O resultado da Lotofácil 1382 será divulgado no GIGA-SENA dia 01/07/2016, sexta-feira, a partir das 20:00 horas.
A Lotofácil 1382 ocorrerá no dia 01 de julho de 2016 e o prêmio principal está estimado em R$ 7.000.000,00 para quem acertar o resultado da Lotofácil 1382. Quem acertar 14, 13, 12 ou 11 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 15 números no resultado da Lotofácil concurso 1382 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Lotofácil.
Os valores de cada prêmio da Lotofácil 1382 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
A Chevrolet do Brasil informa que o Novo Cruze tem custo de revisão 15% menor que o modelo anterior, e que "concorrentes", sem especificar quais. Entretanto, o custo de revisão do Novo Cruze é maior que o do Toyota Corolla e do Jetta 1.4 TSI, como mostraremos neste artigo.
O novo Cruze 2017 tem um plano de revisão com preços fixos e tabelados até o serviço de 100.000 km. No total, o proprietário de um Novo Cruze desembolsará R$ 4.960 reais em custos de revisão nesses dez serviços.
Para o período até os 60.000 km, o proprietário de Cruze gastará R$ 3.072 reais de revisões. Esse valor é 3,6% maior que os R$ 2.965 reais gastos com revisão do Toyota Corolla, líder do mercado de sedãs médios, e 12,5% mais caro que os R$ 2.733 reais dispendidos pelo proprietário do Jetta 1.4 TSI (OBS: valor de revisões do Jetta calculado para Brasília - DF).
A tabela abaixo mostra o quadro comparativo das revisões do Novo Cruze, Toyota Corolla e VW Jetta 1.4 TSI (grifo azul no mais em conta, vermelho no mais oneroso).
Serviço / Revisão
Chevrolet Cruze
Toyota Corolla
VW Jetta 1.4 TSI
VW Jetta 2.0 TSI
10.000
R$ 228
R$ 249
R$ 260
R$ 412
20.000
R$ 556
R$ 596
R$ 260
R$ 412
30.000
R$ 356
R$ 407
R$ 767
R$ 716
40.000
R$ 600
R$ 792
R$ 340
R$ 532
50.000
R$ 356
R$ 381
R$ 340
R$ 532
60.000
R$ 976
R$ 540
R$ 766
R$ 1.601
Total
R$ 3.072
R$ 2.965
R$ 2.733
R$ 4.204
De qualquer forma, o Chevrolet Cruze, com seu motor 1.4 Ecotec Turbo Flex, é um dos sedãs mais econômicos do segmento (veja comparativo com Civic e Corolla aqui), de modo que, em um cálculo ampliado, que envolve custo das revisões, de peças de reposição, e gastos de combustível, ao longo dos primeiros 60 mil quilômetros rodados, o Novo Cruze pouparia mais de R$ 7.000 de seu usuário neste período, quando comparado ao Cruze da geração anterior.
Autodiagnóstico
O Novo Cruze é equipado com um computador de bordo que traz diversos parâmetros e alertas sobre a manutenção e utilização do veículo. O motorista pode consultar, por exemplo, a pressão de cada um dos pneus. Caso algum deles esteja fora da especificação recomendada, um aviso aparecerá no quadro de instrumentos. A pressão incorreta dos pneus pode provocar desgaste prematuro da banda de rodagem, aumento do consumo de combustível, além de comprometer o conforto, a capacidade de frenagem e a estabilidade do veículo.
Outra novidade que estreia nesta geração do sedã é o monitoramento da vida útil do óleo, do filtro e da carga da bateria. O computador de bordo indica uma estimativa em percentual do restante da vida útil desses componentes. Trata-se de um recurso útil principalmente para carros que são usados em condições severas e necessitam de um plano de manutenção personalizado.
O veículo também indica caso haja falha no sistema de controle de emissões, recarga da bateria, baixo nível do fluído de freio. Já o sistema OnStar permite consulta sobre a localização de concessionários Chevrolet ou pedidos de socorro mecânico, por exemplo.
O Novo Cruze está chegando às concessionárias Chevrolet com garantia de três anos.
A Volkswagen promoveu na linha 2017 da Saveiro mais que um facelift: a picape leve ganhou independência em relação às linhas Gol e Voyage, com um design inspirado na Amarok e na nova Tiguan, que lhe garante identidade própria. Neste artigo nós avaliamos a versão topo de gama: Cross Cabine Dupla 2017, fornecido pela concessionária VW V12 Motors, de Brasília (DF), telefone: (61) 3329-9999.
Em termos estéticos, as alterações na dianteira que a Volkswagen operou na Saveiro são até mais pronunciadas que as aplicadas no Gol e Voyage. Na dianteira, por exemplo, os faróis são maiores, assim como a grade, e até o capô do motor é novo, com um vinco duplo que convergem para o centro, revelando clara inspiração da nova geração do Tiguan.
Já na traseira as alterações são mais discretas: nova lanterna, em formato parecido com a da Amarok, e que recebe novos elementos internos de iluminação interno.
Outra novidade é a maçaneta de abertura da caçamba, que agora migrou para o emblema da marca, ao centro da tampa - tampa esta que conta com amortecedores embutidos, o que resulta em um acionamento suave e não deixa a tampa "cair" quando solta - mais um requinte construtivo notável.
VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - Azul Ravenna
Já na lateral, há novas rodas de alumínio de 16 polegadas, e a suspensão elevada em 3,2 cm, algo que já se fazia presente nas versões anteriores da Saveiro Cross, mas que agora se estenderam para todas as demais versões da Saveiro.
O resultado geral, que já era muito agradável na Saveiro Cabine Dupla, ficou ainda melhor, com um aspecto de maior robustez e que traduz uma personalidade forte - adequado à proposta da Saveiro.
Interior
Se na parte externa a Saveiro agrada bastante, o interior chega a ser surpreendente, em face do ganho de requinte, funcionalidade, tecnologia e estética em relação ao painel da versão anterior.
O acabamento interno da Saveiro, assim como nos novos Gol e Voyage, subiu vários níveis em termos de qualidade: os materiais estão mais macios, não há rebarbas em plásticos, as texturas das peças são todas uniformes, os revestimentos são agradáveis ao toque, e há uma sensação geral de maior sofisticação e de modernidade.
O desenho interno adota agora linhas horizontais e retangulares, que contribuem para dar uma sensação de amplitude ao interior. A ergonomia também foi aperfeiçoada em todos os sentidos, já que os comandos estão todos à mão do motorista.
O cluster de instrumentos, derivado do adotado no Golf, transmite as informações chave de condução de forma eficaz e direta, com um grafismo limpo e agradável, enquanto à noite temos uma iluminação precisa e eficiente, o que contribui para a segurança, já que o motorista obtém as informações necessárias em um relance.
O volante é outro ponto alto: também derivado do adotado no Golf, ele tem excelente pega, diâmetro correto e ótima empunhadura, garantindo segurança na condução, sem interferir na visibilidade dos instrumentos. Os ajustes de altura, associado com os do banco do motorista, permitem encontrar a ótima posição de condução.
Outra novidade no interior desta Saveiro 2017 está na conectividade. O modelo oferece quatro tipos diferentes de centrais multimídia, sendo que a que vem de série na versão Cross permite fazer espelhamento de tela de celular da Apple - por meio do Apple CarPlay - ou Android, usando o Android Auto.
Trata-se de sistemas com telas de 6,5 polegadas, sensíveis ao toque e à aproximação, de modo que não é necessário nem sequer tocar na tela para acionar os comandos, já que a tela capacitiva detecta a presença dos dedos próximos.
Em relação ao espaço interno, a Saveiro é homologada para cinco passageiros, mas o fato é que apenas quatro adultos podem viajar com conforto. Um quinto passageiro, criança, na posição central do banco traseiro contará com cintos de segurança, e não estará "ilegal" dentro do carro.
Mecânica - desempenho, consumo
A Saveiro Cross 2017 é equipada com o motor 16 16V ES-211, que fornece 110/120 (G/E) @ 5.750 RPM, e torque máximo de 15,8/16,8 (G/E) @ 4.000 RPM, associado sempre a uma transmissão manual de cinco marchas.
Quando abastecido com gasolina, esse powertrain é capaz de acelerar os 1.119 Kg da Saveiro Cross Cabine Dupla de 0 a 100 Km/h em 12,4 segundos, segundo medições da Revista Quatro Rodas, para atingir uma velocidade máxima de 178 Km/h (dado do fabricante).
VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - detalhe do teto levantado que amplia a altura interna na traseira
O consumo é de 9,9 Km/l em cidade, chegando a 15,5 Km/l em estrada, também com gasolina.
Comportamento
O conjunto formado pelo motor 1.6 16V da Saveiro associado com a transmissão manual de engates perfeitos, direção com assistência correta, suspensão bem ajustada, silêncio interno e solidez estrutural faz desta picape leve um veículo muito agradável de ser conduzido. A pegada da Saveiro está mais para carro esportivo que para utilitário: posição de direção mais baixa, volante vertical.
O motor sobe de giro com rapidez, e o câmbio de engates curtos e precisos, faz com seja muito fácil manter a Saveiro nos regimes ideais de rotação, para garantir agilidade em trânsito urbano e em rodovias.
O que chama a atenção neste caso é a segurança transmitida ao motorista pelo comportamento dinâmico exemplar desta picape leve. Mesmo com a suspensão elevada em 3,2 cm, e uma traseira "leve", ela encara curvas de todos os perfis com competência de carro esportivo.
Nesta versão Cross, ela conta com ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade -, ASR - Controle de Tração -, e ABS Off Road (que permite um travamento em pisos de terra, para acumular terra à frente do pneu e melhorar a frenagem). De todos os recursos, o ESP se faz presente - por intermédio de um indicador no painel - constantemente quando se abusa de velocidades em curvas, mas o resultado é muito eficaz, já que a picape parece andar sobre trilhos, tamanha é a estabilidade em curvas.
O aspecto interessante é que fica claro que o controle eletrônico de estabilidade está operando, mas ele não tira o prazer de condução. Ao contrário, ao garantir um comportamento neutro e previsível em curvas, ele contribui para deixar a Saveiro Cross Cabine Dupla ainda mais agradável.
A Saveiro Cross tem também o bloqueio de diferencial, que atua de forma autônoma e automática, sem a necessidade de acionamento por botão (como acontece com o Locker da Strada), permitindo que o carro saia de situações de pisos de baixa aderência com mais facilidade.
Vídeo - Saveiro Cross Cabine Dupla 2017
Preço - Itens de série
A Saveiro Cross Cabine Dupla tem preço sugerido de R$ 69.990 reais, trazendo com itens de série ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, capota marítima, central multimídia Composition Touch, ESP (Controle de Estabilidade), ASR (Controle de Tração), direção com assistência hidráulica, protetor de caçamba, HDC - assistente de controle em descida, HSA - sistema de assistência a frenagem, "Keyless" - sistema de alarme com comando remoto.
Há ainda sensor de estacionamento traseiro, 2 airbags (passageiro e motorista), 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 3 apoios de cabeça no banco traseiro, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, bagageiro longitudinal no teto, barra de apoio para carga no teto, chave tipo "canivete" com comando remoto, desembaçador do vidro traseiro, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro.
Completa a lista de itens de série espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis auxiliares com tripla função: neblina, longo alcance e conversão estática, faróis com função "Coming & Leaving home", freios a disco nas quatro rodas, lanterna de neblina, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, tomada 12 volts no console central e na parte traseira - lado direito, travamento elétrico das portas, vidros elétricos, volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som e "I-System".
O que falta?
Opção de transmissão automática, ou I-Motion, como a do Cross Fox.
Conclusão
A Saveiro Cabine Dupla consegue conciliar capacidade de transporte de até cinco passageiros, com uma caçamba para levar carga, consubstanciando-se em um modelo versátil.
Nesta linha 2017 ela ficou mais moderna, confortável e mais conectada, além de mais barata, reforçando sua boa relação custo x benefício.
O Renault Kwid, modelo sub-compacto que será produzido e vendido no Brasil ainda este ano, será o novo modelo de acesso da marca, e será ofertado como um SUV de entrada, e não um hatch compacto de entrada.
A estratégia de posicionar o Kwid como utilitário esportivo é possível pela estética de pequeno SUV do modelo. Segundo a Renault, o modelo surpreende por dispor de bom espaço interno, apesar das dimensões compactas.
Mesmo posicionado como SUV, o Kwid chega ao mercado para suceder o Clio, modelo que, no Brasil, ainda está em sua terceira geração, e que sairá de linha. Segundo a Renault, as últimas unidades do Clio estão sendo enviadas aos concessionários.
O Renault Kwid é um carro bem mais moderno que o Clio, começando pelo propulsor, um tri-cilíndrico 1.0 que chegará com duas opções de potência. A configuração que equipará a versão de entrada do carro deve ter cerca de 70 cv, que, segundo a Renault, já ofertará boa performance.
Haverá ainda uma versão mais potente do motor 1.0, que equipará versões mais topo de gama do Kwid, e também Sandero e ao Logan.
Com a estratégia de posicionar o Kwid como SUV, a Renault pretende distanciá-lo dos demais sub-compactos do mercado, Volkswagen Up! e Fiat Mobi, que estão em um segmento muito afetado pela crise. Dessa forma, ao colocá-lo como utilitário esportivo, a Renault espera alcançar números de vendas bem mais expressivos que os concorrentes, já que esse tipo de carro - SUV/crossover - ganha cada vez mais a preferência do consumidor brasileiro.
Preços
A Renault não fala em preços, ainda, mas diz que "não será nem mais caro nem mais barato do que as expectativas".
E as expectativas é de valores na casa de R$ 30 mil reais para o modelo de acesso. É importante considerar, porém, que as "expectativas" sobre o preço do Mobi eram de ficar na casa de R$ 29 mil, e ele veio a R$ 32 mil. A Renault, porém, diz que "não vai decepcionar".
Itens de série
O que já é oficial é que o Kwid vai se destacar pela oferta de itens de série. O modelo virá com sete airbags de série, incluindo bolsas de ar laterais, além das frontais obrigatórias no Brasil desde 2014.
Passar muito tempo sentado na mesma posição pode trazer uma série de problemas, ainda mais se for da maneira errada. A longo prazo, o corpo fica bloqueado, aparece a sensação de cansaço extremo e as noites são mal dormidas, além do surgimento de dores crônicas. Isso tudo é resultado de não utilizar uma postura correta para sentar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a rotina agitada e a má postura estão entre as principais causas das dores nas costas, problema que já atinge 85% da população e afeta a qualidade de vida.Manter a postura certa ajuda a evitar lesões desnecessárias. Ilustração: iStock, Getty Images
Qual é a postura correta para sentar?
Prestando atenção e adotando algumas medidas simples no dia a dia, é possível mudar os maus hábitos e se acostumar com a postura correta para sentar. Seja no trabalho ou em casa, na mesa do computador ou no sofá, é importante ficar atento à posição do corpo, principalmente quando se fica muito tempo do mesmo jeito.
O primeiro passo para manter uma postura correta para sentar é não se esparramar na cadeira, certificando-se de que está sentado sobre os ísquios, os dois ossos pontudos da bacia. Ou seja, com o quadril posicionado bem para trás. Com isso, a coluna é endireitada automaticamente, o que não acontece ao sentar se curvando para frente ou pra trás.
Outra dica é evitar cruzar as pernas, deixando as pernas ligeiramente afastadas e os pés apoiados no chão. Se não alcançar, providencie um apoio, buscando sempre manter os joelhos em um ângulo de 90 graus. Isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar.
Porém, mesmo com a postura correta para sentar, não é indicado ficar muito tempo na mesma posição. Fazer pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho e alongarprincipalmente regiões como pescoço, braços e as mãos, para desfazer as tensões dos músculos e articulações.
Postura correta para sentar pode prevenir lesões
As lesões por esforço repetitivo (LER) são os principais problemas causados por ficar muito tempo na mesma posição. Elas se caracterizam como contusões produzidas pela tensão de manter o corpo muitas horas numa posição inadequada, sendo a maior causa de invalidez provocada por doença adquirida no trabalho.
Mas além das lesões como dores nas costas, hérnia de disco e tendinites, muitas doenças nos órgãos também estão ligadas à posição do corpo. Entre elas, enfermidades nos pulmões, rins e no estômago.
Isso porque a má postura diminui o espaço dos órgãos, a exemplo do pulmão, que não consegue inflar completamente quando o corpo está curvando. Com isso, o sangue torna-se mais pobre em oxigênio e tem dificuldade para circular e entrar nas células..
Portanto, além de evitar lesões, manter uma postura correta para sentar garante o funcionamento adequado de todo o organismo, melhora o desempenho no trabalho, ajuda a poupar energia física e ainda deixa a mente mais disposta.