IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Satélite projetado por catarinenses é lançado no espaço

Artefato foi lançado nesta quarta-feira, às 8h50min, horário de Brasília, do Centro de Lançamento de Tanegashima, no Japão


Foto: JIJI PRESS / JIJI PRESS

Francelise Martini

O satélite brasileiro de pequeno porte Serpens, construído em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já está no espaço a bordo da cápsula japonesa lançada às 08h50min desta quarta-feira - horário de Brasília - do Centro de Lançamento de Tanegashima, no Japão.

A cápsula, que também transporta suprimentos e material de pesquisa, se acoplará à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), na próxima segunda-feira, tempo necessário para ajustar sua órbita ao do laboratório espacial, segundo a Agência Espacial Japonesa (Jaxa).

O satélite é o primeiro do projeto Sistema Espacial para a Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites (Serpens), criado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com a UFSC e outras quatro universidades federais. A missão do artefato, que irá à órbita no mês de outubro, será coletar, armazenar e retransmitir dados ambientais próximos das universidades que integram o consórcio, como temperatura e meteorologia, usando bandas de frequência de rádio. 

Ele ficará em órbita baixa, a cerca de 400 km de altitude, de quatro a seis meses. E fará uma volta completa na Terra a cada 90 minutos.




DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário