Leitura feita pelo professor Leitura para a classe feita pelo professor
Na alfabetização inicial
O que é: A turma forma uma roda, e o professor lê em voz alta textos
literários, jornalísticos, regras de jogos etc. Os gêneros devem variar
para que o repertório se amplie. Além de contos de fadas, valem notícias
que tratem de algum assunto de interesse de crianças. Também é
imprescindível garantir a qualidade do material à disposição da
meninada.
Quando propor: Diariamente.
O que a
criança aprende: Os usos e as funções da escrita, as características
que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. Ela
se familiariza com a linguagem e os elementos dos livros (que contam
histórias), dos jornais (que trazem notícias) e dos textos instrucionais
(que incluem regras de jogos ou receitas culinárias).
Na continuidade
O que é: Leitura de livros literários mais longos (podem ser
selecionados capítulos inteiros, por exemplo) e textos informativos mais
complexos. O objetivo é que a turma construa uma compreensão coletiva
de cada obra.
Quando propor: Diariamente.
O que a criança aprende: Características de textos mais difíceis e de diferentes gêneros.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/mais-letras-423903.shtml