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domingo, 16 de outubro de 2016

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - PEUGEOT 3008 2017...

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - PEUGEOT 3008 2017...

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Com o seu jeito de monovolume, o crossover Peugeot 3008 ainda era moderno. Mas carregava uma filosofia estética da marca francesa e uma plataforma ultrapassadas. Por isso, ganhou uma nova geração (a segunda) com plataforma modular EMP2, mais leve, e um estilo atualizado, mais próximo de um verdadeiro utilitário esportivo, que o 3008 sempre pretendeu ser. 

O novo Peugeot 3008 vai enfrentar, na Europa, concorrentes como o Renault Kadjar, o Seat Ateca, Ford Kuga, Hyundai Tucson e o nosso conhecido Kia Sportage. Para isso, a carroceria ficou maior, com o comprimento passando de 4,37m para 4,45m. A distância entre-eixos passou de 2,60m para 2,67m. Só a largura se manteve em 1,84m e a altura em 1,62m. 


Peugeot 3008 2015

O perfil continua arredondado, mas o capô ficou mais longo e o para-brisa menos contínuo. Os vidros laterais ficaram maiores, sendo o terceiro se confundindo com um aplique cego semelhante ao do Audi Q2. A coluna D parece cravar a linha de cintura. Pintada de preto e o contorno do teto de prata, sugere uma flutuação. Na frente, os faróis pontudos deram lugar a um conjunto rasgado e a grade, antes praticamente retangular, ficou em V e de aparência pontilhada. Na traseira, lanternas horizontais retangulares em alto relevo, com luzes verticais em LED (opcionais) e pintura preta na sua área. 


Peugeot 3008 2015


O interior mantém o conceito do quadro de instrumentos elevado do 208/2008, chamado i-Cockpit, também usado no novo 308, que até agora não chegou ao Brasil. O volante tem base achatada. A diferença é que o 3008 se aproxima de uma cabine de avião, com os tais instrumentos totalmente digitais configuráveis (em tela de 12,3 polegadas) e a tela multimídia tátil destacada no centro, como nos Mercedes e Audi. O sistema agora tem espelhamento com o celular. No console central há uma divisória da área do motorista para o passageiro, que já existia na geração anterior. A série de botões também foi mantida no centro do painel, só que agora em posição mais baixa. O porta-malas tem capacidade para 520 litros, que pode ser ampliada rebatendo o banco traseiro ou o deslizando pelo assoalho.

Entre os recursos tecnológicos estão presentes sistema antipatinagem com cinco modos de aderência – normal, neve, lama, areia e ESP desligado – acionados por comando no console, Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém o veículo em baixíssima velocidade em declives acentuados, frenagem automática de emergência, alerta de risco de colisão, alerta ativo de mudança de faixa, alerta de atenção do condutor, reconhecimento das placas de velocidade, sistema ativo de vigilância de ângulo morto, Visiopark, que possibilita a visão em 360 graus, facilitando as manobras, e a última geração do Park Assist.



A gama de motores, como um bom modelo europeu, é composta, na maioria, por versões a diesel: 1.6 BlueHDi de 100 cv, 1.6 BlueHDi 120cv, 2.0 BlueHDi 150cv e o 2.0 BlueHDi 180cv. Os motores a gasolina são o tricilíndrico Pure Tech 1.2 turbo e injeção direta de 130 cv e o nosso conhecido THP 1.6, de 165 cv, já usado no velho 3008 vendido no Brasil. O 1.2 veio para cá sem turbo e injeção direta para equipar o hatch 208 e o Citroën C3. A transmissão pode ser manual de cinco ou seis marchas e automático de seis.  Apesar do sistema antipatinagem Grip Control, o 3008 não terá tração integral, sendo sempre dianteira. 

A versão mais chamativa é a esportiva GT, equipada com o motor 2.0 diesel de 180cv e diferenciada das demais pela pintura bicolor (preta do meio das portas laterais traseiras para trás, chamada Coupe Franche) e as rodas de 19 polegadas (nos demais são de 18"). Tem ainda a GT Line, mais simples, baseada na Allure. As outras na Europa serão a Access e a Active.


Mesmo com aparência de monovolume, o Peugeot 3008 ganhou dois títulos de Utilitário Esportivo do Ano da revista Autoesporte aqui no Brasil em 2012 e 2015. Se a nova geração vier para o país, no ano que vem, e se repetir o título, desta vez será com cara de SUV. 

http://novoguscar.blogspot.com.br/2016/08/lancamento-internacional-peugeot-3008.html

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