Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana.
Eles viviam com os pais, seu Setúbal e Dona Brites.
E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.
Por exemplo...
Pedro pegava a bola para ir jogar futebol, lá vinha Joana.
- Eu também quero jogar!
Pedro danava:
- Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
- Ué, toda hora vejo! Tem até jogo de artista de televisão! E mesmo que não visse... Uma vez é a primeira!
- Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
- E eu estou ligando pro que os seus amigos vão dizer?
- Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficou furiosa, batia as portas, chuta o encontrasse no chão, fazia cara feia. Dona Brites ficava zangada:
- Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser delicada, boazinha...
- Boazinha? Pois sim! - , respondia Joana de maus modos.
Às vezes Pedro chegava da rua todo esfolado, chorando.
- Que é isso? - espantava-se seu Setúbal. - O que foi que aconteceu?
- Foi o Carlão! Foi o besta do Carlão! Me pegou na esquina – choramingava Pedro. Seu Setúbal ficava furioso:
- E você? O que foi que você fez? Por acaso fugiu? Filho meu não foge! Volte pra lá já e bata nele também. E vamos parar com essa choradeira! Homem não chora!
Pedrinho desapontava:
- Eu estou chorando é de raiva! È de ódio!
Joana se metia:
- Homem é assim mesmo. Quando a gente chora é porque é mole, é boba, é covarde.
Agora, homem quando chora é de ódio...
Pedro ficava furioso, queria bater na irmã.
Dona Brites entrava no meio:
– Que é isso, menino? Numa menina não se bate nem com uma flor...
Pedro ia embora pisando duro...
- Só com um pedaço de pau...
E as brigas se repetiam sempre.
Quando Joana subia na árvore para apanhar goiaba, Pedro implicava.
- Mãe, olha a Joana encarapitada na árvore. Parece um moleque.
- Moleque é o seu nariz! - gritava Joana. - Você toda hora esta em cima da árvore, por que é que eu não posso?
- Não pode porque é mulher! Por isso é que não pode. E não adianta vir com conversa mole, não! Mulher é mulher, homem é homem!
Quando Pedro botava camisa nova e se olhava no espelho, Joana já implicava:
- Olha a mulherzinha! Como está vaidoso...
Ou então, quando Pedro ficava comovido com alguma coisa, como filme triste, que tem menina sozinha, sem ninguém pra cuidar dela, Joana já começava a caçoar.
- Vai chorar, é? E agora é de ódio, é?
Mas nas outras coisas eles eram bem amigos, jogavam cartas, viam televisão juntos, iam ao cinema...
ROCHA, Ruth. Faca sem ponta, galinha sem pé. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983
ATIVIDADES
1- “ Mulher é mulher, homem é homem” é um TEXTO NARRATIVO, pois conta uma história. Complete o quadro abaixo com as informações do texto
PERSONAGENS
| |
ESPAÇO OU LOCAL
|
2- Discuta com o professor, quais são as ideias do texto?
________________________________________________________________________________
3- Você concorda com essa diferenciação entre brincadeiras de meninos e meninas? Isso acontece em seu dia a dia?
_______________________________________________________________________________
4- Marque apenas um dos parênteses:
A)m Quem conta a história?
( ) autor ( ) narrador
b) Que tipo de narrador conta esta história:
( ) Observador – aquele que apenas observa os fatos.
( ) personagem – aquele que participa dos fatos.
5- O texto apresenta o DISCURSO DIRETO ( falas diretas das personagens).
a) Retire do texto uma fala da personagem D. Brites:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Você observou que antes das falas aparece um sinal de pontuação, qual?
_______________________________________________________________________________
6- Se fossemos usar o DISCURSO INDIRETO, isto é a transmissão da fala do personagem pelo narrador, na frase que você retirou, como ficaria?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Mas nas outras coisas eles eram bem amigos: jogavam cartas, viam televisão juntos, iam ao cinema.
7- Retire do trecho:
a) As ações das personagens.
_______________________________________________________________________________
b) A palavra que indica a relação que tinham um com o outro.
________________________________________________________________________________
c) Ainda na frase acima: As ações ou VERBOS:
( ) já aconteceram – PASSADO
( ) vão acontecer – FUTURO
( ) estão acontecendo – PRESENTE
d) Como ficaria a frase no FUTURO?
8- De acordo com o texto, complete o quadro.
PERSONAGENS | QUALIDADE/CARACTERÍSTICAS OU ADJETIVOS |
PEDRO | |
JOANA | |
FILME | |
MENINA |
9- Observe o quadrinho abaixo:
PRONOME PESSOAIS DO CASO RETO
PESSOA
|
SINGULAR
|
PLURAL
|
1ª
|
EU
|
NÓS
|
2ª
|
TU
|
VÓS
|
3ª
|
ELE/ELA
|
ELES/ELAS
|
a) “Joana ficou furiosa...”
Reescreva a frase substituindo a palavra sublinhada pelo pronome correspondente:
________________________________________________________________________________
b) “E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.”
A quem se refere a palavra sublinhada.
________________________________________________________________________________
“As vezes Pedro chegava todo esfolado, chorando.”
10- Procure no dicionário, o significado da palavra sublinhanda e reescreva a frase com o sinônimo, sem prejudicar o sentido do trecho.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Foi o Carlão! Foi o besta do Carlão! Me pegou na esquina –choramingava Pedro.”
11-Se palavra grifada fosse escrita na outra linha, por não caber toda, como eu teria de separa-la?
_______________________________________________________________________________
12- PEDRINHO está no grau diminutivo e SOZINHA no grau normal. Pesquise outras palavras terminadas em INHO/INHA, no grau diminutivo e normal.
GRAU DIMINUTIVO | GRAU NORMA |
13- Observe as palavras do quadro e retire do texto outras escritas com S.
Setúbal(som S)
| Furioso (som Z) |
14- Observe as palavras do quadro e retire do texto palavras que levam acento agudo (´ ) e circunflexo ( ^ ):
Setúbal ( ´)
|
Você ( ^)
|
15- Complete a fonte do texto:
LIVRO | |
AUTOR | |
EDITORA | |
ANO |
16- Produção de texto:
Construa uma história em quadrinhos com esse texto.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário