A IMPORTÂNCIA DA LIÇÃO DE CASA.
QUANDO BEM ORIENTADA E COM AJUDA DOS PAIS, AS TAREFAS TORNAM O ESTUDO MUITO MAIS PRODUTIVO PARA AS CRIANÇAS.
Objetivos:
* Propiciar a compreensão sobre a interação escola-aluno-família com foco na lição da casa.
* Incentivar os pais a organizar a rotina de estudos dos filhos, já visando à autonomia deles.
Faixa etária:
* Crianças a partir do 1º ano.
A maioria dos educadores defende que aluno deve ter espaço adequado,
horário estabelecido para fazer as tarefas e ser incentivado pelos
responsáveis para adquirir disciplina e autonomia no momento de realizar
seus dever. Por isso, no Colégio Santa Maria, enquanto crianças da
educação Infantil estão aprendendo a lidar com a lição de casa, as do 2º
ano do Ensino Fundamental se sentem mais habituadas, embora também
necessitem de apoio na hora de fazer suas tarefas.
No 6º ano, esse cenário muda completamente, pois o desafio do aluno é
justamente o de conquistar sua total independência em relação aos
estudos. Logo, como a relação escola-aluno-família se transforma ao
longo da vida acadêmica e o preparo de cada etapa resulta de um esforço
conjunto, educadoras do colégio comentam sobre esse processo comum a
todas as crianças. Mas, ao mesmo tempo em que explicam como os pais
devem lidar com a lição de casa dos filhos - para que a produtividade
seja eficiente-, elas também lançam as bases para que as demais escolas
possam alicerçar seu próprio trabalho.
Anote!
Estudos comprovam que crianças incentivadas pelos pais a estudar e a
fazer as lições de casa têm um desempenho escolar melhor. No entanto, os
pais devem ser alertados que estimular não significa executar a tarefa
da criança.
Preste atenção!
Na escola tradicional, embora a lição de casa seja um recurso importante
para a fixação dos conhecimentos ministrados em sala de aula, ela
também tem como objetivo fazer com que o aluno exercite a própria
responsabilidade e autonomia.
LIÇÃO DE CASA: AQUISIÇÃO DA AUTONOMIA
Edith Sonagere, orientadora da Educação Infantil, conta que as crianças
de 3, 4 e 5 anos levam para casa atividades motoras, registros por meio
de desenhos, exercícios matemáticos, coleta de dados, entre outras. A
orientação de como os pais devem se comportar é feita nas reuniões
pedagógicas e por meio de entrevistas quando necessário. "Como na
Educação Infantil as tarefas são simples e se reportam a conteúdos já
trabalhados em sala de aula, solicitamos às famílias que apenas releiam
as instruções e deixem os alunos fazerem a lição sozinhos. Caso a
criança solicite ajuda, apenas deverão estimular o seu raciocínio", diz
Edith.
Esse panorama muda no 2º ano do Ensino Fundamental. Os pais são
orientados a organizar a rotina dos filhos. Portanto, eles devem
estipular horário, desligar a TV e o rádio e indicar um lugar adequado,
onde a criança faça o dever sentada, com claridade e sem muitas
interferências do meio.
De acordo com a professora Rosilene Moutinho Arriola, nessa fase, a
função do adulto é verificar se o estudante precisa de algum material
específico - como revistas para recortar, por exemplo. "No fim, os pais
podem rever a tarefa junto ao filho. Porém, também é imprtante valorizar
o que está bem feito e chamar a atenção para o que poderia ser
melhorado, pois é possível cobrar maior empenho com autoridade e
carinho", explica a professora.
O TEMPO DEDICADO AO DEVER DE CASA.
Entre 6 e 7 anos, a criança não deve ficar mais do que uma hora
realizando a lição diária. Passado esse tempo, ele se cansará e passará a
fazer a tarefa com pouca qualidade. "Como nessa etapa escolar, ela
também não consegue realizar pesquisas sozinhas, os pais podem ajudar
selecionando o material, lendo alguns trechos juntos, pesquisando na
internet, pois o aluno ainda está em fase de consolidação da
alfabetização", orienta Rosilene.
Aos poucos, entre 8 e 9 anos, esse tempo pode ser aumentado
gradativamente. Assim, ao alcançar a faixa etária dos 10 e 11 anos, o
estudante deverá ter em torno de duas horas para realizar suas tarefas.
O PROFESSOR DEVE ORIENTAR
Os pais devem saber que o ideal para a criança que estuda de manhã é
chegar em casa, almoçar, fazer um pequeno descanso para, depois, iniciar
seus deveres. À tarde, sem um horário estipulado, ela se envolve em
outras atividades, acaba se cansando e, à noite, não terá a mesma
disposição para executar a lição.
o mesmo procedimento é válido para crianças que estudam à tarde. Embora
algumas realizem a lição à noite, o melhor é reservar esse período para a
interação familiar. Por isso, seria mais interessante fazer a criança
acordar, levantar, realizar sua higiene pessoal, tormar o café,
descansar um pouco e, então, iniciar suas tarefas. Assim, ainda sobra
tempo para ela realizar outras atividade. De certa forma, com toda essa
preparação, a disciplina se estabelece e a rotina de realização do dever
de casa cria por si só um processo de estudo, que faz o aluno se sentir
mais seguro e pronto para as próximas aulas. Consequentemente, quando
ocrrer a passagem para o Ensino Fundamental 2, o estudante também estará
apto a se organizar de acordo com os componentes curriculares, para
obter o sucesso imprescindível aos seus estudos sem muitos sacrificios.
O professor também deve determinar a quantidade e a diversidade de
deveres que a criança terá que fazer em casa. Logo, é preciso relembrar
sempre que, ao sobrecarregar o aluno, em vez de dinamizar o aprendizado,
o máximo que se consegue é provocar o cansaço e o desinteresse pelos
estudos.
Explique aos pais!
Lição de casa não é punição e nem é dada para preencher apenas tempo do
aluno. Ela visa agilizar o processo de ensino-aprendizagem e para ser
proveitosa deve ser feita em um clima prazeroso. Por isso, os
responsáveis não podem demonstrar irritação quando a criança pede ajuda.
Da mesma forma, também não é aconselhável ficar corrigindo tudo que os
filhos fazem. Em vez disso, o certo é conversar com criança para
descobrir quais são suas dificuldades e, então, apresentá-las na próxima
reunião com os professores, para obter a orientação necessária para
auxiliá-la em situações semelhantes.
Fonte: Guia Prático para professores de ensino fundamental I. nr. 98.
http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com.br/2012/08/a-importancia-da-licao-de-casa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário