IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 15 de maio de 2014

* AGRIÃO.



O agrião é uma planta da família das Crucíferas, é um vegetal riquíssimo em vitaminas e sais.
Nele se encontra mais ferro do que na couve e na alface.

O agrião tem muitas propriedades medicinais, podendo ser usado em saladas, em sucos e outras formas.

O agrião é aperitiva, diurética, adstringente, antiescorbútica, refrescante, fortificante, oxidante dos humores do sangue, andiabética e depurativa.
Seu sumo é muito usado nas dermatites e nas litíases hepáticas e renais.

O uso do agrião tem sido muito usado na tuberculose pulmonar.É um remédio excelente nas desordens digestivas, enfermidades da pele, do fígado e rins.

O agrião tem sido recomendado, também, em casos graves de varíola e sarampo, para prevenir complicações.

Em saladas come-se o agrião para combater o reumatismo, a gota, o artritismo, a a inchação das glândulas, a debilidade do coração e dos nervos...

O suco do agrião tem virtudes diaforéticas e vermífugas. Para expelir os vermes intestinais, toma-se meia a uma xícara pequena de suco, duas vezes ao dia, segundo a idade. Em maior quantidade pode irritar os intestinos, se bem que sem maiores consequências.

EM SALADAS
Segundo Dr. Pio F. diz que o agrião combate o escorbuto e em todos os casos de avitaminose ou deficiência do organismo em vitamina C. Diz também que esse vegetal limpa o ventre, mata as lombrigas intestinais, mundifica as vias urinárias, provoca a urinação e combate o reumatismo, a bronquite e toda espécie de enfermidades catarrais. Comido em quantidade moderada, tonifica o estômago e abre o apetite.

Dr. Raul recomenda o agrião, em forma de saladas ou sucos para: fraqueza geral, falta de apetite, dispepsias, catarros brônquios, herpes, eczemas, pruridos etc.

Dr. Luis Cabrera diz que usa-se o agrião, com êxito, em forma de salada, como modificador das inflamações da boca em geral: estomatite, gengivite e faringite. Sua ação é maior quando se empregam, em maceração, os talos e as folhas em jejum.

EM SUCOS
O suco de agrião é bom também para: amenorréia, dismenorréia, anorexia, colecistite, coletíase, debilidade cardíaca, debilidade geral, dermatose, escrofulose, hidropisia, hepatite, impurezas do sangue, icterícia catarral, litíase renal, litíase vesical, neurastenia, raquitismo, tuberculose, vermes etc.

Usa-se esse suco, em fricções diárias no couro cabeludo, para prevenir a queda do cabelo.
Muitas pessoas sabem usar o agrião no preparo de xaropes caseiros contra a tosse.
Mistura-se o suco de agrião com mel, obtém-se um xarope valioso para combater não só a tosse, mas também a bronquite e a tuberculose pulmonar.

RECEITA DO XAROPE
Lavar o agrião em água corrente e amassar, centrifugar ou socar no socador de alho. Quando virar uma massa, colocar num pano e espremer bem. Para 300 gramas de suco de agrião usa-se 400 gr de mel de abelha e meia clara de ovo batido. Levar ao fogo e mexer sempre. Começando a ferver, remover a espuma. Deixar ainda ferver e, ao subir, tirar do fogo.Coar, deixar esfriar e guardar em frascos, que devem ser bem tampados. Tomar uma colher(sopa) quatro vezes ao dia.

CATAPLASMA
Se aplicar o agrião em cataplasma sobre úlceras, pústulas de sarna, etc. apressa a cicatrização. As folhas e os talos devem ser bem triturados. Aplicados assim, com azeite de oliva, sobre tumores, úlceras, chagas, favorem rápida cura.

ATENÇÃO!
As mulheres grávidas não devem comer agrião em grandes quantidades, pois é perigoso e vir a abortar.

VALOR ALIMENTÍCIO
Os nutricionistas aconselham a comer o agrião com mais frequência, pois ele é rico em sais e vitaminas.
O principal valor nutritivo do agrião está em grande parte, nos talos.
O agrião deve ser consumido antes de sua florada, porque as flores tornam seu sabor menos agradável e picante.
Deve-se lavar muito bem o agrião em água corrente e usar sumo de limão em abundãncia para afastar qualquer perigo.

http://cantinhodasplantas.blogspot.com.br/2011/06/agriao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário