IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 13 de abril de 2014

NOVOS PRODUTOS PROMETEM LAVAR O CARRO COM MAIS EFICIÊNCIA E MENOS POLUIÇÃO. Confira quais são as diferenças entre as lavagens com espuma azul e a seco e entenda se são boas opções ou puro marketing.

Lavagem com espuma azul EcoWash (Foto: Divulgação)
Lavagem a seco ou até com uma espuma azul são alguns dos tipos de limpeza automotiva que surgiram no mercado recentemente e tentam conquistar a preferência do consumidor. Além de fazerem o trabalho para que você possa aproveitar o domingo longe da mangueira e do balde, esses novos serviços prometem ser cada vez mais eficientes na limpeza e sustentáveis com a natureza. Confira se essas diferentes composições químicas dos novos shampoos de carros realmente fazem alguma diferença na pintura ou se não passam de ações de marketing para conquistar o seu dinheiro.

A tal espuma azul

Alguns postos de combustível passaram a oferecer não somente a lavagem comum do carro, mas também a opção com uma tal de “espuma azul”. Segundo a Time Wash, fabricante do Eco Wash, o produto consegue limpar o carro apesar de não contar com amônia em sua composição. Usada em boa parte dos detergentes automotivos comuns, a substância pode danificar a pintura e ressecar a mão dos lavadores.

A composição do produto é mantida em segredo, mas Elizabete Lima, professora de toxicologia ambiental e forense da Universidade Federal do ABC, garante que é possível um detergente sem amônia limpar bem o carro. “Existem outros componentes que podem fazer essa substituição e garantir a limpeza”, explica. A empresa também garante que seus compostos não agridem o meio ambiente e atendem às normas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Mas não espere que a cor azul da espuma faça alguma diferença na lavagem do seu carro. A pigmentação, que funciona como principal marketing do produto, serve somente para diferenciar o produto de seus concorrentes. Segundo a Time Wash, a tintura é importada é garante ao consumidor que a lavagem está sendo feita com o Eco Wash e não seus concorrentes. Isso além chamar atenção dos consumidores, claro.
Copo meio cheio

Se você é daqueles que lavam o carro com mangueira preocupados com a sustentabilidade, o principal mote da rede de lava-rápidos Acqua Zero é utilizar somente um copo de água para dar conta do recado. A empresa garante que seus produtos repelem a sujeira da lataria sem líquidos porque eles amolecem as partículas indesejadas. Na segunda etapa da lavagem, um pano comum retira o produto junto com a sujeira e pronto.

O Dry Wash e o Best Dry são outros dois serviços que apostam em químicas específicas para evitar o desperdício de água. Mas não pense que o líquido está completamente fora da jogada. Os produtos utilizados têm água em sua composição, o que garante que os resíduos da lavagem possam ser jogados no esgoto sem poluir o meio-ambiente.

A professora da UFABC confirma que existem opções de lavagem a seco no mercado com componentes menos nocivos para garantir limpeza para o carro e segurança para os profissionais. “Esses produtos surgiram em 1950 e foram aprimorados. Eles são feitos à base de solventes orgânicos não-nocivos à pintura e são tão eficientes quanto lavar com água e detergente neutro”, diz. Além disso, os riscos de alergia e de poluição do meio ambiente não são maiores nesses casos.

Fique de olho

Apesar de alguns fabricantes evitarem divulgar qual é a composição dos seus produtos de limpeza para carros, o consumidor pode exigir essas informações no posto de combustível ou lava-rápido. “Às vezes o próprio manual do carro restringe determinados produtos para a limpeza, então o consumidor pode questionar a empresa prestadora de serviço para saber quais produtos foram usados”, explica Márcio Marcucci, diretor de fiscalização do Procon-SP. Caso o produto cause danos ao carro, o consumidor pode registrar uma queixa contra a fabricante e o prestador de serviço nos órgãos de defesa do consumidor e na Anvisa, que regulamenta a venda deste tipo de produto. (Colaboraram Fernando Bumbeers e Jessica Ferrara)

FONTE:
http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/04/novos-produtos-prometem-lavar-o-carro-com-mais-eficiencia-e-menos-poluicao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário