IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 20 de abril de 2014

Português e matemática ** ATIVIDADES 2º ANO

PORTUGÊS


BOI


Boi, boi, boi
Boi da cara preta,
pega essa criança
que tem medo de careta.


Atividades:


1- Pinte a palavra boi.
2- Que cor é o boi?
3- O que a canção fala sobre o boi?
4- Do que a criança tem medo?
5- Você já ouviu essa música?
( ) sim ( ) não
6- Quando as pessoas costumam cantar músicas como essa?
7- Você conhece outras canções de ninar?
( ) sim ( ) não
8- Pinte na canção as palavras que terminam com sons parecidos.
9- Ligue as palavras que combinam:


gola mato
gato vela
fivela bola
pelo lata
barata camelo


MATEMÁTICA


1- Ditado de números;


________ ___________ _____________ _____________ 

2- Coloque os números que foram ditados em ordem crescente.
R=


3- Agora, em ordem decrescente.
R=
4- A caixa de lápis de cor de Kamilly contém 8 lápis. Ela perdeu 7. Com quantos lápis Kamilly ficou?

5- Desenhe conforme o número.
5
9
7
12
3
6- Alex tinha 5 bolinhas de gude. Ganhou mais 3. Ficou com quantas bolinhas?
7- Ana tinha 6 balas. Comeu 3 ficou com quantas balas?
8- Desenhe 1 dezena de bolas.


3º ano
PORTUGUÊS


A GALINHA


Havia uma galinha que andava cacarejar. Saiu do seu ninho. E pôs-se a cantar
co có có có ri có
cá cá cá cá ri cá


Atividades


1- O texto fala de uma_________________________
2- A galinha gostava de _________________________
3- O que rima com cantar?
4- Copie as palavras com NH.
5- Escreva outras palavras com:
nha=
nho=


MATEMÁTICA


1- Escreva o antecessor e o sucessor.
a) _______6________
b) ______70________
c) _____81______
d) ______52______
e)_______67______


2- Complete:


a) 20- |_____-____________-_____- 24-________


b) 11- ____- ______- _____ - 15


c) 35-____-____- 41-______-45
3- Mariana tem 57 reais guardados para fazer a sua festa de aniversário. Tio Olavo vai ajudar com 32 reais. Quantos reais Mariana terá para a festa?


4- Gustavo comprou uma caixa de lápis de cor por 14 reais e canetinhas por 12 reais. Quanto Gustavo Gastou no total?
5- Quanto falta a 18 para completar 2 dezenas?
6- Qual é o número que tem uma unidade a menos que 70?
7- Quanto falta a 84 para formar 9 dezenas?
8- Dados os números 3- 5- 14- 20- 52- 60
a) menores que 30=
b) maiores que 30=


4º e 5º anos


Português


O URSO E AS ABELHAS


Um urso topou com uma árvore caída que servia de deposito de mel para o enxame de abelhas. Ele começou a farejar o tronco quando uma das abelhas voltou do campo de trevos. Adivinhando o que o urso queria, deu uma picada daquelas nele e depois desapareceu no buraco do tronco.
O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco na esperança de destruir o ninho. A única coisa que conseguiu foi fazer um enxame inteiro sair atrás dele. O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou a cabeça num lago.
Moral: Mais vale suportar um só ferimento em silêncio que perder o controle e acabar todo machucado.
Heloísa Jahn


1- Responda.
a) Qual é o título da fábula?
b) O que o urso farejou no tronco da árvore caída?
c) Ele conseguiu encontrar o que queria? Por quê?
d) Por que razão a abelha picou o urso?
e) O que aconteceria se as abelhas alcançassem o urso antes que ele pulasse no lago?
2- Localize no texto as palavras: ele, dele e nele, circule. Depois faça o que se pede. Tanto ele, nele e dele são pronomes (as palavras que nós podemos usar para evitar repetições, ex: tu, você, ele, nele, dele, nós, eu, vós...)


a) Que palavras ou expressões elas estão substituindo. Ligue:


ele do urso
nele o urso
dele no urso


3- Reescreva as frases abaixo substituindo as palavras grifadas pelo sinônimo:


a) Um urso topou com uma árvore caída.


b) O urso ficou louco de raiva.


c) Ele começou a farejar o tronco.




