IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 25 de outubro de 2016

CADERNO DE ATIVIDADES SOBRE IDENTIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL OU ALFABETIZAÇÃO GRÁTIS PARA VOCÊ IMPRIMIR

Neste caderno de atividades você encontrará sugestões para trabalhar a identidade, ou seja, o nome, as letras que o compõem, os gostos, as preferências etc. 
Clique sobre cada imagem para ampliar antes de salvar.


Durante a conversa, permitir que todos se apresentem aos colegas, digam seu nome etc.


Tenha a mão crachás com os nomes para que cada um visualize o seu.


Leia a poesia para eles e deixe que conversem sobre o assunto.



Peça que cada um escolha um colega para desenhar.
Tenha sempre o cuidado de perceber se todos estão participando.


O alfabeto deve estar em local visível.
Cada um já deve ter tido a chance de visualizar seu nome no crachá e também a letra inicial nos cartazes, na parede: "Veja, essa é a sua letra!"


Tenha em sala de aula jornais e revistas para que possam recortar,
bem como tesouras sem ponta e cola.

Antes da atividade,conversar sobre preferências e gostos, bem como animais de estimação, permitindo que falem qual é o seu, se tem algum ou se não tem.



A música da Eliana Os dedinhos é boa para introduzir a atividade abaixo. "Polegares, polegares onde estão? Aqui estão eles se saúdam... Em seguida pintar com tinta a mãozinha e carimbar. Conversar sobre direita esquerda e proporcionar atividades concretas em que precisem por exemplo seguir algumas ordens, como "levante a mão esquerda, levante a mão direita, qual a mão que você usa para escrever?

Conversar sobre família, como é a de cada um, os hábitos de cada família são diferentes. Conversar sobre casa e moradia, como é a casa de cada um, quantos cômodos, quantas pessoas moram nela, etc.


Autoria das atividades: Profa Elizabeth Cavalcante
Ilustrações encontradas na Internet.

http://www.espacoeducar.net/

Medidas de Comprimento...




http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2015/03/medidas-de-comprimento.html

Atividades letra P




http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2015/03/atividades-letra-p.html

PROJETO ARTE E MÚSICA P/ EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto arte, música e cores


JUSTIFICATIVA:

No propósito de trabalhar Artes Visuais com a educação infantil foi sugerido este projeto cheio de alegria, música, cores e formas. A fonte de todo o projeto é a canção “Aquarela”, de Toquinho, uma música inspiradora e da qual é possível extrair uma série de elementos que vão de encontro aos componentes curriculares para essa faixa de ensino.


Objetivos:
- Desenvolver e estimular a criatividade, a imaginação, o gosto pela linguagem musical e ainda é possível trabalhar o texto da música para interpretação, fixação de conceitos da linguagem oral e escrita, dentre milhares de possibilidades!
- Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.

- Cantar a música “Aquarela”.
- Produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto cantam.
- Representar a música “Aquarela” através de livrinhos feitos com a técnica de recorte e colagem utilizando diferentes materiais reciclados.


PROJETO ARTE E MÚSICA
Duração: ABRIL/ MAIO/JUNHO


Conteúdos trabalhados: 

- Música, poesia e arte.
- Canto e acompanhamento musical.
- Instrumentos musicais e sons por eles produzidos. 
- Cores, formas, proporção, textura, harmonia, etc.

Técnicas trabalhadas:

- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto + trabalhos artísticos.

Culminância: Montagem de um livrinho com a letra da música e as atividades realizadas. CD com a música trabalhada.

Encaminhamento do trabalho:
  1. Início – Apresente a letra da música para as crianças. Peça que leiam e falem qual a mensagem que a poesia traz.
    - Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.
  2. Divida a música (poesia) em várias partes.
    - Separe a classe em grupos (tantos grupos quanto o número de separações da poesia). 
    - Sorteie qual grupo deverá representar a parte x, y ou z.
    - Peça às crianças que representem a parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA. 
    - Peça que façam texturas com a Crystal cola
  3. Escreva cada parte em tamanho grande e monte uma exposição. Cada texto com sua produção artística em EVA.
Observação: Para ter mais ideias leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II , III e IV de autoria de Ivete Raffa pela Editora Giracor.

Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,

Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,

Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,

Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,

E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,

O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela, 
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
“Aquarela” – criação com EVA
Materiais: Papel color set (várias cores), papel laminado prateado, cartolina branca cortada no tamanho A4, EVA de todas as cores, Giz de cera triangular, Cola de EVA, Crystal cola (várias cores), tesoura e Marcador permanente preto e vermelho.

Sugestões
  1. Separe a música em partes.
  2. Desenhe as cenas que a música sugere.
  3. Transfira para o EVA (parte de trás). Recorte.
  4. Cole as partes com a Cola para EVA, sobrepondo onde houver necessidade.
  5. Faça texturas com a Crystal cola.
  6. Faça o fundo de cada quadro pintando com giz de cera triangular sobre a cartolina branca tamanho A4 e cole os elementos sobre eles.
  7. Escreva a letra da música em partes e intercale os trabalhos (quadros).


Toquinho 
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,

http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2013/03/projeto-arte-e-musica-p-educacao.html

ENSINO RELIGIOSO: Eu desejo a todos...

ENSINO  RELIGIOSOEu desejo a todos...

EDUCAÇÃO S/A

Os Sentidos




http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/08/os-sentidos.html

Pluralidade Cultural









http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/08/pluralidade-cultural.html

Matemática / Conceitos básicos







http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/04/matematica-conceitos-basicos.html

O lugar onde eu vivo/O Campo



http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/04/o-lugar-onde-eu-vivoo-campo.html

O Lugar onde vivemos/ A Cidade








http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/04/o-lugar-onde-vivemos-cidade.html

Dígrafo e Encontro Consonantal



http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/04/digrafo-e-encontro-consonantal.html

Trabalhando Indentidade







http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/04/trabalhando-indentidade.html

Matemática/1º ano




http://espacodeeducar.blogspot.com.br/2012/04/matematica1-ano.html

Sinais Gráficos



http://espacodeeducar.blogspot.com.br/