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sábado, 24 de setembro de 2016

OS ESTATUTOS DO HOMEM...

OS ESTATUTOS DO HOMEM
THIAGO DE  MELLO

Para a postagem de número 500, um poema cuja autoria é de Thiago de Mello, oportunidade de explorar questões subjetivas e de trabalhar valores humanos.



Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)

Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade.
agora vale a vida,
e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.


Artigo II
Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III

Fica decretado que a partir deste instante,
 haverá girassóis em todas as janelas, 
que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra
 e que as janelas devem permanecer o dia inteiro
 abertas para o verde onde cresce a esperança;

Artigo IV
Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais
duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único:
O homem confiará no homem
como um menino confia em outro menino.

Artigo V


Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira,
 nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio
 nem armadura de palavras, 
o homem se sentará a mesa com seu olhar limpo 
porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

Artigo VI


Fica estabelecida durante dez séculos 
a prática sonhada por Isaías
 que o lobo e o cordeiro pastarão juntos 
e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora;

Artigo VII
Por decreto irrevogável fica estabelecido
o reinado permanente da justiça e da claridade,
e a alegria será uma bandeira generosa
para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII


Fica decretado que a maior dor sempre foi e será
 sempre não poder dar-se amor 
a quem se ama e saber que é a água
 que dá a planta o milagre da flor;

Artigo IX

Fica permitido que o pão de cada dia
 que é do homem o sinal de seu suor,
 mas que sobretudo tenha sempre
 o quente sabor da ternura;


Artigo X
Fica permitido a qualquer pessoa,
qualquer hora da vida,
uso do traje branco.

Artigo XI
Fica decretado, por definição,
que o homem é um animal que ama
e que por isso é belo,
muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII
Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela.

Parágrafo único:
Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor.

Artigo XIII
Fica decretado que o dinheiro
não poderá nunca mais comprar
o sol das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú do medo,
o dinheiro se transformará em uma espada fraternal
para defender o direito de cantar
e a festa do dia que chegou.

Artigo Final.
Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem.

(Thiago de Mello. Os estatutos do homem. São Paulo, Vergara & Riba, 2001.)


A - Leis, como nós as conhecemos, são aquelas que regulam os direitos e obrigações dos indivíduos. Em sua opinião, como seria o mundo se essas leis expressas no poema fossem realmente cumpridas?

B - Os versos presentes no artigo X nos chamam a atenção para um grande problema que aflige a sociedade: a violência. Assim, considerando que “uso do traje branco” representa, sobretudo, o culto pela paz, por que você acha que ela está sendo tão difícil de ser conquistada nos dias atuais?

C - “Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal”.
Esses versos nos fazem lembrar a ganância, o consumismo exagerado que toma conta da vida de muitas pessoas. Assim, enquanto tantos possuem muito, outros têm muito pouco ou quase nada. Qual a sua opinião sobre a desigualdade social?

D - Considerando que tenha prestado bastante atenção ao que o poeta quis nos dizer, você, assim como ele, gostaria que essas leis fossem realmente cumpridas? Por quê?

FONTE:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interpretacao-textual-questoes-subjetivas.htm