IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 17 de setembro de 2016

OS CONTINENTES E TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS

OS CONTINENTES E TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS

OS CONTINENTES

SEGUNDO O ALEMÃO ALFRED WEGENER, HÁ 200 MILHÕES DE ANOS EXISTIA UMA ÚNICA MASSA CONTINENTAL (PANGÉIA) E EM ÚNICO OCEANO (PANTALASSA). A PANGEIA DIVIDIU-SE EM LAURÁSIA E GONDWANA, QUE CONTINUARAM A SUBDIVIDIR-SE, ATÉ CHEGAR À CONFIGURAÇÃO ATUAL DOS CONTINENTES. ESSA TEORIA FICOU CONHECIDA COMO DERIVA DOS CONTINENTES OUTEORIA DE WEGENER, COM A HIPÓTESE BASEADA NAS ROCHAS BASÁLTICAS DO FUNDO DO MAR.

WEGENER SE BASEOU EM ALGUMAS EVIDÊNCIAS PARA FORMULAR A SUA TEORIA COMO:

·          O ENCAIXE PERFEITO DA COSTA LESTE DA AMÉRICA DO SUL COM A COSTA OESTE DA ÁFRICA.
·          A SEMELHANÇA ENTRE A FAUNA/FLORA DOS DIFERENTES CONTINENTES;
·          A SEMELHANÇA ENTRE PERFIS GEOLÓGICOS (ROCHAS) E GEOMORFOLÓGICOS (RELEVO) DA AMÉRICA DO SUL E DA ÁFRICA.

ÁFRICA
A ÁFRICA É O SEGUNDO CONTINENTE EM EXTENSÃO TERRITORIAL. É CONSIDERADO O BERÇO DA HUMANIDADE, POIS EM SEUS LIMITES FORAM ENCONTRADOS OS FÓSSEIS MAIS ANTIGOS DE NOSSA ESPÉCIE. O CONTINENTE AFRICANO É O ÚNICO CONTINENTE A SER CORTADO POR TRÊS DOS CINCO PARALELOS DA TERRA: LINHA DO EQUADOR, TRÓPICO DE CÂNCER E TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO É TRÊS VEZES MAIOR QUE O EUROPEU. 75% DO SEU TERRITÓRIO ESTÁ SITUADO ENTRE OS TRÓPICOS DE CÂNCER E CAPRICÓRNIO. EXISTEM 54 PAÍSES.
                NA GEOGRAFIA DO CONTINENTE SE DESTACAM DOIS DOS MAIORES RIOS DO MUNDO: NILO E CONGO, E TAMBÉM DOIS DOS MAIORES DESERTOS DO MUNDO: SAARA E KALAHARI.HÁ PREDOMÍNIO DE PLANALTOS NO RELEVO AFRICANO. O PONTO MAIS ELEVADO DO CONTINENTE É O MONTE KILIMANJARO COM 5.895 M, LOCALIZADO NA TANZÂNIA.
                        NO CAMPO SOCIOECONÔMICO, O CONTINENTE SE DESTACA POR APRESENTAR OS PIORES INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DO MUNDO, ASSIM COMO CONFLITOS ÉTNICOS QUE LEVAM A GUERRAS QUASE QUE INTERMINÁVEIS.
TENDO COMO BASE O DESERTO DO SAARA, O CONTINENTE ESTÁ DIVIDIDO EM DUAS ÁREAS GEOGRÁFICAS DISTINTAS:

ÁFRICA BRANCA (ÁFRICA DO NORTE) – MARCADA POR POPULAÇÃO ÁRABE, RELIGIÃO ISLÂMICA, IDIOMA ÁRABE, DE PELE CLARA E PAÍSES RICOS EM PETRÓLEO. DESTAQUES PARA:

ARGÉLIA - GRANDE EXPORTADOR MUNDIAL DE PETRÓLEO (MEMBRO DA OPEP), COM UM PARQUE INDUSTRIAL IMPORTANTE.
LÍBIA - (GRANDE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO, MAIOR PRODUTOR DO NORTE DA ÁFRICA)

EGITO - (O SEGUNDO PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁFRICA)

ÁFRICA SUBSAARIANA – MARCADA POR CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE VIDA, COMPOSTA POR 800 MILHÕES DE HABITANTES – 83% DO TOTAL, ONDE A MAIORIA VIVE COM MENOS DE 1 DÓLAR POR DIA. ESSA ÁREA GEOGRÁFICA SITUA-SE AO SUL DO DESERTO DO SAARA. NA ECONOMIA PREDOMINA AS MONOCULTURAS TROPICAIS.

MERECEM DESTAQUE:
ÁFRICA DO SUL - O PAÍS COM O MAIOR PARQUE INDUSTRIAL DA ÁFRICA CONSTITUINDO 35% DO TOTAL DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO CONTINENTE; RICA EM RECURSOS MINERAIS (OURO E DIAMANTE); É CONSIDERADA UM DOS PRINCIPAIS PAÍSES EMERGENTES DO MUNDO.
NIGÉRIA – GRANDE EXPORTADOR MUNDIAL DE PETRÓLEO; MEMBRO DA OPEP. A MAIOR ECONOMIA DO CONTINENTE AFRICANO.

AMÉRICA
        DEVIDO À SUA EXTENSÃO GEOGRÁFICA, O CONTINENTE AMERICANO É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES, QUE SÃO AS AMÉRICAS DO NORTE, CENTRAL E DO SUL. O CONTINENTE AMERICANO É CORTADO PELA LINHA DO EQUADOR NA AMÉRICA DO SUL, PELO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO E PELO TRÓPICO DE CÂNCER. EXISTEM 35 PAÍSES INDEPENDENTES NA AMÉRICA.NA AMÉRICA DO NORTE ESTÃO LOCALIZADOS 3 PAÍSES: CANADÁ, ESTADOS UNIDOS E MÉXICO.
CANADÁ – PAÍS RICO EM RECURSOS MINERAIS, COM GRANDE POTENCIAL HIDRELÉTRICO. TEM A SEGUNDA MAIOR ECONOMIA DO CONTINENTE AMERICANO. TEM UM DOS MELHORES IDH DO MUNDO, MEMBRO DO G-8. A SUA ECONOMIA É MUITO DEPENDENTE DOS INVESTIMENTOS NORTE-AMERICANOS.

EUA – PAÍS QUE ATINGIU O STATUS DE MAIOR POTENCIA ECONÔMICA NAS ÁREAS: MILITAR, CULTURAL, ECONÔMICA, MILITAR, TECNOLÓGICA, INDUSTRIAL E POLÍTICA. ESSA HEGEMONIA QUE DURA VÁRIA DÉCADAS, SÓ PODERÁ SER AMEAÇADA NO FUTURO, PELA CHINA.

MÉXICO – PAÍS LATINO EM FORMATO DE FUNIL, QUE GEOGRAFICAMENTE FAZ PARTE DA AMÉRICA DO NORTE. VIZINHO DOS EUA, FAZ PARTE DO NAFTA (ACORDO NORTE-AMERICANO DE LIVRE COMÉRCIO). GRANDE PRODUTOR MUNDIAL DE PETRÓLEO. ROTA ILEGAL DE IMIGRANTES PARA OS EUA. TEM ALCANÇADO NOS ÚLTIMOS ANOS UM NÍVEL IMPORTANTE DE INDUSTRIALIZAÇÃO, MOTIVADO PELOS INVESTIMENTOS NORTE-AMERICANOS E DAS INDÚSTRIAS “MAQUILADORAS” QUE MONTAM PRODUTOS NORTE-AMERICANOS NA FRONTEIRA ENTRE OS DOIS PAÍSES E EM SEGUIDA DEVOLVE OS PRODUTOS MONTADOS AOS EUA.
NA AMÉRICA CENTRAL ESTÃO LOCALIZADOS 20 PAÍSES: ANTÍGUA E BARBUDA, BARBADOS, BELIZE, COSTA RICA, CUBA, DOMINICA, EL SALVADOR, GRANADA, GUATEMALA, HAITI, HONDURAS, JAMAICA, NICARÁGUA, PANAMÁ, REPÚBLICA DOMINICANA, SANTA LÚCIA, SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS, SÃO VICENTE E GRANADINAS, TRINIDAD E TOBAGO. 
NA AMÉRICA DO SUL ESTÃO LOCALIZADOS 12 PAÍSES: ARGENTINA, BOLÍVIA, BRASIL, CHILE, COLÔMBIA, EQUADOR, GUIANA, PARAGUAI, PERU, SURINAME, VENEZUELA, URUGUAI.
DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO-CULTURAL, O CONTINENTE AMERICANO PODE SER DIVIDIDO EM:

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA- PARTE DA AMÉRICA (EUA E CANADÁ) ONDE A CONQUISTA FOI FEITA POR INGLESES EM SUA MAIORIA E UMA MINORIA DE FRANCESES EM PARTES DO CANADÁ.

Ø  PREDOMINA O INGLÊS NA MAIOR PARTE E O FRANCÊS NA PROVÍNCIA DO QUÉBEC (CANADÁ).
Ø  DE MODO GERAL FORAM COLÔNIAS DE POVOAMENTO.
Ø  A POPULAÇÃO DISPÕE DE EXCELENTE PADRÃO DE VIDA E OS PAÍSES DESSE GRUPO (CANADÁ E EUA) SÃO MARCADOS POR AVANÇOS TECNOLÓGICOS E ECONÔMICOS.

AMÉRICA LATINA – PARTE DA AMÉRICA ONDE A CONQUISTA FOI FEITA POR: ESPANHÓIS (A MAIORIA), PORTUGUESES, E FRANCESES – POVOS QUE FALAM IDIOMAS NEOLATINOS.

Ø  ENGLOBA A PARTE DA AMÉRICA QUE VAI DO MÉXICO ATÉ O EXTREMO SUL DO CHILE E DA ARGENTINA.
Ø  EM GERAL, FORAM COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO, BASEADAS NO SISTEMA AGRÍCOLA DE PLANTATIONS E MÃO DE OBRA ESCRAVA.
Ø  MARCADA POR ATRASO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL, CORRUPÇÃO POLÍTICA, DÍVIDAS EXTERNAS INTERMINÁVEIS E CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE VIDA DA POPULAÇÃO.

ANTÁRTICA
             A DESCOBERTA DESTE CONTINENTE FOI A ÚLTIMA GRANDE AVENTURA DA EXPLORAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE. O NORUEGUÊS RONALD AMUNDSEN E O INGLÊS ROBERT FALCON SCOTT FORAM OS PRIMEIROS A ALCANÇAR O POLO SUL. NA ATUALIDADE 26 PAÍSES POSSUEM BASES DE PESQUISAS CIENTIFICAS NA ANTÁRTICA.
             A ANTÁRTICA COM 14 MILHÕES DE KM2 É FORMADA POR UMA GRANDE CALOTA DE GELO COM ESPESSURA DE ATÉ 4 KM, COM UM VOLUME ESTIMADO EM 30% DAS RESERVAS DE ÁGUA DOCE DO PLANETA. AS TEMPERATURAS SÃO SEMPRE BAIXAS, COM OS VENTOS VIOLENTOS E TEMPESTADES DE NEVE O ANO TODO. A MENOR TEMPERATURA REGISTRADA NO PLANETA FOI NA BASE RUSSA DE VOSTOK (-89 GRAUS CELSIUS). O PONTO MAIS ELEVADO DO CONTINENTE É O MONTE WILSON COM 5.140M DE ALTITUDE.
O CONTINENTE É O PRINCIPAL REGULADOR TÉRMICO DO PLANETA, CONTROLANDO AS CIRCULAÇÕES ATMOSFÉRICAS E OCEÂNICAS, INFLUENCIANDO O CLIMA E AS CONDIÇÕES DE VIDA NA TERRA.
O TRATADO DA ANTÁRTIDA - QUE REGULAMENTA O USO DO CONTINENTE ANTÁRTICO - FOI FIRMADO EM 1º DE DEZEMBRO DE 1959 E ENVOLVEU PAÍSES INTERESSADOS EM EXPLORAR OU PESQUISAR A REGIÃO E PROÍBE ATÉ 2047 A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DE SEUS RECURSOS MINERAIS (PETRÓLEO, FERRO, CARVÃO, COBRE E MANGANÊS). TAMBÉM REGULAMENTA E CONTROLA AS ATIVIDADES HUMANAS NO LOCAL: TURISMO E PESQUISAAS ATIVIDADES HUMANAS MAIS SIGNIFICATIVAS NO CONTINENTE ANTÁRTICO REFEREM-SE À PESQUISA CIENTÍFICA E A PESCA DE UM TIPO DE CRUSTÁCEO MUITO NUTRITIVO CONHECIDO COMO KRILLSEMELHANTE AO CAMARÃO.

REGIÕES POLARES

(POLO SUL) ANTÁRTIDA – FOI O ULTIMO TERRITÓRIO A SER CONHECIDO PELAS POTENCIAS EUROPEIAS. FORAM DESCOBERTAS IMPORTANTES JAZIDAS MINERAIS EM SEU SUBSOLO COMO: PETRÓLEO, CARVÃO, OURO, PRATA FERRO. POR ESSE MOTIVO O CONTINENTE É ALVO DE REIVINDICAÇÕES TERRITORIAL POR PARTE DE ALGUNS PAÍSES COMO: AUSTRÁLIA, FRANÇA, NORUEGA, ARGENTINA.COM O OBJETIVO DE EVITAR A EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS FOI ASSINADO O TRATADO DA ANTÁRTIDA EM 1959 E RATIFICADA EM 1961, GARANTINDO A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DO CONTINENTE. COM 13.200.000 DE , O CONTINENTE DOBRA DE TAMANHO NO INVERNO COM O AUMENTO DA CAMADA DE GELO. O CONTINENTE SE TRANSFORMOU NUM IMENSO LABORATÓRIO DE PESQUISAS.

(POLO NORTE) REGIÃO ÁRTICA

A REGIÃO ANTÁRTIDA, É MARCADA PELA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA E O POVOADO DE ÁREAS EXTERNAS DO POLO NORTE. APRESENTA RIQUEZAS NATURAIS COMO: PETRÓLEO, GÁS NATURAL, OURO E URÂNIO.NO QUE SE REFERE AO POVOAMENTO, A REGIÃO ANTÁRTIDA É HABITADO POR POVOS MILENARES COMO: OS LAPÕES (NORTE DA EUROPA) OS INUÍTES (NO CANADÁ), QUE AINDA VIVEM DA CAÇA E DA PESCA. A ECONOMIA DA REGIÃO ESTÁ LIGADA BASICAMENTE À PESCA E A EXTRAÇÃO MINERAL.

Û  NA ANTÁRTIDA NÃO HÁ ESQUIMÓS, NEM OUTROS POVOS NATIVOS. ESSE POVO HABITA O NORTE DO PLANETA, NA REGIÃO ÁRTICA.
Û  NÃO HÁ PINGUINS NO ÁRTICO, SOMENTE NA ANTÁRTIDA E ALGUMAS ÁREAS DO HEMISFÉRIO SUL.
Û  NÃO HÁ URSO-POLAR NA ANTÁRTIDA, SOMENTE NO ÁRTICO, NORTE DO PLANETA.
ÁSIA
ESTE É O MAIOR DE TODOS OS CONTINENTES COM MAIS DE 44 MILHÕES DE KM2 E TAMBÉM O QUE TEM A MAIOR POPULAÇÃO.  CERCA DE 60% DA POPULAÇÃO MUNDIAL VIVE NO CONTINENTE ASIÁTICO. OS PAÍSES MAIS POPULOSOS DO PLANETA ESTÃO NA ÁSIA: A CHINA E A ÍNDIA. AÍ ESTÃO A 2ª MAIOR ECONOMIA DO PLANETA (CHINA) E MAIOR POTÊNCIA DO SÉCULO XXI, COMO TAMBÉM A 3ª MAIOR ECONOMIA DO PLANETA (JAPÃO)
O PONTO MAIS ELEVADO DO CONTINENTE E DO PLANETA É O MONTE EVEREST, NA CADEIA DO HIMALAIA, COM 8.850 M DE ALTITUDE, E ENCONTRA-SE NA DIVISA ENTRE O NEPAL E A CHINA. AÍ ESTÃO A 2ª MAIOR ECONOMIA DO PLANETA (JAPÃO) E A MAIOR POTÊNCIA DO SÉCULO XXI (CHINA). NA ÁSIA ESTÃO LOCALIZADOS 44 PAÍSES.

EUROPA
ENTRE OS CONTINENTES, A EUROPA OCUPA O ÚLTIMO LUGAR QUANTO À SUPERFÍCIE, 10,5 MILHÕES DE KM2. UMA DAS REGIÕES MAIS DESENVOLVIDAS DO MUNDO, COM A POPULAÇÃO APRESENTANDO UM ALTO NÍVEL DE QUALIDADE DE VIDA E CONTRIBUINDO COM MAIS DE 30% DA RIQUEZA DA ECONOMIA MUNDIAL. OS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS SÃO: ALEMANHA, FRANÇA, ITÁLIA E INGLATERRA. EXISTEM 50 PAÍSES
POR CAUSA DAS DIFERENÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DURANTE A HISTÓRIA, O CONTINENTE COSTUMA SER DIVIDIDO EM DUAS EUROPAS:
È  EUROPA OCIDENTAL - FORMADA POR PAÍSES CAPITALISTAS ALTAMENTE INDUSTRIALIZADOS, EXCELENTE PADRÃO DE VIDA E BASTANTE URBANIZADOS COMO: ALEMANHA, FRANÇA, ITÁLIA E INGLATERRA.
È  EUROPA ORIENTAL: TAMBÉM CONHECIDA COMO LESTE EUROPEU - FORMADA POR PAÍSES MENOSINDUSTRIALIZADOS QUE FORMAVAM O BLOCO SOVIÉTICO, ONDE A ECONOMIA ERA SOCIALISTA E ESTÁ PASSANDO POR UMA FASE DE TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA DE MERCADO.

OCEANIA
É O MENOR DOS CONTINENTES, COM POUCO MAIS DE 8 MILHÕES DE KM2.A OCEANIA É FORMADA POR ARQUIPÉLAGOS, SENDO DIVIDIDA ENTRE TRÊS GRANDES BLOCOS DE ILHAS: A POLINÉSIA, A MELANÉSIA E A MICRONÉSIA.
                A AUSTRÁLIA É O PRINCIPAL PAÍS. A AUSTRÁLIA, QUE, POR SEU TAMANHO, É CONSIDERADA, AO MESMO TEMPO, A MAIOR ILHA DO MUNDO E O MENOR DOS CONTINENTES. AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA, SÃO CONSIDERADOS OS ÚNICOS PAÍSES DESENVOLVIDOS DO HEMISFÉRIO SUL. CONVIVEM COM INÚMERAS PEQUENAS ILHAS SUBDESENVOLVIDAS, POR CONTA DA EXPLORAÇÃO COLONIALISTA, QUE SÓ “TERMINOU”, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. NO CONTINENTE DA OCEANIA ESTÃO LOCALIZADOS 14 PAÍSES.

TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS

                        CERCA DE 50 ANOS MAIS TARDE APÓS A FORMULAÇÃO DA TEORIA DE WEGENER, COM A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DA MORFOLOGIA DOS FUNDOS OCEÂNICOS,A TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL VOLTOU A SER CONSIDERADA.
SURGIU NA DÉCADA DE 1960 (ROBERT DIETZ E HARRY HESS).TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS. ESTUDANDO O FUNDO DOS OCEANOS, RELATOU-SE QUE A CROSTA TERRESTRE ESTÁ DIVIDIDA EM PLACAS (BLOCOS DE TERRA COM 150 KM DE ESPESSURA E QUE FLUTUAM SOBRE UM SUBSTRATO PASTOSO CHAMADO DE MAGMA). COM AS OBSERVAÇÕES FEITAS NO FUNDO DOS OCEANOS OS CIENTISTAS ENCONTRARAM FENDAS QUE SERVEM DE PASSAGEM PARA O MAGMA DO INTERIOR DA TERRA CHEGAR ATÉ A SUPERFÍCIE. FENDAS QUE SÃO OS LIMITES ENTRE AS VÁRIAS PLACAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.

Ø  TEORIA DA EXPANSÃO DO ASSOALHO OCEÂNICO – HARRY HESS (1962) A ASCENSÃO DO MATERIAL PROVENIENTE DO MANTO AO ATINGIR A SUPERFÍCIE, SE MOVIMENTARIA LATERALMENTE PROVOCANDO A AFASTAMENTO CONTINUO DO ASSOALHO OCEÂNICO.

DE ACORDO COM A TEORIA, AS PLACAS LITOSFÉRICAS DESLIZAM E ÀS VEZES COLIDEM ENTRE SI, EM UMA VELOCIDADE QUE OSCILA ENTRE 1 E 10CM/ANO. OS MOVIMENTOS REALIZADOS POR ELAS SÃO DISTINTOS E VARIADOS.


      1. MOVIMENTO DE CONVERGÊNCIA: OCORRE QUANDO DUAS PLACAS LITOSFÉRICAS SE CHOCAM E COLIDEM ENTRE SI. A BORDA DE UMA FICA DEBAIXO DA OUTRA ATÉ CHEGAR À SITUAÇÃO ANTERIOR EM SE ENCONTRAVA;
          2. MOVIMENTO DE AFASTAMENTO: CONSISTE NO DISTANCIAMENTO ENTRE DUAS PLACAS, ONDE AS PLACAS TECTÔNICAS SEPARAM-SE E MOVEM-SE EM DIREÇÕES OPOSTAS, PERMITINDO A FORMAÇÃO DE NOVA LITOSFERA;
3. MOVIMENTO DE COLISÃO E SOERGUIMENTO: CORRESPONDE AO CHOQUE ENTRE DUAS PLACAS LITOSFÉRICAS. AS CAMADAS DE ROCHAS ELÁSTICAS DÃO ORIGEM ÀS CADEIAS DE MONTANHAS, EM ALGUNS CASOS, MONTANHAS VULCÂNICAS; COM ESSA CARACTERÍSTICA DE FORMAÇÃO TEMOS AS CORDILHEIRAS DOS ANDES E O HIMALAIA;
          4. MOVIMENTO DE DESLIZAMENTO: É RESPONSÁVEL, EM CERTOS CASOS, PELOS ABALOS SÍSMICOS. OCORRE PELO FATO DE UMA PLACA SE LOCOMOVER SOBRE A OUTRA.
http://geografiadoprofessorhelio.blogspot.com.br/2016/08/resumo-os-continentes-e-teoria-das.html