MATEMÁTICA 4º ano


1- Escreva os números de 1.000 até 1.100 de 2 em 2.
2- Pinte na atividade anterior os seguintes números:


a) 1 unidade de milhar e 6 unidades=
b) 1100 unidades=
c) 1 unidade de milhar e 50 dezenas=
d) 1 unidade de milhar 4 dezenas e 2 unidades=


3- Uma pessoa nasceu em 1918 e faleceu com 69 anos de idade. Em que ano essa pessoa faleceu?
4- Um feirante comprou 8 centenas de laranjas, 2 centenas e meia de mangas e 670 abacaxis para vender na feira. Quantas frutas o feirante comprou?
5- Uma doceira fez 570 brigadeiros, 350 surpresas de uva e 440 olhos de sogra. Quantos doces ela fez?
6- Um teatro vendeu 275 entradas em janeiro e 708 entradas em fevereiro. Quantas entradas o teatro vendeu?
7- Um jornaleiro recebeu 760 jornais e vendeu 694. Quantos jornais não foram vendidos?
8- Calcule a soma de 347 com 169. Nessas condições:
a) Qual é o número que você obteve?
b) Qual é o antecessor e o sucessor desse número?
c) Quanto falta a esse número para atingir 1 unidade de milhar?
9- Qual é o valor relativo dos números:
a) 2780=
b) 130871=
c) 34529
10- Componha:
a) (3x1000) +(2x100) + (5 x1)=
b) (4 x 10000) + (5 x 1000) + (6 x10) + (9x1)=
c) (5 x 100000) + (7 x 10000) + (8 x 1000) + (5 x 100) + (6 x 10)=
11- Calcule:
a) o dobro de 300=
b) o triplo de 270=
c) o quádruplo de 8901=


OUTROS TEXTO PARA 4º ANO E 5º ANO


O CONTO DA MENTIRA


Todo dia Mauro inventava uma mentira. “ Mãe, a vovó tá no telefone!” A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado a morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao Pinóquio!”Mauro ria na cara dela: “ Quem tá mentindo é você! Não existe gente de madeira!”
O pai de Mauro também conversava com ele. “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará”. Mauro ficava pensativo. Mas, no dia seguinte...
Então aconteceu o que seu pai alertara. Mauro assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número de telefone da casa dele. Mauro tinha sido sorteado.
O prêmio era uma bicicleta. “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone para combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”
A mãe de Mauro fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio.
Resultado: Mauro deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Agora sem culpa e sem medo. No momento, está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
Rogério Augusto


Atividades


1- O que Mauro inventava todos os dias?
2- Escreva duas mentiras inventadas por Mauro.
3- Como a mãe tentava assusta-lo? E qual era a atitude do menino?
4- O que o pai conversava com o filho a respeito de suas mentiras?
5- Mauro se saiu bem contando mentiras?
6- Marque com um x a alternativa correta:
a) Qual o prêmio que a apresentadora de TV iria dar:
( ) casa repleta de brinquedos.
( ) bola do time preferido do Mauro.
( ) bicicleta


b) Quando Mauro cresceu, ele se tornou:
( )cantor
( )escritor
( ) contador de mentiras
7- Relacione as colunas, formando pares de substantivos coletivos.


( 1) artista ( ) canavial
(2) cebolas ( ) clientela
( 3) chaves ( ) colônia
(4) pés de cana ( ) elenco
(5) pés de café ( ) banda
(6) clientes ( ) molho
(7) músicos ( ) réstia
(8) formigas ( ) cafezal


8- Reescreva as frases abaixo no plural.
a) Macaco velho não bota a mão na cumbuca.
b) Quem não tem cão, caça com gato.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário