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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Como trabalhar com a temática indígena?



O indígena trabalhado ainda em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. 


A realidade indígena nos dias atuais é bem diferente do passado, da mesma forma que os tataranetos dos portugueses que chegaram com suas caravelas nesse solo não se vestem hoje da mesma maneira que seus avós. Os povos indígenas possuem vestimentas tradicionais próprias e grafismos com os quais fazem pinturas corporais, mas a nudez ou não nudez, não define ser indígena ou não indígena. Toda cultura é dinâmica, está sempre em constante movimento, mudando e se adaptando dentre os séculos.


Mês de Abril é conhecido nas “questões” indígenas justamente pelo dia 19 de Abril, que para muitos é “o” dia do Índio. Mais que para nós indígenas não se trata nada mais nada menos que “um” dia do índio. Tantas datas iguais a essa já se passaram, umas comemorativas, festivas e outras composta por manifestações, repúdios e pedido de socorro por parte dos Povos Indígenas.


Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo?
Trabalhar com os alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/04/como-trabalhar-com-tematica-indigena.html

Como resolver problemas de indisciplina?



Veja atividades práticas para fazer com os seus alunos, que os auxiliam a entender regras e noções de respeito ao próximo.
Segundo a professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I com pós-graduação em Alfabetização Glauce Rossi, da EMEI Santos Dumont, na Educação Infantil, os maiores problemas de indisciplina ocorrem com alunos que costumam ter reações agressivas e intolerantes, o enfrentamento e o desrespeito aos colegas e à professora, além da dificuldade de adaptação ao ambiente escolar. Mas o que fazer para que as crianças nessa faixa etária aprendam a ter disciplina e a respeitar regras, professores e colegas? Quais os desencadeadores dessas atitudes? 


Para Glauce, entre os principais motivos estão os pais, que delegam para a escola toda a responsabilidade da Educação de seus filhos que, na realidade, deveria começar em casa, e a escola, que não consegue acompanhar as mudanças de vida e dos valores socioculturais da nossa sociedade. "Com essas mudanças, nossas crianças também não são as mesmas de décadas atrás. Atualmente, elas estão perdendo a 'primeira infância', em que o brincar é essencial para o seu desenvolvimento, mas a escola insiste em ensinar nos moldes antigos, mesmo na Educação Infantil, dando ênfase apenas à alfabetização, não levando em conta a importância do brincar nessa faixa etária", explica ela. 


Com relação à família, a professora diz que sua atitude é fundamental para a formação da criança, pois é nela que ocorre a maior parte dos aprendizados na vida dela. Por isso, são os pais que representam a primeira e a mais importante escola para a aprendizagem das regras de conduta, dos limites de comportamento, lidar com sentimentos e antecipar as consequências das ações dos seus filhos. Além disso, os pais devem acompanhar diariamente a vida escolar dos filhos, participando de encontros, palestras, reuniões etc. 


Mas mesmo os pais tendo papel primordial, o professor e a escola também possuem a função de educador e, nesse caso, Glauce sugere ao professor agir com autoridade, com diálogo e respeito ao aluno, além de deixar claro que o que é errado é o comportamento e não o aluno. Mostrar à criança que ela desrespeitou um dos combinados (regras) do grupo e, por isso, há uma consequência para a quebra dele. Lembrando que a professora deve criar combinados (regras) com a turma de alunos logo no início do ano letivo. "O profissional erra quando exerce uma autoridade sem limites ou com exagero, desrespeita a criança com gritos, impõe suas regras e não leva em conta os combinados do grupo; isso não resolve a situação, pelo contrário, tende a criar novos problemas de indisciplina", diz ela. 


Para finalizar, a professora aconselha: "O papel da Educação Infantil é ir além da alfabetização, sempre pensando na criança como um indivíduo que necessita aprender coisas tão importantes como as matérias básicas. Respeitar as pessoas, o meio ambiente, exercer a cidadania, aprender sobre valores, higiene, responsabilidades e tudo o que for possível para a criança se tornar um adulto responsável".


Veja a a minha reportagem completa com as atividades na Revista Guia Prático da Educação Infantil: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/120/artigo291856-1.asp

PLANO DE AULA - Sequência didática sobre a História do Brasil Colônia




Tema - História do Brasil Colônia


Objetivos 
- Relacionar passado e presente, identificando pontos de permanência e mudança entre a própria vida e a dos grupos estudados.
-Conhecer e analisar os principais fatos na época do Brasil colonial.


Conteúdo:
Brasil Colônia


Anos- 4º e 5º.


Desenvolvimento:
1ª etapa
O professor vai iniciar o trabalho falando o que eles vão aprender sobre essa época. Explicará que o período se inicia com a descoberta do Brasil em 1500 e vai até a Independência, em 1822.
Para trabalhar a questão da temporalidade o professor fará uma breve discussão na lousa sobre séculos, contagem de tempo, algarismos romanos, e depois será proposta uma atividade que os alunos levarão para fazer em casa. Esta atividade é a linha do tempo pessoal na qual dados importantes que aconteceram na vida de cada criança, desde seu nascimento, serão registrados no gráfico. Um ou dois eventos serão anotados por elas, a cada ano. De maneira a analisar a questão do tempo em forma linear.
Exemplo:
2ª etapa
Apresentando a História do Brasil no período da conquista e posse de terra dos portugueses, as crianças farão comparações com suas atividades de hoje em dia.
Partindo dos habitantes que já estavam aqui, será apresentado seu modo de vida, bem como a questão do achamento do Brasil, sua intencionalidade ou casualidade, em pequenos textos para as crianças fazerem comparações e darem suas opiniões. Após lidos e levantadas as palavras difíceis, serão discutidas as duas versões. As crianças se expressarão elaborando um pequeno texto com suas opiniões sobre o achamento do Brasil.




Exemplo trechos de textos escritos pelas crianças:
Eu acho que....
... Pedro Álvares Cabral foi enviado às Índias para fazer comércio, porém em 22 de abril de 1500 chegou ao Brasil porque se perderam no caminho. Aqui eles encontraram os índios...


Eu acho que..
...O Brasil não foi descoberto porque os índios já moravam aqui antes...


3ª etapa
Os temas: As divisões do Brasil, As Viagens/Meios de transportes, As florestas, As pessoas e Os Governos, Independência do Brasil, eles serão escolhidos em grupos (dividir os alunos em grupos) de modo que os alunos representarão em dois momentos (1500 e 2003) da História do Brasil. Em grupos numa cartolina, as crianças irão representar os temas nos períodos por meio de desenhos, que depois terão que apresentar para toda a sala por cada equipe. No término da aula, as crianças irão expor seus trabalhos no mural.


Avaliação
Será avaliada a participação das crianças durante as aulas e se elas são capazes de desenvolver a orientação temporal, ou seja, relacionar o passado ao presente, indicando mudanças e permanências. Verificar como cada uma constrói argumentos sobre os conteúdos estudados.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/09/plano-de-aula-sequencia-didatica-sobre.html

POESIAS E PRIMAVERA



Aproveite o tema da Primavera para trabalhar poesias com seus alunos.
O ato de interpretar um poesia não pode ficar restrito a sua forma de apresentação, como ocorre a disposição das palavras, dos versos, das rimas e das estrofes, e nem somente pelos questionamentos apresentados nas atividades de interpretação propostas pelos livros didáticos.
O professor deve partir de uma leitura poética do mundo, fazendo da poesia motivo de apreciação lúdica, incentivando os alunos a brincarem com palavras. 


http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/09/poesias-e-primavera.html

DIA DAS CRIANÇAS - ATIVIDADES



CRIANÇA NÃO TRABALHA
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez...
MÚSICA DO CD PALAVRA CANTADA


ATIVIDADES:


- LEITURA DO TEXTO 
- CANTANDO A MÚSICA
- CONVERSA SOBRE O TRABALHO INFANTIL E OS DIREITOS DA CRIANÇA.




http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/09/dia-das-criancas-atividades.html

Atividades com crachás



http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2014/03/atividades-com-crachas.html

Meio Ambiente - Plano de aula


Tema: Água

OBJETIVOS:

Preservação do recurso ambiental: a água;
Evitar o desperdício de água.
CONTEÚDOS:
- Uso racional da água

PROCEDIMENTOS:
O professor desperta a curiosidade do aluno para uma situação-problema:
Você sabe o que tem que fazer para economizar água?

Os alunos vão formular hipóteses registrando com desenhos.

Distribuir os folhetos da SABESP em grupos de alunos.
Leitura do folheto sobre a economia de água.
Os alunos vão verificar suas hipóteses. O que faltou? O que está certo os seus registros?
Discussão em grupo.
Montar um cartaz com os registros dos alunos.

RECURSOS:
-folhetos da SABESP

AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua observando o interesse e a participação dos alunos.


