IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 13 de março de 2015

5 dicas ‘espertas’ para usar na aula! Como usar o dicionário!



Todo professor gosta de novas ideias para a sala de aula, ainda mais quando ajuda ele a se organizar mais! Confira as dicas abaixo, com ideias para você usar na sua sala de aula!
Vai trabalhar com grupos de alunos? Use pulseiras coloridas! Organiza os alunos e fica mais fácil para você identificar o grupo!

2. Encontra lições perdidas, sem nome? Use uma placa de lições “sem nome”. O próprio aluno que não encontra a lição procura por lá!

3. Vai trabalhar com tinta? Use esses copos da Starbucks para armazenar os pincéis em uso. Eles são ótimos para evitar a sujeira!

4. Gosta de ser prático? Coloque as tintas em garrafas plásticas de ketchup. Elas são fáceis de manusear e evitam sujeira!

5. Usa jogos com dados? Mantenha os dados em potes tipo ‘tupperware’. Os alunos podem chacoalhar o pote e ver os resultados dos dados sem perdê-los!


Uso do dicionário… todas as vezes em que peguei uma turma em idade (real) para trabalhar com uso do dicionário, notei o quanto os alunos não tinham conhecimento da riqueza de uma obra tão completa quanto essa.

Mas algo ainda mais interessante era notar que eles tinham uma visão totalmente diferente de mim sobre o dicionário. Eles o viam como um livro chato, que o professor praticamente obrigava a usar. Era um peso a mais na mochila, um empecilho a mais na lição, uma nova “perda de tempo” da professora.

Você pode achar que eu fui meio extrema para descrever o que os alunos sentiam sobre o dicionário, mas não! Era exatamente isso… testei minha teoria por várias e várias vezes.

Todo começo de trabalho com o dicionário era assim. O interessante é que com o tempo, os alunos mudavam completamente. Parecia que aos poucos eu tirava uma cortina de seus olhos, algo que não os deixava enxergar o quanto o dicionário era precioso. Uso após uso, além de se acostumarem, começavam a depender do dicionário.

Os alunos descobriam o quanto poderiam tirar daquele bem tão precioso da mochila. Separação de sílabas, dúvidas de gramática, conjugação de verbos, morfologia da palavra… eram tantos os benefícios, que era impossível contar todos.

Uma de minhas turmas – de 3º ano – chegava a trazer dois dicionários de casa. Os alunos não viam a hora de usar. Usavam nas lições de dicionário e usavam em outras lições também. Sabiam que os dicionários traziam diferenças gritantes, dependendo do autor, da editora, da edição. Sabiam que com o dicionário poderiam resolver facilmente várias lições, inclusive de outras matérias.

Com o dicionário, eu conseguia ajudar na interpretação de textos, no uso da gramática, no raciocínio linguístico. O uso de um dicionário implica em muitas habilidades e no entanto costuma ser usado tão pobremente pelos materiais didáticos que temos… deprimente.

As atividades de dicionário que eu aplicava nada tinham a ver com os livros didáticos. Usar o dicionário não é reescrever definições ou apenas encontrar sinônimos. É muito mais que isso.

Ao longo dos anos, desvendei atividades que levavam o aluno a notar a preciosidade do dicionário e finalmente fiz meu primeiro pacote de uso do dicionário. Primeiro, pois atividades que exploram o dicionário são infindáveis!

Aqueles alunos que não tinham descoberto a beleza do conhecimento pelo dicionário não tinham treino, não conheciam direito seus dicionários, não percebiam possibilidades.

Cabe a nós, professores, mostrar-lhes a beleza por trás do livro! Mas veja, se você não usa, fica difícil estimular o uso. Sempre usei… era meu segredo das provas. Nem mesmo os professores sabiam…Quando um aluno pede para usar o dicionário, grande parte dos professores não imagina que seja para encontrar respostas. Eles acham que é apenas para buscar palavras que a gente não sabe. Não é bem assim. Quando aluno, testei e provei esta teoria também.

Pegue o dicionário e veja o quanto ele tem a lhe oferecer. Note as abreviaturas, as separações de sílabas, as partes extras! Ele traz um mundo inteiro de conhecimento de nossa língua!

Bem, voltando ao pacote, a intenção é que seu aluno perceba a grandiosidade do dicionário. Para saber mais das atividades desse primeiro pacote, acesse o link e veja a AMOSTRA:http://www.janainaspolidorio.com/como-usar-o-dicionario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário