IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 7 de junho de 2015

COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Culinária do Estado do Paraná.
A culinária do povo do Paraná tem grande influência dos diversos imigrantes que chegaram e que habitam na região. Dos povos indígenas que lá vivem foi introduzido o consumo do pinhão nas suas refeições e também o da erva-mate. E também foi através da cultura indígena que foi acrescentado frutas e raízes na culinária paranaense.
Um dos principais pratos típicos dessa é o barreado, que é consumido em vária cidades do Paraná. O barreado é preparado com carne, toucinho de porco e vários temperos, o nome do prato surgiu a partir da expressão "barrear a panela" evitando que saia o vapor e assim cozinhe mais rápido. O barreado teve influências de Portugal e fartura e alegria, é o seu significado.
Os paranaenses também consomem muitos peixes, carne de carneiro e porco no rolete. O carneiro é preparado cozido em um buraco no chão onde é colocado a lenha e a panela com os ingredientes. Depois ele é tampado com folhas de bananeira para poder assar. O prato pode ser consumido com arroz, pirão e também com outros tipos de acompanhamentos. 


Pratos

-Barreado; Carneiro no Buraco; Pinhão; Tererê; Dourado Assado, e como bebida, o chimarrão.


Barreado com acompanhamentos


Barreado

Culinária do Estado de Santa Catarina

O Estado de santa Catarina Possui uma região litorânea bem extensa e por isso possui muitos pratos típicos baseados no consumo de paixe e outros frutos do mar. Os seus pratos também tiveram influência da colonização dos portugueses que consumiam esses alimentos e os preparavam em forma de ensopados e caldos. Como os peixes são bastante consumidos, temos como os mais apreciados e consumidos, o camarão, a lagosta, as ostras e outros mariscos.

Com a chegada dos alemães outros igredientes foram sendo introduzidos e entre eles está "a carne de porco na cerveja" e também "carne de marreco" e também por eles foram introduzidos tortas, salames, sopas de batata, pães e vinhos.
Veja outros pratos de típicos de Santa Catarina:
Bijajica:

bijajica

bijajica


Marreco com repolho


marreco com repolho roxo

Comidas típicas do Rio Grande do Sul

Os pratos principais do povo do Rio Grande do Sul tiveram influência dosalemães e italianos. Dentre os pratos principais do Rio Grande do Sul estão: a polenta, o galeto, a linguiça, as carnes defumadas, bolos, pães e outros mais. Mais sem dúvida o prato mais conhecido é o churrasco gaúcho, que tem detalhes próprios da cultura gaúcha. A culinária gaúcha teve influências de portugueses, índios e espanhóis.

Um outro prato muito conhecido dos gaúchos é o arroz de carreteiro, que é preparado com charque, e seu consumo teve início com as grandes carreatas realizadas pelos gaúchos adentrando nos pampas com o intúito de desbravar partes do Rio Grande do Sul ainda não conhecidas e sem habitantes.

Falando na culinária riograndense não podemos deixar de falar no famosochimarrão, que é consumido pelo povo gaúcho diariamente. Ele é feito com ervas e é um dos maiores símbolos do Rio Grande do Sul. 


Veja agora mais alguns pratos da culinária desse Estado:

Quibebe ou pirão de abóbora


Rabada de boi, feito do rabo do boi e temperado com suco de limão, tomates, vinagre e suco de limão.



Churrasco gaúcho


Pucheiro (sopa feita com vegetais, carnes ou linguiça)

http://www.coisaspraver.com/2012/10/comidas-tipicas-da-regiao-sul-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário