PROJETO
PROJETO - O PATINHO FEIO
Turma: 1° ano
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa,
dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão
das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da
linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a
criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de
maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com
o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço
a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos
da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre
professora e alunos e facilitar uma melhor integração no
ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais
e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a
realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
CD da história O Patinho feio
CD da música O Pato
VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor,
giz de cera, cartolina,...).
Sucatas diversas para confecção de fantoches
DESENVOLVIMENTO
Apresentação do livro: capa, material, título,
editora, ilustrações.
Ler a história toda e mostrar as figuras;
Apresentar a turma um patinho, onde os alunos levarão
para casa, e registrarão como foi o dia com o patinho.
Cuidar e observar o patinho diariamente na sala de aula
Dar um nome ao patinho
Ouvir o CD;
Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica
os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história
(Onde? Quando?);
Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
Assistir o filme: O Patinho feio e fazer a comparação
com a história;
Dramatização e teatro;
Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
Frases enigmáticas
Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
Confecção de um livro;
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade,
cooperação, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Poderá também gostar de:
keilcristartes.blogspot.com/2011/02/escola-estadual-dona-caetana-america-de.htmle
Um artigo do Gabriel Chalita para refletirmos sobre o valor do
respeito ao ser humano. O texto é baseado na história do Patinho Feio.
O Patinho Feio e o valor do respeito
Quem não conhece a história do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou
ao menos se comoveu com sua trajetória de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?
A riqueza da história de Hans Christian Andersen reside na capacidade
de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de amor
ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças.
Na história, como na vida real, o preconceito de cor, gênero, credo ou
classe social, prescinde de lógica e de racionalidade para se estabelecer.
Não há alegação plausível, nem por parte dos intolerantes, a capacidade
de refletir sobre a importancia do outro como peça fundamental no jogo
social. Um jogo que necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivência pacifíca entre todos,
independentemente da origem ou da história de cada um.
Seja em casa ou na escola, temos o dever de orientar nossas crianças
para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas
preconceituosas so colaboram para a degradação das relações e da
sociedade como um todo.
A mensagem de Andersen é clara: a despeito das experiências dolorosas,
temos de continuar acreditando em nós mesmos e também nos outros,
mesmo que, a princípio, pareçam tão diferentes.
Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes
belíssimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma vida
pacifíca e digna. A responsabilidade é nossa.
Diz Gabriel Chalita: Devemos estar conscientes da importância de nosso
papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes
que poderão renovar a confiança em dias melhores. Que essa consciência
seja uma realidade e um estímulo a vocês, companheiros de jornada,
colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.
(Fonte: Revista Profissão Mestre)
Postado por: Profª. Rosângela Viana
LIVRO O PATINHO FEIO
Poderá também gostar de:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Poderá também gostar de:
ATIVIDADES
FONTE
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
http://keilcristartes.blogspot.com/2011/02/escola-estadual-dona-caetana-america-de.htmle
Nenhum comentário:
Postar um comentário