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domingo, 10 de setembro de 2017

PROJETO 4º ANO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE...

 

PROJETO ANUAL 4º ANO: Um por todos... e todos pelo futuro do planeta!

“De nada adianta trabalhar o respeito ao ambiente se não há o respeito pelas pessoas entre si.”

OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

JUSTIFICATIVA:


“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)

“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.


Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.


A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.


Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.


Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.


O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.


Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.


Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.


“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.”





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.


Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.


Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.


Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.


Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.


Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.


Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.


Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.


Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.


Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.


Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.


Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.


Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.


Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)


Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.


Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

METODOLOGIA:


O projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar.


O 4º Ano trabalhará com atividades que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos alunos, de modo à provocar uma mudança de atitude. Como está na citação de Guimarães, 1.995.


“A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional- o que deve ser considerado em um plano de ação.”

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:



1º TRIMESTRE

Campanha da Fraternidade/ 2.011-Significado e objetivo.

Divulgação do projeto na comunidade escolar.

Vídeo: Carta da Terra de Michele Sato e interpretação.

Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (concurso de desenhos)


Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.

Construção do Alfabeto Ecológico

A importância das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)

Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)

Pesquisas

Páscoa: Significado

Confecção das cestas

Caça ao Tesouro: Coelhinho Ecológico

Dia do livro: ?

Dia do índio: Os indígenas e a preservação do meio ambiente

Descobrimento do Brasil e o meio ambiente naquela época.(comparação)

Montagem de painel

Filme e interpretação

A Nova Carta de Pero Vaz de Caminha: interpretação

2º TRIMESTRE


Construção: “Jardim do 4º ANO”

Dia das Mães:?

Estudo do município: Projeto


Localização no estado; capital; origem; atividades econômicas; aspectos geográficos; preservação ambiental; imigrantes; Viagem de estudos (Passeio Ecológico)


Dia Mundial do Meio Ambiente-Vídeo: A História das coisas- Reflexão.


Textos de diferentes gêneros literários para interpretação (lixo, poluição, desmatamento, água, aquecimento global, reciclagem, etc.); teatro sobre este tema; trabalhos artísticos; escolha do Casal Caipira Meio Ambiente (melhor caracterizado- melhor poesia sobre meio ambiente declamada- melhor produção textual sobre o meio ambiente);
Livro de receitas alternativas;

construção minhocário e horta;

reaproveitamento dos alimentos e consumismo;

Direitos Humanos; Direitos dos animais.

Palestra sobre consumo consciente;

Saídas de campo;

Visita ao supermercado para pesquisa de embalagens recicláveis, produtos biodegradáveis, bem como preços.

Mini projeto de Literatura infantil: O Pequeno Príncipe

Dia dos Pais: Happy Hour Ecológico- lanches saudáveis ( exposição do passado e presente do meio ambiente envolvendo os pais e alunos); entrega das lembrancinhas.

3º TRIMESTRE

A vida do Capixaba; preservação do nosso estado; painéis; mateada; músicas e interpretação; Hora cívica; Hino do Brasil, RS e interpretação; Independência do Brasil.

Semana da criança com atividades diferenciadas; painéis;

Direito das crianças e deveres;

Olimpíada Ambiental;

Concurso da melhor foto do meio ambiente de nosso município (Apelo à preservação).

O mês de novembro será destinado a revisão geral dos conteúdos, avaliações e atividades que não foram possíveis realizar no tempo previsto.

Textos significativos sobre o Natal e interpretação;

Trabalhos artísticos envolvendo o tema Natal;

Montagem da Árvore de Natal Ecológica ( meus amigos);

Produções textuais sobre o tema;

Ensaios e apresentação de Natal.


"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder


RECURSOS:

Vídeos; cds; multimídia; laboratório de informática;câmera fotográfica; cartazes; pesquisas; palestras; revistas e jornais; histórias contadas (livros de literatura infantil); tintas e telas; giz de cera; pincel; cola colorida; dicionário; livro de Português; passeios; viagem; Biblioteca Infantil.
AVALIAÇÃO:


Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas à Educação Ambiental...


*** mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade;


*** exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;


*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, para posterior emissão de parecer descritivo trimestral.

BIBLIOGRAFIA:

Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente e saúde. Temas Transversais. Ministério da Educação.- 3ª Ed.

Guimarães, M. A Dimensão Ambiental na Educação- Campinas, S. Paulo: Papirus, 1.995.

Gadotti, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000

Tristão, Martha. A educação Ambiental na formação de professores. São Paulo: Facitec, 2004.

Fonte de Pesquisa:

http://www.vivendosaudavel.com/globo-natureza-g1-globo-comnatureza/

http://www.informativo.com.br/blogs/ambiente/?tag=natureza

http://anaseriesiniciais.blogspot.com/

http://www.slideshare.net/amandinhaff/projeto-reciclagem-2500115

http://www.slideshare.net/rositalima/projeto-meio-ambiente-2010 http://www.slideshare.net/Denise/projeto-meio-ambiente http://www.slideshare.net/eliana/projeto-educao-ambiental-na-escola

http://miriamsalles.info/wp/?p=2091
 
http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com.br/2011/02/projeto-4-ano-meio-ambiente-e.html

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