IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 21 de setembro de 2014

22 DE SETEMBRO, DIA DA JUVENTUDE DO BRASIL.

Como a juventude é importante

TEXTO SOBRE A JUVENTUDE PARA REFLEXÃO:
Neste sábado, dia 22 de Setembro comemoramos o Dia da Juventude do Brasil. Consideramos a juventude uma fase muito importante na vida do indivíduo. É nela que o jovem mostra o que adquiriu como aprendizado na família para exercer sua cidadania na sociedade, pois a estabilidade familiar é o alicerce de uma vida norteada para o bem ou para o mal. É possível dividir o jovem em três categorias básicas: Jovens Satisfeitos; Insatisfeitos e Corrompidos.


O Jovem Satisfeito conduz sua vida de forma equilibrada em pensamentos e atitudes, busca suas realizações, seu sucesso e o caminho da prosperidade nunca usando seu semelhante como trampolim. Quase sempre este jovem é autossuficiente e caminha sem necessitar de apoio externo. 


"A felicidade quando existe se expressar no olhar de cada jovem".








O Jovem Insatisfeito tem uma vida que oscila entre o SER E NÃO SER é vítima na família na sociedade e a instabilidade serve de obstáculo ao seu alicerce. Este jovem necessita de amparo, carinho, compreensão da família e sociedade para que não caia na rede da degeneração. 
"A tristeza quando existem fica estampada olhar de cada jovem".



O Jovem Corrompido principalmente em época de eleição é o reflexo de uma família instável e de uma sociedade perniciosa das leis que não dão exemplos corretos para mostrar seus deveres. Nesta categoria o jovem sofre todas as punições e discriminações morais possíveis pela família, sociedade, religião, desestimulando o que ele pode ofertar.



Um país para ver seu cidadão sadio tem que ser sadio também, o que não é o caso do Brasil, como orientar este jovem para que não se corrompa? Se nosso país é pura corrupção, como orientar este jovem para que não mate? Não use droga? Não se prostitua? Se nosso país não extirpa as pragas daninhas, renascer e vestir-se do verde da esperança, por isso que, mais jovens ingressarão nos pelotões da violência, do tráfico de drogas, da AIDS, afetando a toda uma sociedade, pois os problemas que afetam nossa juventude afetam a cada cidadão de forma diferenciada.

O jovem necessita de incentivo à cultura diária, no âmbito familiar, escolar e profissional; um jovem culto, consciente, politizado estará apto a escrever sua história pessoal, usando de suas escolhas e sua liberdade de expressão; um jovem necessita sentir a solidariedade e o amor universal em cada um de seus pares para que vivencie sua transitoriedade de forma saudável, obtendo aprendizado em cada desafio que a vida lhe apresentar. Eu e você já fomos jovens em um tempo de estabilidade familiar, social e governamental, o qual resultou em seres de caráter integro e, hoje pela soma de experiência é possível ter uma visão ampla da juventude de apoiá-los através da palavra ou do ato, objetivando restaurar sua integridade moral e construir sua identidade para que o espaço que lhe é de direito, no contexto social onde está inserido. (Texto inspirado na crônica da Professora Verita)

A beleza da nossa juventude indígena.

A beleza da mulher negra brasileira.

O sorriso da juventude ruiva.

A beleza da juventude nas baladas.

Após a reflexão do texto acima, agora faça uma análise no conteúdo das duas canções abaixo postada nas Músicas: Não é Sério, de autoria de Charlie Brown Jr. e Linda Juventude de 14 Bis (Flávio Venturini e Márcio Borges).


DIA DA JUVENTUDE NO BRASIL


Nem tudo é fácil
Cecília Meireles

Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? 
Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? 
Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? 
Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? 
Mas quem disse que é fácil ouvir?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil amar? 
Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...
Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, 
Mas também tornemos todos esses desejos, realidades!!!



PARABÉNS A TODOS OS JOVENS BRASILEIROS!







Edição: Tadeu Patrício - Educador

Nenhum comentário:

Postar um comentário