IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Independência do Brasil...

HINO DA INDEPENDÊNCIA
Já podeis, da Pátria filhos,Ver contente a mãe gentil;Já raiou a liberdade No horizonte do Brasil.Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.Os grilhões que nos forjava Da perfídia astuto ardil...Houve mão mais poderosa:Zombou deles o Brasil.Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil. Não temais ímpias falanges,Que apresentam face hostil;Vossos peitos, vossos braços São muralhas do Brasil.Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.Parabéns, ó brasileiro,Já, com garbo varonil,Do universo entre as nações Resplandece a do Brasil.Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.
A Independência do Brasil

Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente.Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.Os brasileiros elaboraram, então, um documento, assinado por milhares de pessoas, pedindo a sua permanência no Brasil. Dom Pedro semostrou favorável à solicitação:
- Como é para o bem de todos e felicidadegeral da nação, diga ao povo que fico.
Esta declaração de Dom Pedro foi feita no dia 09 de janeiro de 1822, data que ficouconhecida como o
Dia do Fico
.Dias depois, Dom Pedro formou seu ministério, nomeando para ministro do ReinoJosé Bonifácio de Andrada e Silva.Como as ameaças de Portugal continuaram, Dom Pedro que fora controlar conflitosentre brasileiros e portugueses na província de São Paulo, anunciou, às margens do riachoIpiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822:“Brasileiros, as cortes de Lisboa, querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossasrelações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais, estamos separados de Portugal.”Puxando a espada gritou:
Independência ou morte!
No dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil com onome de Dom Pedro I.1.Você concorda com a atitude de Dom João VI, ao esvaziar os cofres brasileiros, quandofoi para Portugal? Por quê? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2. Na sua opinião, por que era interessante para Portugal transformar novamente o Brasilem colônia? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 
3.Quem foi nomeado por Dom Pedro como ministro do reino? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. O que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou “Independência ou morte!”? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 5. Em que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6. Quanto tempo faz que isso aconteceu? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ (Texto e atividades encontrados no sitewww.4shared.com)

https://pt.scribd.com/doc/19244278/Varias-atividades-sobre-Independencia-do-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário