IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Plano de aula sobre os sistemas que compõem o corpo humano para o 5° ano do ensino fundamental.

Plano de aula e atividades sobre os sistemas do corpo humano destinado a alunos do 5° ano do ensino fundamental. Para ver atividades prontas sobre este tema, clique aqui.



Disciplina: Ciências
Conteúdo: Sistemas do corpo humano 
Ano de ensino: 5º ano
Tema: Quais os sistemas que compõem o corpo humano?
Objetivo: 
Conhecer os sistemas que compõem o corpo humano e as suas funções.
Material: 
Lápis, borracha, folha sulfite, novelo de lã ou rolo de barbante.
Conhecimento prévio:
Saber sobre alguns órgãos que fazem parte do corpo humano, assim como suas funções.
Atividade motivacional: 
Indagar: Quantos órgãos existem no corpo humano? Quais são?
Registrar as respostas no quadro.
Encaminhamento metodológico: 
Explicar que o corpo humano é constituído por diversos sistemas que são compostos por alguns órgãos. Cada sistema exerce sua função específica no organismo. 
Os sistemas são: digestório, respiratório, cardiovascular, endócrino, nervoso, urinário, genital, muscular, sensorial e ósseo. 
Comentar todos os sistemas que compõem o corpo humano.
Agora, mostrar o link, abaixo, aos alunos, para que visualizem melhor: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/corpohumano/
Avaliação:
Fazer a brincadeira do novelo de lã.
Organizar a turma em um grande círculo na sala de aula ou no pátio da escola. Com um rolo de barbante ou novelo de lã na mão, o professor deve iniciar a brincadeira falando o nome e a função de um órgão do corpo humano. Em seguida, lançar o rolo ou novelo a um aluno, que deve segurar a ponta do fio e falar outro nome e função de um órgão do corpo humano, e lançar o rolo para outro colega, e assim, sucessivamente. 
Solicitar a atenção dos alunos, pois depois farão uma atividade que terão que lembrar a palavra dita pelo colega.
(Professor: inserir o nome dos alunos da sala quando elaborar a avaliação)
Após a brincadeira, entregar uma folha com as seguintes questões a serem respondidas:
1) O órgão _____________________ dito pela colega, Alice, faz parte do sistema __________________________.
2) De acordo com a Júlia, o órgão ___________________ é responsável por ___________________________________.
3) Etc...

Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França ( Ed. Positivo)


Clique aqui e veja atividades prontas sobre este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário