Não ao preconceito
Faixa etária 4 e 5 anos Conteúdo Identidade e autonomia Objetivos- Estimular o respeito à diversidade. - Formar cidadãos preocupados com a coletividade. Tempo estimado O ano todo. Materiais necessários Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor e giz de cera. Desenvolvimento Atividade 1 Reúna a turma em círculo para ouvir você ler histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos. Atividade 2 Convide os pais para fazer, junto com os filhos, uma oficina de bonecos negros. Ofereça o material necessário. Depois de prontos, deixe-os à disposição na sala para as brincadeiras ou organize um revezamento para que as crianças possam levá-los para casa. Os pequenos criam laços com esses objetos e se reconhecem neles. Atividade 3 Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos. Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas, romper possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. Sugira que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem. Atividade 4 Peça pesquisas sobre a história de alimentos e músicas de diversas origens. Planeje momentos de degustação e de escuta. As aulas de culinária são momentos ricos para enfocar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. Conhecer músicas em diferentes línguas é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte. Avaliação Observe em brincadeiras e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.
Créditos: Nova Escola
|
IMPOSTÔMETRO:
ANÚNCIO:
ANÚNCIO:
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
CONSCIÊNCIA NEGRA --- Projeto - Não ao Preconceito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário