IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Dica Genial: Jovem, poupe para a aposentadoria, ainda que pouco

Mesmo quem é jovem deve poupar para a aposentadoria, ainda que sejam apenas 50 reais por mês; entenda por quê
Se você está na faixa dos 20 ou 30 anos, talvez ache que está cedo para começar a poupar para a aposentadoria. Ou talvez até reconheça a importância de começar o planejamento cedo, mas acredite que não tem renda suficiente para investir.
Afinal, você tem muitos outros objetivos financeiros mais urgentes: estudos, viagens, casamento, filhos, carro, casa própria… não dá para dar conta de tudo, certo?
Realmente é difícil, mas a Dica Genial de hoje é: jovem, poupe sim, nem que seja só um pouquinho, para a sua aposentadoria.
Se for impossível poupar o suficiente desde já para garantir a renda desejada no futuro, poupe qualquer quantia, nem que seja 100, ou até mesmo 50 reais por mês.
Mas por que isso? Você deve estar pensando que quantias dessa ordem são muito baixas, que não darão para nada, que nem adianta investir tão pouco assim. Talvez até projete: “quando eu tiver um salário maior, aí sim vou poupar de verdade e começar o pé de meia para a aposentadoria”.

Só que o pensamento não deve ser esse, pelos seguintes motivos:

1. Se você ficar esperando o dia em que terá uma renda mais alta para poupar, talvez nunca consiga começar. Ao aumento da renda normalmente se segue o aumento do padrão de vida, com elevação das despesas correntes. O salário nunca parecerá suficiente.
2. Se a aposentadoria for sempre o último objetivo para o qual você irá poupar – sim, porque há sempre algo mais urgente – talvez você jamais poupe para esta finalidade. A aposentadoria sempre parecerá distante, até o dia em que estiver próxima demais.
3. Quem poupa todo mês, ainda que pouco, desenvolve o hábito da poupança. Esse é um dos passos mais importantes para quem quer atingir a independência financeira. Poupar com consistência pode ser muito mais eficiente e importante do que poupar grandes quantias esporadicamente.
4. Quanto mais cedo você começar a poupar, melhor, ainda que seja uma quantia baixa. Se você é jovem, tem o tempo a seu favor. Para quem começa cedo, o fardo da poupança é mais leve, e os juros compostos são os seus melhores amigos. Neste post mostramos o efeito dos juros compostos no longo prazo.
5. A iminência da Reforma da Previdência elevou a importância da previdência privada, uma vez que pode obrigar muita gente a adiar sua aposentadoria para tentar conseguir um benefício maior. Mas com ou sem reforma, a Previdência Social pode não ser suficiente para manter o seu padrão de vida na terceira idade. Então é bom não contar só com ela.
Assim, criar o hábito de poupar para a aposentadoria desde já, ainda que uma quantia pequena, já vai treinando a sua mente a poupar com visão de longo prazo. Além disso, rentabilizar um pouquinho desde agora é melhor que não rentabilizar nada.
Depois que você criar o hábito de poupar seus “trocados” com regularidade e começar a ver os resultados, certamente se sentirá incentivado a poupar ainda mais quando sua renda crescer, em vez de aumentar suas despesas correntes.

https://www.genialinvestimentos.com.br/artigo/dica-genial-jovem-poupe-para-a-aposentadoria-ainda-que-pouco

Nenhum comentário:

Postar um comentário