Folheto SABESP- Clique para imprimir.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2014/05/meio-ambiente-plano-de-aula.html

Trabalhando com Romero Brito


1- Observe o alfabeto do artista Romero Brito:


2- Agora você pode montar o seu nome ou formar outras palavras no estilo Romero Brito. 
Mãos a obra!!!


http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2014/08/trabalhando-com-romero-brito.html

Matemática: tema eleição



Eleição na mata

Ensine seus alunos a construírem gráficos de forma prática:

1. Leia o texto abaixo para os seus alunos e inicie uma conversa sobre ele com a turma.


A eleição na mata
Era uma vez uma floresta! Não uma floresta qualquer, mas uma grande floresta, com árvores altíssimas e tantos tipos de plantas que nem os cientistas muito estudiosos conheciam. Havia um rio cheio de pedras que formavam cachoeiras enormes de onde o pôr do sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos, de nome bem complicado. O sol descia devagarzinho entre as montanhas que ficavam lá, para o lado de lá do rio, enquanto os bichos pareciam fazer silêncio para observar. Ah!... os bichos... nessa floresta, viviam muitos bichos em paz!
Um dia, eles resolveram fazer uma eleição para eleger o rei da mata. Os pássaros voaram para todos os lados para espalhar a novidade. Os jacarés se arrastavam desajeitados para a beira do rio querendo conhecer os candidatos. Os leões, os hipopótamos e os rinocerontes fizeram vários comícios para convencer os bichos a votarem neles. A macacada agitada de galho em galho, às vezes batia palmas para um ou outro candidato. Os coelhos pulavam de lá para cá e de cá para lá, muito alegres, porque foram escolhidos para serem os fiscais.
No dia da eleição, os sapos, os patos e as araras fizeram a propaganda. As girafas olhavam tudo lá de cima e balançavam a cabeça aprovando. Os elefantes foram escolhidos para anunciar o resultado. Sabe quem venceu a eleição?
Você e seus colegas é que vão dizer!
(Cada um deve votar em um animal. Depois é só contar os votos e saber quem é o rei da mata!)
2. Faça cédulas de votação em que cada aluno deverá votar no animal que ele acha que deve ganhar a eleição da mata. (modelos de cédulas no pôster)


3. Coloque os votos em uma caixa.
4. A professora vai contar os votos com os alunos e, em uma tabela, feita em uma folha de papel pardo, anota os resultados.

5. Em outra folha de papel pardo, a professora escreve os nomes dos animais e os números, ao lado. Depois, corta quadradinhos com três cores diferentes e acima do nome do animal votado por cada uma das crianças, vai colando-os conforme a votação.
6. Por último, a professora faz perguntas aos alunos para saber se entenderam a tabela e o gráfico:
> Quantas crianças votaram no leão?
> Quantas crianças votaram no rinoceronte?
> Quantas crianças votaram no hipopótamo?
> Quantas crianças votaram no total?
> Quem foi o animal menos votado?
> Quem foi o animal mais votado e que ganhou a eleição?

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2014/08/matematica-tema-eleicao.html

Atividade Primavera



Na roda de conversa inicie o assunto e verifique o que os seus alunos sabem sobre a Primavera. Depois dê a atividade abaixo:



http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2014/09/atividade-primavera.html

Atividade de alfabetização


Reportagem de meu trabalho na revista Guia Prático de Educação Infantil:


http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2014/09/atividade-de-alfabetizacaol.html

09- CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - REINO PROTISTA: PROTOZOÁRIO E ALGAS, OS PROTOZOÁRIO E A SAÚDE HUMANA, AS ALGAS UNICELULARES.

09- CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL -  REINO PROTISTA: PROTOZOÁRIO E ALGAS, OS PROTOZOÁRIO E A SAÚDE HUMANA, AS ALGAS UNICELULARES.





FONTE:

08 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - REINO MONERA: TIPOS DE BACTÉRIAS, AS BACTÉRIA E A ECOLOGIA, AS BACTÉRIAS E A SAÚDE HUMANA.

08 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - REINO MONERA: TIPOS DE BACTÉRIAS, AS BACTÉRIA E A ECOLOGIA, AS BACTÉRIAS E A SAÚDE HUMANA.





FONTE:

07 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - VÍRUS: COMO SÃO, O VÍRUS E A SAÚDE HUMANA, DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS.

07 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL -  VÍRUS: COMO SÃO, O VÍRUS E A SAÚDE HUMANA, DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS.







FONTE:

06 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - EVOLUÇÃO - ADAPTAÇÃO, SELEÇÃO NATURAL, ORIGEM DAS ESPÉCIES e FÓSSEIS.

06 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - EVOLUÇÃO - ADAPTAÇÃO, SELEÇÃO NATURAL, ORIGEM DAS  ESPÉCIES e FÓSSEIS. 




FONTE:

05 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS - RELAÇÕES ALIMENTARES, RELAÇÕES NÃO-ALIMENTARES.

05 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS -  RELAÇÕES ALIMENTARES,  RELAÇÕES NÃO-ALIMENTARES.




FONTE: