IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 26 de abril de 2014

Chá de folhas de mamão papaia realmente é efetivo para combater gastrites?

Fonte da imagem: adjetivador.wordpress.com

As folhas são usadas para tratar febre, pirexia (febre na faixa de 39 a 40ºC), diabetes, gonorreia, sífilis, inflamação e curativo para feridas sépticas.

A medicina herbal não testada pode ser potencialmente danosa à saúde humana. Muitas plantas usadas na medicina tradicional e na medicina popular são potencialmente tóxicas, mutagênicas e cancerígenas. 

Estudos toxicológicos de extratos de diferentes partes da C. papaya tais como sementes, fruta, raiz e folhas foram usadas em modelos animais. Toxidade aguda e crônica do fruto imaturo da C. papaya foram registradas.
O extrato de folha de mamão papaia contém alcaloides, flavonoides, glicosídeos, taninos, saponinas (fator antinutricional) e antraquinonas.


O papaia, Carica papaya L., é um membro da pequena família Caricaceae aliada à Passifloraceae. A folha de Carica papaya é usada como alimento ou como medicamento na medicina popular. É consumido como vegetal pela comunidade malaia e por nativos na Índia oriental. 

Tradicionalmente, o extrato da folha era usado como tônico para o coração, analgésico e tratamento para dor de estômago. O extrato também é conhecido por suas propriedades antioxidantes, mas não existe dados científicos sobre o efeito protetor deste extrato na gastrite.

A manifestação do estresse oxidativo se dá pela geração de radicais livres. Os radicais livres desempenham um importante papel no dano do tecido por alterar o equilíbrio oxidante-antioxidante. O balanço alterado é um risco para se desenvolver várias doenças do trato digestivo. Por isso, uma terapia eficiente no controle do balaço na úlcera gástrica é importante para minimizar os danos associados ao estresse oxidativo.
A administração oral do extrato de folhas de mamão papaia ofereceu uma proteção significante ao estômago quando comparado ao grupo controle, antes da administração de etanol.


O experimento se deu com ratos, onde foi induzido uma lesão no estômago usando o etanol (álcool). Depois foram tratados usando o extrato das folhas de papais e observados os resultados descritos abaixo.

A observação total do estômago mostrou que o extrato sozinho não causou nenhuma mudança, mas na presença do álcool, a formação de uma mucosa espessa e a elevação do pH da secreção estomacal foram observadas. Isso quer dizer que o ácido do estômago se tornou mais básico, ou seja, menos ácido do que o habitual, e a mucosa mais espessa confere maior proteção as células estomacais contra a ação corrosiva do ácido.

O índice de úlcera foi significativamente menor no grupo que foi tratado com o extrato da folha de papaia. O presente resultado mostra que uma dose única (500 mg/kg) do extrato aquoso de folha de papaia é capaz de proteger a mucosa gástrica dos ratos contra lesões hemorrágicas produzidas pelo álcool.

É possível que o extrato induziu a secreção de bicarbonato (HCO3), o que conferiu proteção ao estômago contra o álcool por neutralizar diretamente a acidez estomacal. Drogas usadas para tratar úlceras como omeprazol, lansoprazol e famotidina são conhecidos por agir usando o mesmo mecanismo descrito acima.

Como conclusão, o extrato aquoso de folha de papaia ofereceu alguma proteção contra a lesão oxidativa induzida por álcool na mucosa gástrica. O sistema antioxidante presente neste extrato pode ter algum papel protetor contra a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs – são altamente oxidativos) e peroxidação lipídica (também são muito oxidativos e desestabilizam as membranas de nossas células, causando muitos danos a nível celular). O presente estudo revelou que o extrato é um promissor candidato no desenvolvimento da fitomedicina contra a úlcera gástrica, porém mais estudos são necessários para confirmar sua eficácia.

Referências:
DHARMARATHNA, S.L.C.A., et al. Does Carica papaya leaf-extract increase the platelet count? An experimental study in a murine model. Asian Pac J Trop Biomed. Sep 2013; 3(9): 720–724. doi: 10.1016/S2221-1691(13)60145-8.
INDRAN, M., MAHMOOD, A.A., KUPPUSAMY, U.R. Protective Effect of Carica papaya L Leaf Extract against Alcohol Induced Acute Gastric Damage and Blood Oxidative Stress in Rats. West Indian Med J 2008; 57 (4): 323.
IMAGA, N.O.A., et al. Antisickling property of Carica papaya leaf extract. African Journal of Biochemistry Research Vol.3 (4), pp 102-106 April, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário