Terceira parte da apostila: Símbolos e objetos utilizados na Liturgia
OS SÍMBOLOS LITÚRGICOS.
Há vários sentidos para os símbolos e por isso podemos dizer que:
Ä Num primeiro sentido, muito amplo, diz Didier que o símbolo é: “o conjunto dos significados que circulam numa cultura e através dos quais a sociedade e os indivíduos encontram a sua identidade”.
Ä É tudo o que é capaz de expressar de alguma maneira uma realidade que está presente, que a gente não pode expressar totalmente mas que é muito mais do que aquilo que a gente pode exprimir por palavras.
Daí por que o símbolo é a linguagem do mistério. A água é o símbolo da vida, a bandeira é o símbolo de uma nação, a mãos estendida simbolizará sempre uma amizade douradora.
Mas falando de liturgia como podemos defini-los? Quando nos comunicamos usamos palavras, gestos e símbolos. Sendo a liturgia um momento privilegiado do amor de Deus, nela são usados gestos, palavras e símbolos. Quanto mais simbólicas forem as ações litúrgicas tanto mais assumirão a sua dimensão celebrativa. Na liturgia, os símbolos, para quem tem fé, revelam o mistério de Cristo. Eles nos colocam em contato com a realidade celebrativa. Há alguns destes símbolos de identificação e comunhão com a Igreja que não podem ser mudados. Ex.: o pão eucarístico. Trata-se de um sinal de identificação com Cristo e que sempre de novo nos leva a uma identificação com Ele.
Os símbolos mais importantes da liturgia e seus significados:
Ä Pão: Destinado à Eucaristia, o pão significa: união, alimento e vida. Como o alimento se torna “um” com o homem, Deus quer unir os homens em comunhão. Na Páscoa era o ázimo, que para o povo judeu o pão sempre expressou a benção de Deus. Comido sem fermento significa a pressa que o povo tinha para sair do Egito.
O pão ázimo sendo o pão da Eucaristia guarda característica de alimento: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo” (Jô 6,51).
Alimentar a vida, a comunhão – é este o conteúdo da realidade simbólica do pão eucarístico.
Ä O vinho: Lembra a generosidade de Deus. Servindo nas festas significa: alegria, felicidade. Aproxima as pessoas – os amigos e familiares. Feito de muitas uvas exprime união, fusão dos corações.
Na ceia de Jesus ele se torna “ o sangue da nova aliança e eterna aliança” – cf Lc 22,20. a antiga aliança foi selada no sangue das vitimas. “Eis, disse Moisés, o sangue da Aliança que o Senhor fez conosco” (cf. Ex 24,8). Jesus é a vinha nova, cujo sangue sela a Aliança definitiva, sinal de alegria para toda a humanidade redimida.
Ä Água: Recordamos o dom precioso da vida. No batismo esta vida vem e deve ser conservada como o dom. Mediante a fé é também comunhão com a vida trinitária e com os irmãos. Pode ser também símbolo da morte: “Pelo batismo, fomos sepultados com ele (Cristo) na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para o glória do Pai, assim também vivamos a vida nova”. (Rm 6,4).
Ä Óleo: Na história dos Israelitas ou, mais precisamente, no Antigo Testamento, eram ungidos os sacerdotes, os reis e os profetas. Samuel unge a cabeça de Saul dizendo: “O Senhor te ungiu príncipe sobre a tua herança” (1Sm 10,1). A unção com o óleo significa consagração, benção e reconhecimento da parte de Deus e especial distinção diante dos homens. O sacerdote Aarão foi ungido pelo Espírito. O óleo torna-se símbolo do Espírito de Deus! Quando começa a missão messiânica o evangelista coloca em sua boca as palavras do Profeta Isaias: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu” (cf Lc 4,18). O próprio Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com sua força (cf At. 10,38). Cristo – o ungido -, unge por sua vez os cristãos e os torna participantes de sua santidade e de sua salvação.
Ä Imposição das mãos: É símbolo de bênção. (cf. Gn. 48,14); transmitir um cargo ou missão (cf. Lv. 16,21). No Novo Testamento Jesus impõe as mãos as crianças (Mc 10,16); curando doentes (Lc 13,13; Mc. 6,2). Em Samaria os Apóstolos Pedro e João transmitem o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos (At 8,17).
O gesto da imposição das mãos será vivamente, presente na liturgia dos sacramentos. No Batismo, na Confirmação, na Reconciliação dos Penitentes (Confissão), na Eucaristia antes da consagração, nas Ordenações (diaconal, presbiterial ou episcopal), na Unção dos Enfermos e no Matrimônio.
Ä Incenso: Os mais antigos usavam-no significando purificação e proteção.
Posteriormente tornou-se símbolo da oração que se eleva a Deus. No Judaísmo simboliza adoração e sacrifício. O odor do incenso devia servir para aplacar a ira de Javé. O sacrifício do incenso e adoração em muito se identificam, sendo ambos um sacrifício a Deus. Nos dias atuais, o incenso ainda tem o sentido de oração e sacrifício de presença de Deus.
Ä Fogo: Ele ilumina, purifica, consome, destrói. O fogo novo na Vigília Pascal significa Cristo. Invocando o Espírito Santo rezamos: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor”. Com sacrifícios dos holocaustos, nossas vidas deverão ser consumidas, cada dia, pelo fogo do Amor de Deus.
Ä A Cruz: Para nós, é sinal de vitória. Por ela nos somos identificados. Somos marcados pelo amor de Cristo por meio do sinal da cruz a partir do nosso Batismo.
OBJETOS UTLIZADOS NA LITURGIA.
Hóstia: É o pão de trigo puro. Há uma hóstia grande para o Presidente da Celebração e as pequenas (também chamada de partículas) para o povo. A do Padre é grande para ser vista de longe, na elevação, e ser repartida entre alguns participantes da Celebração.
VINHO: É vinho puro, de uva. Na consagração, o pão e o vinho se mudam no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vivo ressuscitado.
Obs: As hóstias ou partículas guardadas na âmbula, podemos também chamá-las de Reserva eucarística.
A âmbula (ou cibório) é semelhante ao cálice, mas tem uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a missa é guardada no sacrário (ou tabernáculo).
Galhetas: São como duas jarrinhas de vidro. Numa se coloca água, na outra vinho. Elas são sempre juntas, num pratinho (bandeja) ao lado do Altar.
Missal: é um livro grosso que tem o rito da Missa, menos as leituras, que estão no livro chamado Lecionário. Diz-se “Missal Romano” porque é aprovado pelo chefe da Igreja Católica, que tem sede em Roma.
Lecionário: livro que contém as leituras para a celebração eucarística.
Crucifixo: Sobre o altar ou acima dele deve haver um crucifixo, para lembrar que a Ceia do Senhor e inseparável do seu Sacrifício Redentor. Na ceia, Jesus deu aos discípulos o “Sangue da Aliança, que ia ser derramado por muitos para o perdão dos pecados.
Velas: Sobre o altar vão duas velas. A Chama da vela é o símbolo da fé, que recebemos de Jesus, “Luz do mundo”, no Batismo e na Crisma. É um sinal de que a Missa só tem sentido para quem vive a fé.
Flores: Em dias festivos, podem-se colocar flores. O certo não é “sobre” o “altar”, mas ao lado dele, pois o altar não é para pôr flores “coisas”.
Candelabro: Grande castiçal com ramificações, a cada uma delas das quais corresponde um foco de luz.
Castiçal: Utensílio que serve de suporte para uma vela.
Círio Pascal: Vela grande que é benzida e solenemente introduzida na Igreja no início da vigília pascal; em seguida é colocada ao lado da mesa da palavra ou ao lado do altar. O círio permanece acesso durante as ações litúrgicas do tempo pascal (até a festa de Pentecostes). Em muitos lugares costuma-se colocar o círio, fora do tempo pascal, junto à fonte batismal, acendendo-o em cada celebração batismal. O círio pascal aceso simboliza o Cristo ressuscitado.
Caldeirinha: Vasilha onde se coloca água benta para aspersão das pessoas e de objetos.
Aspersório: instrumento com que se joga água benta sobre o povo ou objetos.
Ostensório: objeto que serve para expor a hóstia consagrada à adoração dos fiéis e para dar a benção eucarística.
Luneta: peça circular do ostensório onde se coloca a hóstia consagrada para exposição do Santíssimo.
Turíbulo: vaso utilizado para as incensações durante a celebração.
Incenso: reina aromática extraída de várias plantas, para se colocar sobre brasas nas celebrações.
Teça: pequeno estojo, geralmente de metal, onde se leva a eucaristia aos enfermos. É usada também na celebração eucarística para conter as partículas.
ESPAÇO CELEBRATIVO.
Ambão ou Mesa da Palavra: estante de onde se proclama a palavra de Deus.
Sacrário ou tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento.
Nave da Igreja: espaço reservado aos fiéis.
Presbitério: espaço ao redor do altar, geralmente um pouco elevado, onde se realizaram os ritos sagrados.
Credencia: mesinha onde se colocam os objetos litúrgicos que serão utilizados na celebração.
VESTES LITÚRGICAS OU PARAMENTOS.
Amito: É um pano branco que envolve o pescoço do celebrante. Veste-se antes da túnica ou da alva.
2- Túnica: Para lidar com as coisas Santas, o padre usa de sinais sagrados, pondo vestes que o distinguem das outras pessoas. A túnica é uma dessas vestes. É um manto geralmente branco, longo, que cobre todo o corpo. Lembra a túnica de Jesus, “sem costura de alto a baixo”, sobre a qual os soldados tiraram sorte, para ver quem caberia.
3- Estola: É uma faixa vertical, separada da túnica, a qual desce do pescoço do padre, com duas pontas na frente. Sua cor varia de acordo com a liturgia do dia. Existem quatro cores na liturgia: verde, branco, roxo e vermelho. A estola simboliza o poder sacerdotal.
Os diáconos utilizam a tiracolo sobre o ombro esquerdo, pendendo-a ao lado direito.
4- Cíngulo (cordão): É um cordão que prende a alva ou túnica à altura da cintura. (A alva é uma veste semelhante à túnica. Usa-se uma ou outra).
Casula: Vai sobre todas as vestes. Cobre todo o corpo. A cor varia, conforme a liturgia, com a estola. É uma veste solene, ampla que deve ser usada nas Missas dominicais e dias festivos.
Capa ou pluvial: capa longa que o sacerdote usa ao dar a benção do Santíssimo, ou ao conduzi-lo nas procissões, e ao aspergir a assembléia.
Véu umeral (ou véu dos ombros): manto retangular que o sacerdote usa sobre os ombros, ao dar a bênção do Santíssimo ou transportar o ostensório com o Santíssimo Sacramento.
CORES LITÚRGICAS.
Ä O Branco: simboliza a vitória, a paz, a alma pura, a alegria. É usado nos ofícios e missas pascal e do Natal; nas festas e memórias da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não mártires, na festa de Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo.
Ä O Vermelho: simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usado no domingo da Paixão (= domingo de Ramos) e na sexta-feira santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos mártires.
Ä O Verde: é a cor da esperança. É usado nos ofícios e missas do tempo comum.
Ä O Roxo: simboliza a penitência. É usado no tempo do advento nos ofícios e missas pelos mortos.
Ä O Preto: é símbolo de luto. Pode ser usado nas missas pelos mortos.
Ä O Rosa: simboliza a alegria. Pode ser usado no III domingo do advento e no IV domingo da quaresma.
Nota: Quanto ao tempo do advento, hoje há uma tendência a se usar o violeta, em vez do roxo, para diferencia-lo do tempo quaresmal (penitência) e acentuar a dimensão de alegre expectativa da vinda do Senhor. Nas missas pelos defuntos usa-se o roxo ou preto. Mas tem-se usado também o branco, para sedar ênfase não à dor, mas a ressurreição.
Fonte: Paróquia Imaculada Conceição
http://cantinhodaprofesheila.blogspot.com.br/2014/03/cantinho-catequetico-simbolos-e-objetos.html
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