IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 9 de setembro de 2017

Produção Artística das Crianças

Produção Artística das Crianças

Produção Artística das Crianças
Artigo de Ivanise Meyer
~~~~~~~~~~~~~~~~
As crianças se expressam das mais variadas formas, uma dessas é utilizando as linguagens artísticas.
Na creche e na escola podemos aproveitar vários momentos, para ampliar a criatividade da criança, não apenas oferecendo materiais, mas propondo a sua utilização.
Uma "técnica" de artes só tem sentido quando a criança consegue expressar seu pensamento e suas emoções. Precisa fazer sentido para ela, não apenas "ser bonito" para alguém.
Sempre que uma criança me pergunta se o que faz está "bonito", eu devolvo:
- Você acha que está bonito?
Minha intenção é que a criança valorize sua produção, que deve ser respeitada pelos adultos e pelas outras crianças.
Critérios de julgamento do tipo "feio" ou "bonito" de nada ajudam, pois a linguagem artística é subjetiva.
Pode-se conversar com as crianças sobre como fazer (técnica) e os cuidados com os materiais (como lidar com tintas, lápis, pincéis, etc). Os resultados das produções dependerão do envolvimento de cada criança.
Acredito que não se produz a partir do "vazio"... Antes de propor uma produção artística podemos ler uma história, cantar uma música, fazer uma brincadeira, apreciar produções de artistas conhecidos, assistir um programa sobre o tema a ser trabalhado, entre outras sugestões.
Assim "nutrida", a imaginação e a criatividade se expressam mais facilmente através das linguagens artísticas.
 Todos esses momentos devem ser planejados pelo professor, prevendo quais materiais irá precisar com antecedência, selecionados de acordo com a faixa etária, observando as fases que as crianças estão na construção do conhecimento sobre o uso destes materiais.
O mesmo material pode ser utilizado mais de uma vez, pois a cada vez a criança vai modificando, criando e inventando novas formas de utilização.
Variar os materiais amplia as experiências infantis nas produções artísticas.
A produção artística pode estar ligada ao tema trabalhado em uma história, brincadeira, jogo, música, vídeo, ou assunto estudado, fazendo parte do cotidiano, não apenas como "técnica", mas como expressão da linguagem artística.
A criança aprende os procedimentos para desenhar, pintar, modelar, construir, recortar e colar, utilizando-os para criar.

Deixo a seguir algumas sugestões em desenho, pintura, modelagem e colagem.
♥ Desenho e Pintura ♥
Meios secos: lápis cera, lápis de cor, giz e carvão.

Meios aquosos: anilina, guache, cola colorida, tinta para pintura a dedo, aquarela e caneta hidrocor.

Suportes para o Desenho:

- Na areia: uma caixa com areia. A criança desenha com os dedos. Permite várias possibilidades. Já usei uma embalagem de pizza como caixa de areia e deixei conchas para que fizessem a composição de desenhos. Ficaram lindos!
- No quadro-de-giz: usar giz branco e colorido e apagador.
- No chão: pode utilizar giz ou carvão. O giz é mais fácil de tirar, pois a própria água da chuva "lava" o chão.
- Em papéis: variar o tamanho do papel, além do A4 e do A3 (aquela folha dupla), pode-se utilizar variados tipos e tamanhos, formas (papel cortado em forma de círculo, quadrado, etc). Além do papel branco, temos os coloridos, craft, cartolina, glacê, camurça, papel jornal, papel de seda, vegetal, pardo, quarenta quilos, celofane, crepom, lixa de madeira, emborrachado (EVA), tecido não tecido (TNT), papel reciclado. São muitas as possibilidades de desenho em papel!
- Em paredes: pode-se ter uma parede azulejada para pintura com guache que possa ser lavada após a apreciação e reutilizada.
- Uma mesa ou bacia (retangular e baixa) para pintura a dedo.
- Suportes tridimensionais: desenhos em caixas, tubos de papelão, embalagens, etc.
♥ Modelagem ♥
Materiais: massinha (plastilina ou de amido), argila, areia molhada (caixa de areia).
Pode-se oferecer rolinhos de madeira, palitos (de picolé), moldes.
♥ Colagem ♥
Os suportes para a colagem de materiais podem ser variados como papéis e caixas, para composições individuais ou coletivas. Um mosaico pode ser uma proposta para toda a turma participar.
Os materiais a serem colados podem ser: sementes, folhas e flores secas, barbante, lã, areia, serragem, algodão, retalhos de EVA, fita metalóide (pedaços cortados), retalhos de tecidos, restos de papel de presente, formas geométricas já cortadas. O papel crepom é maleável, fácil de dar forma usando as mãos.
Eu tenho uma caixa com divisórias para pequenos pedaços de papel colorido (sobras) que as crianças utilizam nas colagens.
Há dois materiais para colagem que gosto muito: confete e serpentina (podem ser adquiridos em lojas na época do Carnaval).
Muitas "sucatas" podem ser aproveitadas nas colagens.
▼▼▼
É importante supervisionar o uso da cola e da tesoura (sem ponta).
Para evitar acidentes,
 nunca se afaste da sala quando as crianças estão usando estes materiais.
Antes de utilizar a tesoura a criança precisa adquirir habilidade para isso,
senão o uso torna-se perigoso.
A criança não aprende a manusear os materiais sozinha,
precisa aprender como utilizar sem se machucar,
ou algum colega. Quem ensina como manusear é o professor.
▲▲▲
Como apresentar as produções?
Mural da Turma do Coração (desenho em lixa)
A apresentação de um trabalho é tudo! Ela vai valorizar as produções das crianças.
Observe o mural acima, se tivesse grampeado os desenhos sem o fundo vermelho eles não teriam a mesma graça...
Essa é a "nossa parte" no trabalho das crianças, ou seja, como tornar os trabalhos valorizados para elas e os adultos que os observam. Colocar uma moldura, arrumar em um cartaz ou mural, fazer uma coletânea com capa (encadenar usando grampeador ou espiral), expor suas modelagens em uma mesa decorada, são formas de apresentação das produções artísticas.
Organize com elas uma exposição de trabalhos, convide os pais, é uma experiência maravilhosa!
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2010/10/producao-artistica-das-criancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário