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quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Estou postando algumas atividades de matemática.Aproveitem!!!

Estou postando algumas atividades de matemática.Aproveitem!!!







http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/02/estou-postando-algumas-atividades-de.html

25 DE AGOSTO --- DIA DO SOLDADO


25 DE AGOSTO ---  DIA DO SOLDADO


DUQUE DE CAXIAS

PARA UM GRANDE EXÉRCITO
UM GRANDE PATRONO

“Sigam-me os que forem brasileiros”
é a célebre frase do Soldado Brasileiro,
Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, na guerra do Paraguai.
"Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias é o insigne Patrono do Exército Brasileiro, que o reverencia na data de seu nascimento - 25 de agosto - "Dia do Soldado"

Caxias pacificou o Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, províncias assoladas, no século passado, por graves rebeliões internas, pelo que recebeu o epíteto de "O Pacificador".

Comandou Exércitos em três campanhas externas: na mais difícil delas, quando em Lomas Valentinas, no ano de 1868, tomado de justo orgulho, bradou aos seus soldados: "O Deus dos Exércitos está conosco. Eia! Marchemos ao combate, que a vitória é certa, porque o General e amigo que vos guia, ainda, até hoje, não foi vencido!".
 Caxias organizou o Exército Brasileiro, fez-se político, governou províncias e o próprio Brasil, pois foi Presidente do Conselho de Ministros por três vezes.

Não apenas por tudo isso, "O Pacificador" foi o vulto mais exponencial de seu tempo, chamando-lhe os apologistas, de "O Condestável do Império".

O saudoso e venerando jornalista Barbosa Lima Sobrinho o cognomina de "O Patrono da Anistia" e o povo brasileiro, em espontânea consagração, popularizou o vocábulo "caxias", com o qual são apelidados os que cumprem, irrestritamente, os seus deveres.

Marechal do Exército, Conselheiro de Estado e da Guerra, Generalíssimo dos Exércitos da Tríplice Aliança, Barão, Conde, Marquês, Duque, Presidente de Províncias, Senador, três vezes Ministro da Guerra, três vezes Presidente do Conselho de Ministros, o "Artífice da Unidade Nacional", eis Caxias, Patrono do glorioso e invicto Exército Brasileiro!

O inesquecível sociólogo Gilberto Freyre, no reconhecimento das excelsas virtudes do Duque de Caxias, assim se expressou:
"Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis. Os "caxias" devem ser tanto paisanos como militares.
O caxiismo deveria ser aprendido tanto nas escolas civis quanto nas militares.

É o Brasil inteiro que precisa dele"...



Quem foi Duque de Caxias?

Marechal de Exército- Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias - Patrono do Exército Brasileiro (25 de agosto 1803 - 7 de maio 1880).



Onde nasceu Duque de Caxias?

"Nasceu na Fazenda de São Paulo, Vila de Porto de Estrela, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.
Em 22 nov 1808, assentou praça como cadete no 1º Regimento de Infantaria, ingressando, posteriormente, na Academia Real Militar.
Tenente, integrou o recém-criado Batalhão do Imperador, como ajudante, com ele recebendo o batismo de fogo, em 3 maio 1823, nas lutas pela independência na Bahia, quando pôde revelar excepcionais qualidades de iniciativa, comando, inteligência e bravura.

Com pouco mais de 20 anos, já era capitão e participou, ainda com o Batalhão do Imperador, da Campanha da Cisplatina.
Em 2 de dezembro 1839, já Coronel, passou a encarnar a auréola de Pacificador e Símbolo da Nacionalidade, ao ser nomeado Presidente da Província do Maranhão e Comandante-Geral das Forças em Operações, para debelar a "Balaiada", após o que recebeu o título de Barão de Caxias e a promoção a Brigadeiro. Entrou na História como "O Pacificador" e sufocou muitas rebeliões contra o Império.

Também pacificou São Paulo e Minas Gerais, em 1842, razão por que foi promovido a Marechal-de-Campo graduado.

Em fins de 1842, foi nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército em operações no Rio Grande do Sul, para combater a Revolução Farroupilha, que já durava 8 anos, e ao término da qual foi efetivado como Marechal-de-Campo, eleito Senador pelo Rio Grande do Sul e distinguido com o título de Conde.

Em 1851, foi novamente nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército do Sul. Desta feita, para lutar contra Oribe, no Uruguai, e, logo a seguir, contra Rosas, na Argentina.

Vitorioso mais uma vez, foi promovido a Tenente-General e elevado à dignidade de Marquês.

Em 16 junho de 1855, foi Ministro da Guerra e, em 1856, Presidente do Conselho de Ministros, ambos pela primeira vez.

Em 10 de outubro de 1866, foi nomeado Comandante-em-Chefe das Forças do Império em operações contra as tropas do ditador Lopez do Paraguai, sendo efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo, em 10 de fevereiro de 1867, o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina.

Segue-se uma série de retumbantes vitórias, em Itororó, Avaí e Lomas Valentinas, a rendição de Angustura e a entrada em Assunção, quando considerou encerrada a gloriosa Campanha por ele comandada. "Pelos relevantes serviços prestados na Guerra do Paraguai", o Imperador lhe concedeu, em 23 março de 1869, o título de Duque - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

Caxias foi Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros por mais duas vezes; a última de 1875 a 1878.

Faleceu na Fazenda Santa Mônica, nas proximidades do Município de Vassouras - RJ, sendo o seu corpo conduzido para o Rio e enterrado no Cemitério do Catumbi.

Hoje, os restos mortais do Patrono do Exército e os de sua esposa jazem no mausoléu defronte do Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio de Janeiro".

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br

Atividades para Semana da Pátria

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/08/atividadades-para-semana-da-patria.html

EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA...


EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA

Leitura diária do alfabeto exposto na sala de aula;
Escrita do alfabeto;
Ordem alfabética;
Leitura diária dos nomes dos alunos da sala expostos em cartaz;
Associação das letras aos próprios nomes e dos colegas;
Leitura e escrita de listas (nomes de meninos e meninas)(crachás) (frutas) (alimentos);
Leitura pelo aluno:marchinhas,quadrinhas e curiosidades;
Ditado interativo:usos do R e do RR;
Releitura e focalização:usos do R e do RR,Q e G;
Leitura pelo aluno:listas de colegas,listas de meninos e meninas;
Escrita pelo aluno:parlenda,marchinhas ,quadrinhas e curiosidades;
Leitura pelo aluno:adivinhas,cruzadinhas com bancos de palavras,caça-palavras.

PROJETO DIDATICO(ANIMAIS DO MAR)

Golfinhos, Tartaruga Marinha, Cavalo Marinho:
Leitura pelo professor;
Produção oral com destina escrito;
Leitura em duplas;
Registro de informação;
Preenchimento de ficha técnica;
Apresentação das informações aprendidas;
Escrita de um texto;
Releitura de texto;
Revisão coletiva-linguagem;
Revisão coletiva –ortografia e separação de texto;
Revisão dos próprios textos;
Passar a limpo os próprios textos;
Ilustrações para os animais.

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br

Como tratar com os pais sobre a retirar das fraldas das crianças

Como tratar com os pais sobre a retirar das fraldas das crianças

1ª etapa O trabalho deve ser iniciado com a articulação com as famílias. Em reunião com pais ou responsáveis, compartilhe informações sobre a retirada das fraldas. Ressalte três pontos importantes: o primeiro é que a iniciativa deve partir das crianças e é uma importante conquista na vida delas. O segundo é que os adultos devem ficar atentos aos sinais de que ela já está pronta. E o terceiro é que as ações em casa e na creche devem ser coordenadas. Quanto mais a instituição se colocar como parceira, aberta para esclarecer dúvidas e disponível para ajudar na resolução de problemas, mais tranqüilo e bemsucedido será o processo.

2ª etapa Um ou dois meses depois da primeira reunião, chame os pais para conversar individualmente ou em pequenos grupos. Estabeleça decisões para dar início à retirada de fraldas de cada criança: para algumas, será o caso de manter só à noite; para outras, será preciso esperar mais.

3ª etapa Com os professores e a equipe de funcionários, realize encontros de formação para que eles compreendam como se dá o processo de abandono das fraldas. Estabeleça os principais procedimentos - o mais importante é a criação de uma rotina específica para que todos possam ir ao banheiro.


4ª etapa Na sala, o processo precisa ser flexível para respeitar as fases de cada um. A professora pode convidar a turma para ir ao banheiro, em média, a cada 30 minutos. É importante combinar essa atividade com outras para os que já utilizam o vaso normalmente. Para incentivar a troca de informações sobre essa fase, promova conversas com as crianças e escute seus comentários.
Avaliação
Observe junto com os colegas e os pais a evolução de cada criança. Acolha as que demonstram mais dificuldade, ouça suas angústias e evite que se sintam repreendidas ao deixar "escapar" um xixi ou cocô.



Faixa etária
0 a 3 anos

Conteúdo


Identidade e autonomia
Objetivos
- Favorecer um processo tranqüilo de retirada de fraldas para as crianças, respeitando ritmos e necessidades.
- Auxiliar a equipe a construir competências para o bom acompanhamento do processo.
- Promover um diálogo com as famílias, favorecendo ações em conjunto com a creche.
Tempo estimado
O ano todo.
Desenvolvimento


fonte: nova escola

Contos e fábulas da natureza

Contos e fábulas da natureza


O cachorro é candidato
O Prefeito ou Senador
O burro vota no gato
Por que jegue é eleitor
E se o gato se eleger
Pode ser governador

Comadre raposa agora
É candidata que vem
Pede o voto do cavalo
E de dona égua também
Raposa e política esperta
A ladra pior que tem

Compadre gato é também
Presidente do partido
Alem de chefe político
Por que é muito sabido
Enganando os bichos bestas
Já estar enriquecido

Compadre tigre também
Diz que é Veria dor
Comadre onça é assessora
E o lobo devorador
Diz que vai ser candidato
E o bode é seu eleitor

Mas o bode é pulador
E não sabe com quem fica
O tesoureiro é o lobo
Deixa todos na fubica
Mas cuidado com a raposa
Se não agora ela inrrica

Gato e raposa roubam
Cachorro é sem consciência
Lobo e rato roubam muito
Por que tem inteligência
Cada golpe de estado
Acaba com a previdência

Na missa da natureza
É lógico que acredito
O papagaio é o padre
Que faz o sermão bonito
Macaco assoveia e toca
Pro galo cantar bendito

O pardal eu admito
Que ele é o são cristão
A andorinha é a freira
O jumento é com razão
Coroinha da capela
Que o louro faz sermão

O papangu é o papa
Que fala mais de um idioma
Temos o papa larga ta
Que não é papa de Roma
No vaticano da mata
Freio graúna se a proma

O cachorro é o soldado
Raposa é réu infeliz
Macaco é advogado
E o leão é juiz
O tigre é o promotor
Corta o mal pela raiz

Já o gato acusa e diz
O roubo que o rato fez
Gato rico testemunha
Rato pobre é pro xadrez
E urubu por ser preto
Com garça nunca tem vez

Papagaio diz mais de uma vez
Por ter descriminação
Rato pobre urubu preto
E galinha faz confusão
Por que preto puta e pobre
Sempre perde na questão


Autor poeta Raimundo nonato da silva
 
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2011/01/contos-e-fabulas-da-natureza.html

Piadinha do Balão

Piadinha do Balão



Havia certa vez um homem navegando com seu
balão, por um lugar desconhecido. Ele estava
completamente perdido, e qual grande foi sua
surpresa quando encontrou uma pessoa...
Ao reduzir um pouco a altitude do balão, em uma
distância de 10m aproximadamente, ele gritou
para a pessoa:
- Hei, você aí­, aonde eu estou?
E então a jovem respondeu:
- Você está num balão a
10 m de altura!
Então o homem fez outra pergunta:
- Você é professora, não é?
A moça respondeu:
- Sim...puxa! Como o senhor adivinhou?
E o homem:
- É simples, Você me deu uma resposta
tecnicamente correta, mas que não me serve
para nada...
Então a professora pergunta:
- O senhor é secretário da educação, não é?
E o homem:
- Sou...Como você adivinhou???
E a Professora:
- Simples: o senhor está completamente perdido,
não sabe fazer nada e ainda quer colocar a culpa
no professor.
 
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2011/01/piadinha-do-balao.html

Mais Matemática...

Mais Matemática
















Os 5 Sentidos

Os 5 Sentidos








 
http://www.atividades-escolares.com/2011/03/os-5-sentidos.html

Texto: O que é uma Parlenda

Texto: O que é uma Parlenda

Você sabe explicar para um pai o que é uma parlenda?
Não fique em saia justa...
Vou explicar porque estou falando isso:
Fui a renião escolar de minha filha que está no 1º ano do ensino fundamental, chegando lá a professora foi relantando sua prática aos pais e no decorrer da conversa ela disse que trabalhava muito com parlendas... (de fato trabalha), uma mãe daquelas que perguntam tudo (isso é bom... eu gosto), perguntou para a professora o que é uma parlenda e acreditem: Ela não sabia explicar com clareza, fiquei envergonhada por ela tentei entrar no meio e explicar mas ela ficou tão nervosa que falava sem parar coisas sem sentido chegando a igualar a parlenda às trava-línguas... então eu deixei pra lá.
Bom , pessoal nós na maioria das vezes somos assim... trabalhamos a anos com determinada metodologia e quando precisamos dar definições teóricas nos enrolamos e isso deixa uma imagem ruim do professor junto a família, pode ser a melhor alfabetizxadora do mundo se ela não souber argumentar e embasar suas atitudes seu trabalho não será completo.
Para contribuir um pouquinho deixo aí a definição de parlenda:

Parlenda [De parlanda, com dissimilação] S.F. 1. Palavreado, palavrório, bacharelada. 2. Discussão inoportuna: desavença, rixa, 3. Rimas infantis, com verso de cinco ou seis sílabas, para divertir, ajudar a memorizar ou escolher quem fará tal ou qual brinquedo. EX: ‘’Amanhã é domingo/Pé de cachimbo; Um dois/feijão com arroz’’.[Var.: parlenga e (pop.) perlenda, perlenga].*

Segundo o Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar, estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente, passaram a usálos na escola para propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.
Existe também uma justifi cativa didática bastante pertinente para o seu uso nas propostas de alfabetização: são textos que permitem que os alunos leiam antes de saber ler. A partir desse repertório – que deverá ser construído ou apenas resgatado –, os alunos que ainda não compreenderam a relação entre a fala e a escrita terão nesses textos inúmeras possibilidades de tentar ajustar o oral ao escrito e assim avançar em suas hipóteses sobre o funcionamento do nosso sistema de escrita.
Para poderem avançar em relação aos conhecimentos sobre o sistema e em relação aos comportamentos de leitor, os alunos devem ser convidados a ler – mesmo que ainda não o façam do ponto de vista convencional – em contextos que favoreçam ao máximo sua atuação como leitores. Para isso, certas condições precisam estar garantidas: o texto que a criança interpretará deverá conter dicas que permitam, além da atribuição de significado ao escrito, que se façam antecipações e que se utilizem conhecimentos além da decifração.
Esses textos também possibilitam um importante trabalho com a oralidade, já que nasceram para ser falados. Assim, é interessante criar situações em que os alunos leiam, recitem ou declamem em público, aprendendo então qual a melhor entonação e o ritmo que devem ser dados ao texto que será apresentado.
Além de tudo isso, o repertório de textos memorizados pode enriquecer – e muito – o universo cultural dos alunos.

Algumas dicas

Quanto mais precisos forem a proposta e o contexto de leitura, maiores as chances de fazer os ajustes necessários entre o que é recitado e o que se encontra por escrito e a possibilidade de localização da informação pedida.
Quanto mais o conteúdo do texto for previsível e conhecido, mais os alunos poderão utilizar os indicadores qualitativos e quantitativos que os textos oferecem.
A presença de ilustrações e imagens permite ao aluno fazer relações com o conteúdo tratado nas parlendas e nos trava-línguas.
No planejamento das atividades que você vai encontrar a seguir vamos usar as parlendas com intencionalidade didática. São propostas de leitura, escrita e comunicação oral em que os alunos são convidados a ler, escrever e declamar parlendas conhecidas, inéditas, e ainda diferentes versões de uma mesma parlenda.
Vale lembrar que no 1º bimestre este universo infantil da cultura popular já esteve presente por meio das cantigas de roda. Organizar e planejar novas atividades com as parlendas e os trava-línguas, partindo dos mesmos pressupostos será bastante produtivo para o seu trabalho.
 
*fonte: GUIA PARA O PLANEJAMENTO DO PROFº ALFABETIZADOR - VOL 2 (PMESP)

Ditado Silábico

Ditado Silábico

Eu amo estas atividades, elas clareiam as hipóteses no processo de alfabetização das crianças, direcionam e facilitam a compreensão da escrita, explore novas ideias crie novos ditados silábico ... reforce... reforce e verás o resultado.



http://www.atividades-escolares.com/2011/04/ditado-silabico.html

ATIVIDADES DIVERTIDAS DE MULTIPLICAÇÃO

ATIVIDADES DIVERTIDAS DE MULTIPLICAÇÃO






http://www.atividades-escolares.com/2011/05/atividades-divertidas-de-multiplicacao.html