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sábado, 15 de agosto de 2015

Um abismo entre pobres e ricos

Um abismo entre pobres e ricos

Embora seja um exame e não propicie diagnóstico completo, o Enem permite uma análise sobre o panorama da educação média brasileira. Consideradas as quatro provas objetivas – linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza – podemos inferir que há um abismo entre as escolas mais ricas e as mais pobres do país. As de nível socioeconômico “muito alto” estão a 133 pontos acima das que se situam no estrato “muito baixo”, o que mostra um lamentável descompasso, que, aliás, começa na etapa fundamental.

Nas 15.640 escolas pesquisadas (as que tinham mais de 10 alunos no 3º ano do ensino médio e onde mais da metade fez a prova), houve queda apenas em matemática (de 544 para 511). Isso naturalmente exigirá das autoridades providências cabíveis, que não podem se resumir à promoção de olimpíadas.

Embora o Colégio Objetivo Integrado de São Paulo permaneça há seis anos no primeiro lugar nacional, registrou-se uma variação nas colocações abaixo: o Colégio de Aplicação Farias Brito, do Ceará, ficou em segundo lugar e o Colégio Olimpo Integral de G oiânia está em terceiro. Na lista das 20 melhores escolas, cinco são de São Paulo, quatro de Minas Gerais e outras quatro do Rio de Janeiro (destaque para o Colégio Ponto de Ensino em três das suas unidades). A se lamentar a descida do tradicional Colégio de São Bento, hoje no 17º lugar, e o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que deixou as principais colocações para figurar no 182º lugar, provavelmente em função das greves que marcaram o seu ano letivo. Deve-se notar também que o Colégio Pedro II baixou muito o nível. Para a escola-padrão em que se constituiu, não deixa de ser um triste registro. O Ceará tem três escolas entre as melhores do País.

Com esse quadro, pode-se entender melhor o que acontece com a nossa participação nos exames internacionais do tipo Pisa. Nem todas as escolas têm aulas das 7 às 16 horas (tempo integral) e são raras as que oferecem, além das disciplinas fixas, as eletivas, escolhidas de acordo com a preferência do aluno por esta ou aquela profissão. O melhor colégio público de São Paulo (E. E. Prof. Antônio Alves Cruz), no bairro de Pinheiros, com a média de 525,5 pontos, oferece aos seus alunos um PV (Projeto de vida), para ajudar na escolha da futura profissão, e um PA (preparação acadêmica), em que os professores treinam os alunos para a realização dos exames oficiais. Isso tudo somado tem que apresentar bons resultados.

Nas outras áreas do conhecimento, além da matemática, houve um crescimento nas notas. É sinal positivo, mas se pode reparar que não é um esforço coerente. No capítulo da redação, que todos reconhecem ser essencial, houve queda na média de 447 para 434. É claro que alguém dirá que a avaliação das redações sofre com a variedade dos temas propostos no exame. Uns podem ser mais fáceis, outros mais complexos. Entendemos, no entanto, que os adolescentes que dominam a arte da escrita sempre se darão bem, independentemente do tema.


(Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras, presidente do CIEE/RJ e membro do Conselho Técnico da CNC)
http://www.dm.com.br/conteudo/brasil

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