IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 10 de maio de 2014

Promessas Folclóricas.

O que são, promessas do folclore brasileiro, exemplos, para que servem, as quadrinhas e poesias mais comuns.
Promessas folclóricas: pedidos com poesia.
O que são
As promessas folclóricas são pedidos que as pessoas fazem, principalmente, aos personagens do folclore brasileiro e santos católicos. Estão mais ligadas às crenças populares do que à religiosidade. Usam, para fazer as solicitações, quadrinhas ou poesias criadas pela cultura popular. São muito comuns nas regiões do interior do Brasil. Os pedidos geralmente são relacionados a coisas simples do cotidiano como, por exemplo, para encontrar algo perdido, conseguir um casamento, ir bem numa prova, se curar de uma dor e etc.

Alguns exemplos de promessas do folclore brasileiro:
Para encontrar algo que perdeu:
São Longuinho, São Longuinho
Me faça encontrar o que perdi
Que eu dou três pulinhos. 
(após encontrar o objeto perdido a pessoa deve dar três pulos)
______________________________

Para ter um bom desempenho na prova:
Menino Jesus da Lapa,
Vestido de azul celeste,
Vou fazer a minha prova,
Por favor, seja meu mestre.
_______________________________

Para fazer para de chover:
Santa Clara, clareai
E a chuva embora mandai.
________________________________

Para encontrar algo perdido
Negrinho do Pastoreio,
Acendo uma vela pra ti,
E peço que me ajude a encontrar,
O objeto que perdi.
__________________________________

Para encontrar algo perdido:
Alma da Nhá Benta
Sem você o que eu faria?
Devolve o que perdi,
Que eu rezo três ave-marias.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário