IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 13 de março de 2015

Pais e professores – uma parceria produtiva!



Algo muito importante na escola, que nem sempre é aproveitado como se deve, é a parceria entre os pais e os professores/escola.

Quando digo parceria, penso no objetivo final de nosso trabalho como educadores, que é o bom desenvolvimento do aluno.

Em todos os anos que lecionei, algo interessante que notava em relatórios ou fichas preenchidas pelos pais é que sempre colocavam no item “o que você espera da escola?” algo do tipo “que meu filho aprenda” ou “que dê uma boa educação”.

Notava, no entanto, que essas respostas eram muito generalizadas. Isso seria o mínimo a se esperar de uma escola!

Ao perceber o quanto os pais não tinham um parâmetro sobre o que exatamente pedir ou sugerir ou até mesmo esperar da aprendizagem de seus filhos, acabei criando um sistema aberto – que era meu blog antigo – no qual colocava textos que fossem interessantes a eles, de fácil acesso e que pudessem se comunicar.

Uma segunda opção foi criar um e-mail somente para os pais de meus alunos. Aliás, essa é uma via de comunicação extremamente interessante para nós, professores. Somos nós que temos contato direto com os alunos e os pais são os maiores interessados no que acontece com os “pequenos”.

Não pense, porém, que esse e-mail era aberto todos os dias! Essa é uma observação importante! Deixava sempre claro aos pais, na reunião, que poderiam usar o e-mail, mas eu iria vê-lo somente no dia de meu HTPC. Como tinha um horário de 1 hora dedicado ao planejamento/ atendimento, usava para checar esse e-mail, em especial. Era importante salientar que essa caixa de e-mail era parte de meu trabalho e eu tinha um horário específico para abri-lo. Desta forma, fazia meu trabalho e conseguia evitar muitas dúvidas que poderiam ter sido trazidas desnecessariamente à escola ou à coordenação.

A comunicação com os pais é primordial para a aprendizagem do aluno. É importante que eles saibam exatamente o que os filhos precisam para avançar. Costumava pedir que ajudassem de alguma forma: lendo livros para os filhos, indicando alguma dificuldade específica para treinar ou orientando sobre algo que poderiam fazer.

Se não se sente à vontade para essa comunicação virtual, aproveite bem suas reuniões de pais, marque reuniões individuais para casos mais pontuais! Será algo muito gratificante para os pais e, ao aproveitar bem esses momentos, garanto que terá bons resultados em sala de aula!

Certamente os pais sempre foram de grande ajuda para o sucesso de minhas turmas e recomendo fortemente que os tenhamos como aliados no processo de aprendizagem.

Minha dica do dia é: crie o máximo de vínculo que conseguir com os pais de seus alunos, demonstre sua confiança sempre, utilize sabiamente a reunião de pais para criar elos com aqueles que serão seus parceiros durante o ano! Enfim… quanto maior a comunicação, melhor o processo de aprendizagem e o relacionamento pais/professores.

https://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2015/02/06/pais-e-professores-uma-parceria-produtiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário