IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Como falar com seus filhos sobre suicídio Falar sobre o suicídio não é fácil, principalmente com os filhos. Veja aqui dicas de como falar com seus filhos sobre esse assunto tão delicado!

Como falar com seus filhos sobre suicídio
Falar sobre o suicídio não é fácil, principalmente com os filhos. Veja aqui dicas de como falar com seus filhos sobre esse assunto tão delicado!


Na família o diálogo é como um tesouro. Pais e filhos que conversam criam laços de confiança que perduram pela vida inteira. E são muitos os assuntos que dão certo “frio na barriga” dos pais. Sexualidade, relacionamentos, conflitos sociais, religião, enfim, são muitos os temas. É preciso que os pais estejam preparados e conscientes do esclarecimento oferecido aos filhos, pois eles absorvem-no como verdade e levam isso como aprendizado para suas vidas. Dentre os temas difíceis de serem abordados está o suicídio. Muitos pais se esquivam e não conseguem conversar com os filhos sobre o assunto.

O suicídio é quando a pessoa tira a própria vida. Ao conversar com os filhos sobre este acontecimento, faz-se necessário falar também sobre os possíveis motivos que podem levar uma pessoa a praticar o ato. Deve-se também conscientizar a criança sobre a importância da vida para cada ser humano e o papel que cada um desempenha na sociedade como filho de Deus.

Não adianta criar tabus dentro do lar, pois se o assunto não for abordado em casa, será fora dela e neste caso o referencial pode não ser de confiança. Ao falar sobre o suicídio com seus filhos, observe os seguintes pontos:

Segurança e sinceridade

Por que esses dois pontos são tão importantes? Porque tratar de um assunto tão complexo exige muita honestidade e domínio sobre o tema. Não adianta tratar as crianças hoje como se elas não percebessem o que acontece ao redor. Ao falar sobre esse tema com seus filhos, explique o que é o suicídio, quais suas causas mais comuns e porque é tão importante evitar essas causas. Além disso, é importante alertá-los para a importância da vida e o papel que cada ser humano tem perante Deus.

Não condene

Evite termos condenatórios e preconceituosos. Dê sempre um tom amoroso aos seus argumentos e as suas informações. Explique que o suicídio não é uma alternativa saudável. Que não vale a pena ceifar a própria vida, mesmo com todos os problemas que possam existir. Fale para seu filho que a vida é uma oportunidade divina de aprendizado e deve ser muito valorizada.

Fale de compaixão

Desperte em seus filhos a compaixão pelos irmãos que caem no engano do suicídio. Ensine-os que somos todos irmãos. Fale para eles sobre a importância de sempre pedir a Deus, em suas orações, pelos nossos irmãos que estão em sofrimento. E que o suicídio seja um ato cada vez menos praticado.

Não é um assunto fácil. Dependendo da idade se torna mais difícil. Porém, é papel dos pais a educação dos seus filhos e informá-los, fazendo-os conhecer a vida, é uma missão. Portanto, não fuja dos temas complexos. Peça orientação a Deus que Ele os ajudará a educar seus filhos da melhor forma.

http://familia.com.br/V%C3%ADcios/como-falar-com-seus-filhos-sobre-suicidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário