IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 7 de dezembro de 2014

Gideão e seus 300 homens e ATIVIDADES.


Gideão e seus 300 homens


ESTÁ vendo o que está acontecendo aqui? Todos estes são guerreiros de Israel. Os homens se abaixam para beber. O homem parado perto deles é o juiz Gideão. Ele está observando como eles bebem água.
Veja bem a maneira diferente em que os homens bebem. Alguns abaixam a cabeça até a água. Mas um tira a água com a mão, para poder ver o que está acontecendo. Isto era importante, porque Jeová disse a Gideão que devia escolher apenas os homens que vigiassem enquanto bebiam. Os outros, disse Deus, deviam ser mandados para casa. Vejamos por quê.
Os israelitas estavam novamente em apuros. É que não haviam obedecido a Jeová. O povo de Midiã passou a dominá-los e a feri-los. Por isso, os israelitas clamaram a Jeová por ajuda, e Jeová ouviu seus clamores.
Jeová mandou que Gideão reunisse um exército, e Gideão ajuntou 32.000 guerreiros. Mas, havia um exército de 135.000 homens contra Israel. Contudo, Jeová disse a Gideão: ‘Você tem homens demais.’ Por que disse isso?

Porque, se Israel ganhasse a guerra, talvez pensassem que eles mesmos a ganharam. Podiam pensar que não precisavam da ajuda de Jeová para vencer. Por isso, Jeová disse a Gideão: ‘Mande para casa os homens que tiverem medo.’ Assim, 22.000 de seus guerreiros voltaram para casa. Ele ficou só com 10.000 homens para lutar contra 135.000.

Mas, Jeová disse: ‘Ainda tem homens demais.’ Por isso, mandou que Gideão fizesse os homens beber água deste riacho, mandando então embora os que abaixassem a cabeça para beber. ‘Vou dar-lhe a vitória com os 300 que ficaram vigiando enquanto beberam’, prometeu Jeová.

Chegou a hora da luta. Gideão colocou seus 300 em três grupos. Deu a cada homem uma buzina e um jarro com uma tocha dentro dele. Lá pela meia-noite, eles se ajuntaram em volta do acampamento do inimigo. Daí, todos ao mesmo tempo, tocaram suas buzinas e quebraram seus jarros, gritando: ‘A espada de Jeová e de Gideão!’ Os soldados inimigos, despertando, ficaram confusos e com medo. Todos começaram a fugir, e os israelitas venceram a batalha.

Perguntas
Por que os israelitas estão com muitos problemas?
Por que Jeová diz a Gideão que ele tem homens demais em seu exército?
Quantos homens restam depois que Gideão manda os homens que têm medo de volta para casa?
Observe a gravura e então explique o que Jeová fez para reduzir o exército de Gideão a apenas 300 homens.
Como Gideão organiza seus 300 homens, e como Israel vence a batalha?
Perguntas adicionais

O que Gideão faz para certificar-se de qual é a vontade de Jeová?

Hoje em dia, como descobrimos qual é a vontade de Jeová? (Pro. 2:3-6; Mat. 7:7-11; 2 Tim. 3:16, 17)

O que aprendemos dos 300 homens que permaneceram alertas em contraste com os que eram descuidados? (Juí. 7:3, 6; Rom. 13:11, 12;Efé. 5:15-17)

Assim como os 300 homens aprenderam por observarem Gideão, como aprendemos por observar o Gideão Maior, Jesus Cristo? (Juí. 7:17;Mat. 11:29, 30; 28:19, 20; 1 Ped. 2:21)

Como Juízes 7:21 nos ajuda a ficar contentes de servir onde quer que sejamos designados, na organização de Jeová? (1 Cor. 4:2; 12:14-18; Tia. 4:10)

Quando surgem diferenças pessoais entre irmãos, o que aprendemos do modo como Gideão resolveu uma discussão com os efraimitas? (Pro. 15:1; Mat. 5:23, 24; Luc. 9:48)

http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/Ju%C3%ADzes/6/#v7006001

Nenhum comentário:

Postar um comentário