IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sinais de que a primavera está chegando mais cedo a Santa Catarina


Dias mais quentes alteram floração das plantas, mudam o ciclo de reprodução de insetos e comprometem a agricultura caso as temperaturas se prolonguem. 

As altas temperaturas estão mudando a cara do inverno. Na metade da estação, já é possível perceber a floração de árvores que desabrochariam apenas no início da primavera, como é o caso dos ipês. Fora o impacto na vegetação, se o fenômeno se prolongar, tende a deixar marcas também na agricultura. 

O veranico das últimas semanas é causado por um bloqueio atmosférico que impede a entrada de frentes frias e de massas de ar polar na Região Sul. Neste ano a atuação do El Niño – fenômeno que ocorre devido ao aquecimento das águas do Pacífico – aumenta as temperaturas e a precipitação de chuva, que está prevista para voltar com força em setembro. 

O calor fora de época também gera riscos à agropecuária, à agricultura e principalmente a culturas frutíferas e pastagens. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Airton Spies, o calor pode afetar a safra do trigo porque acelera o crescimento da planta causando o perfilhamento – que são espaços vazios nos ramos. 

– As altas temperaturas para o inverno podem trazer dois problemas sérios, como a quebra de dormência das plantas e o aceleramento do seu metabolismo, fazendo com que a floração ocorra antes – explica o engenheiro agrônomo da Epagri/Ciram, Angelo Mendes Massignam. 


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário