IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 4 de outubro de 2016

A leitura feita pelo professor na alfabetização




A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização!!

Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização.
Sempre que o professor lê para a turma, revela as múltiplas possibilidades que os textos oferecem. Essa é uma das quatro situações didáticas básicas no processo de alfabetização. "As crianças conhecem narrativas, lugares, personagens e autores e têm a oportunidade de se encantar com a leitura. O desejo de aprender a ler para decifrar os livros preferidos com autonomia e descobrir novas histórias aumenta de intensidade".


A leitura, como prática social, pode ser ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicitando hipóteses, debatendo ideias. Atitudes como essas compõem o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde muito cedo com a ajuda dos mais experientes. 


Não basta simplesmente fazer uma sessão por dia sem propósito comunicativo. "Quando o professor lê, tem de considerar sua ação como prática social que entretém, emociona, informa e diverte. Mas também deve estar ciente dos objetivos didáticos a que ela se destina - por exemplo, diferenciar a linguagem escrita da falada ou conhecer o estilo de um autor", afirma Célia Prudêncio, formadora do Programa Ler e Escrever, do governo do estado de São Paulo. Segundo ela, se os objetivos não estiverem claros, a leitura, por si só, não dá conta de alavancar o processo de alfabetização, pois faltam os procedimentos necessários à mediação entre o professor, os alunos e a linguagem escrita.


Indicações e leituras literárias feitas pelo professor

Neste trabalho, o professor:
- Apresenta à turma autores em obras de reconhecida qualidade.
- Comunica os motivos pelos quais selecionou o livro.
- Lê o texto tal qual está escrito
.

Os alunos escolhem as obras que serão lidas pelo professor


Neste trabalho, o professor:
- Apresenta a variedade de gêneros literários.
- Aponta estratégias para buscar informações em títulos, subtítulos e legendas.
- Desperta nos alunos 


Leitura pelo professor de gêneros variados 


Neste trabalho, o professor:
- Aproxima os alunos de diferentes gêneros textuais.
- Cria situações em que eles possam atuar como leitores. 
- Abre espaço para que elas demonstrem livremente suas impressões.a vontade de cuidar dos livros.


Fonte:Revista Nova escola