IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Atividades com dígrafos e encontro consonantal

Atividades - 6º ano

Sebastião e Danilo

Maurilo Andreas


Enquanto no resto do mundo os sapos comiam os grilos e os grilos fugiam dos sapos, os dois viviam muito bem, obrigado, e eram felizes.
A verdade é que Sebastião e Danilo eram amigos com muitas coisas em comum. Os dois eram verdes. Os dois viviam saltando. Os dois adoravam plantas de folhas largas. Os dois viviam na beira da mesma lagoa. Os dois adoravam cantar à noite.
Aliás, foi essa história de soltar a voz que fez os dois ficarem famosos.
Em noite de lua clara, vinha a bicharada toda para ouvir a cantoria. A coruja lá no alto da árvore, os peixinhos dentro da lagoa. Os bois bem grandes e fortes, os mosquitinhos pequenininhos. A lesma bem devagar e os coelhinhos correndo, correndo.
Só que o sucesso era tanto que logo começou a confusão. Teve uma noite em que as libélulas, apaixonadas pelo grilo, começaram a gritar: "Danilo! Danilo! Danilo!"
Os jacarés, que eram fãs do sapo, ficaram com muita raiva daquilo e logo puxaram o coro: "Sebastião! Sebastião! Sebastião!"
A coisa foi esquentando e logo os bichos estavam divididos. Meio a meio, um tanto de cada lado. De uma hora pra outra começou a briga.
Era pena voando daqui, água espirrando dali, miados, mugidos, piados, latidos, rosnados, tudo numa bagunça tão grande que ninguém escutava mais a música.
No meio daquilo tudo, Sebastião e Danilo saíram de mansinho e nunca mais voltaram àquela lagoa, para a tristeza da bicharada.
Mas se você for com cuidado, sem fazer nenhum barulho, em um certo brejo não muito longe dali, vai ouvir bem baixinho, quase um sussurro, a música mais bonita daquela região. Sem público, nem confusão, os dois continuam juntos, amigos, uma dupla de verdade. Cantando sempre, só mesmo porque cantar é muito bom.

(Revista Nova Escola. Abril. Dez. 2008.)

Estudo do texto:

1. São personagens principais:

a) O sapo e o grilo
b) As libélulas e os jacarés
c) Toda a bicharada

2. São características comuns entre o grilo e o sapo:

a) Os dois tinham os mesmos amigos
b) Ambos são verdes, viviam saltando e comendo folhas
c) Os dois faziam sucesso
d) Os dois eram insetos

3. Assinale a alternativa correspondente às vozes dos animais abaixo:

Gatos -   bois - pintos -  cães -  leões

a) Miados, rosnados, piados, cacarejos
b) Miados, mugidos, piados, latidos, rosnados
c) Mugidos, piados, rosnados, uivos
d) Miados, mugidos, piados, latidos
4. O que aconteceu com o sapo e o grilo?

a) Brigaram
b) Foram embora
c) Pararam de cantar
d) Separaram-se
Estudo da língua:

1. Coloque as palavras no quadro correspondente.

peixinhos – grilo – obrigado – plantas – folhas –bicharada – briga – mosquitinhos

coelhinhos – gritar - tristeza– grande – correndo – baixinho – público – sussurro

DÍGRAFO
ENCONTRO CONSONANTAL
 
 

 

 

 


2 . Assinale a alternativa que corresponde à quantidade de letras e fonemas das palavras abaixo:


Cochilo -  Hoje -  Excesso


a) 7 letras e 6 fonemas; 4 letras e 3 fonemas; 7 letras e 5 fonemas


b) 7 letras e 6 fonemas; 4 letras e 4 fonemas; 7 letras e 5 fonemas


c) 7 letras e 5 fonemas; 4 letras e 3 fonemas; 7 letras e 7 fonemas


3. Assinale a alternativa em que as palavras apresentam: um tritongo, um ditongo e um hiato,

respectivamente.

a) Ganhei, saúde, miúdo

b) Traição, seriado, quão

c) Iguais, delícia, lua

d) Paraguai, inteiro, meu

4. Assinale a oração INCORRETA quanto ao uso dos porquês.

a) Não fui porque não estava bem.

b) Você fez isso, por quê?

c) Por que não foi à aula ontem?

d) Por que eu estava doente.

http://profjosi-lp.blogspot.com.br/2013/01/atividades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário