas para apreciação;
• Cantar vivenciando os movimentos da música;
• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.

Objetivos: 

- Conhecimento de Mundo:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Estratégias:

• Roda da conversa;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Atividades que envolvam a observação;
• Levantamento dos conhecimentos prévios;
• Uso de músicas e filmes sobre o tema;
• Pesquisas, recortes e colagens.


Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo: 

1. Artes:

• 1º semestre – Tarsila do Amaral.
• 2º semestre – Romero Brito.

2. Eca:

• Mês de outubro.

3. Movpaz:
• Todo o ano letivo.

Fevereiro
Tema: Identidade – Família – Valores

Justificativa:
Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;
• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;
• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• Interações através da linguagem;
• descrição de cenas em família;
• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.

. Linguagem escrita:
• desenho da criança, familiares.
• reconhecimento e escrita do nome;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• massa de modelar;
• giz de cera;
• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;
• recorte com a mão e tesoura;
• uso correto da cola;
• colagem de papel picado.

. Expressão corporal e musical:
• movimento do corpo com uso de música;
• brincadeiras sobre valores;
• músicas envolvendo o nome das crianças.

Matemática:
• número de irmãos;
• relações de parentesco;
• seriação (tamanho, idade);
• classificação (objetos de uso da família);
• exploração de conhecimento do corpo;
• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;
• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);
• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);
• figura geométrica (quadrado);
• cores primárias;
• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.

Conhecimento de Mundo:
. Ciências naturais:
• ser humano;
• conhecimento das etapas da vida;
• conhecimento das partes do corpo;
• exploração dos órgãos dos sentidos;
• necessidades do homem (água, alimento, ar);
• higiene do corpo.

Ciências naturais:
• conhecimento das verduras, legumes, frutas;
• como consumi-los;
• como são preparados;
• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).


. Ciências sociais:
• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):
• quem produz;
• onde vende.
• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);
• as diferentes profissões;
• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);
• ser generoso (Projeto Movpaz).

Junho/2009
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural

Justificativa:
Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.

Objetivos: específicos;
• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;
• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas típicas;
• lendas;
• origem da quadrilha;
• fogos de artifício, balão, bombinha;
• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);
• a origem da festa junina (folclore).

. Linguagem escrita:
• pesquisa de comidas típicas;
• convites;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.



. Expressão plástica:
• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).
• quebra cabeça;
• construção de dobraduras juninas;
• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);
• confecção de bandeirinhas.

. Expressão corporal e musical:
• danças juninas;
• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;
• cantar músicas folclóricas com gestos.

Matemática:
• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),
doces, etc);
• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;
• sequenciação de formatos de bandeirinhas.

. Ciências naturais:
• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);
• como é o sítio;
• como é a cidade.

. Ciências sociais:
• a importância do trabalho agrícola;
• a interdependência da zona urbana e rural;
• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).

Julho/2009
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores

Justificativa:
Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.

Objetivos: específicos:
• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário;
• conversas sobre os trabalhos;
• histórias.

. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• desenhos de histórias;
• desenho livre.

. Expressão plástica:
• recorte/colagem;
• trabalho com massinha (livre);
• pintura (livre);
• cores (mistura de cores já trabalhadas).

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;
• localizar a direção do som.

Matemática:
• números (referente aos conteúdos já trabalhados);
• jogos.

.Conhecimento natural:
• alimentos;
• higiene.

. Conhecimento social:
• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.


Agosto/2009
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água

Justificativa:
Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.
Valorizar e respeitar o pai.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;
• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;
• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;

Conteúdo;

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral;
• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);
• histórias;
• lendas;
• pesquisa e música para o Papai.

. Linguagem escrita:
• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;
• desenho (Piracicaba – folclore);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• dobraduras;
• pintura – lembrança para o Papai;
• modelagem;
• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras folclóricas;
• executar movimentos simples de braços imitando o professor;
• músicas populares e comemorativas.

Matemática:
• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;
• nossa cidade ontem e hoje.

.Conhecimento natural:
• Rio Piracicaba – água;
• importância da água no meio ambiente;
• peixes;
• lixo.

. Conhecimento social:
• Rio Piracicaba – ontem e hoje;
• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;
• importância da água na vida das pessoas;
• como preservar o rio;
• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).

Setembro/2009
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano

Justificativa:
Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.

Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• música;
• histórias;
• pesquisa.

. Linguagem escrita:
• desenho;
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• colagem de galhos;
• confecção de dobraduras;
• pintura com esponja.

. Expressão corporal e musical:
• dramatização das estações do ano;
• escutar músicas clássicas.

Matemática:
• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);
• classificação (folhas, sementes);
• percepção da forma como atributo dos objetos;
• seqüências (trabalhar com sementes);
• comparação de quantidades;
• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).

.Conhecimento natural:
• clima (em cada estação);
• dia e noite;
• partes da planta;
• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).

. Conhecimento social:
• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);
• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).

Outubro/2009
Tema: Criança – animais

Justificativa:
Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;
• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral.
• músicas diversas;
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• desenho (montagem de cartaz);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);
• construção (brinquedos);
• pintura com giz molhado;
• dobraduras de animais.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);
• representação (teatro, música).

Matemática:
• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);
• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).

.Conhecimento natural:
• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.

. Conhecimento social:
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)
Novembro/2009
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito

Justificativa:

Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.

.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;
• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.

. Expressão plástica:
• pinturas;
• montagem (semáforo);
• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);
• massa de modelar;
• Construção de painel sobre diversidade cultural.


. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras;
• dramatização (sinais de trânsito);
• participação de jogos cantados.

Matemática:
• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);
• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);
• idéia de quantidade;
• idéia de juntar e tirar quantidades.


.Conhecimento natural:
• importância da boa convivência com pessoas diferentes;
• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).


. Conhecimento social:
• as ruas, avenidas, pistas (utilização);
• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;
• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).

Dezembro/2009
Tema: Natal (paz, amor, respeito).

Justificativa:
Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.

Objetivos: específicos:
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas natalinas e hino;
• histórias;
• conversas.

. Linguagem escrita:
• desenho (cartão);
• produção de livros;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

. Expressão plástica:
• confecção de cartões;
• pinturas;
• montagem de árvore de natal;
• dobraduras;
• construção de painel com tema Movpaz.

. Expressão corporal e musical:
• dança;
• representação;
• brincadeiras.

Matemática:
• seqüências numéricas (bolas coloridas);
• cores (enfeites).

.Conhecimento natural;
• alimentação (festa natalina);
• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.

. Conhecimento social:
• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;
• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.


OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.
OBS2: O planejamento é flexível.

AVALIAÇÃO

Objetivos:

A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.

http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/2011/01/plano-de-ensino-turma-jardim-ii-periodo.html