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terça-feira, 11 de agosto de 2015

VW Up! TSI propõe conforto e economia, não esportividade

Um carro compacto com motor 1.0 Turbo, como o Up! TSI, não é exatamente uma novidade no Brasil, já que no começo da década passada a mesma Volkswagen colocou no mercado o Gol e a Parati equipados com motor 1.0 16V turbo-alimentados (veja detalhes aqui).


Volkswagen Up! TSI 2016

Os VW Gol e Parati 1.0 16V Turbo adotavam um motor quatro cilindros, com 112 cavalos e torque máximo de 15,8 Kgfm, e foram lançados com uma proposta de esportividade – o que era reforçado pelo nome “Turbo” estampado na carroceria.


O objetivo com o Gol e Parati Turbo era a de dar uma atualizada tecnológica na imagem dos modelos, e também colher os benefícios tributários estabelecidos para os motores 1.0. Entretanto, na prática, a experiência não foi exatamente bem sucedida.


A proposta de esportividade associada ao nome “Turbo” criava expectativas de desempenho elevadas – o que não era correspondido na prática, já que o motor 1.0 Turbo oferecia performance similar aos Gol 1.6.


Ademais, o motor turbo exigia cuidados adicionais por parte dos motoristas. Além disso, o torque vinha em rotações mais elevadas, fazendo com que o carro ficasse lento em baixos regimes. Não ajudava também o fato de a manutenção ser cara, o que acabou determinando o seu fim prematuro no mercado, em 2003.

Up! TSI – abordagem diferente

Com a experiência do Gol Turbo 16V, a Volkswagen adotou uma abordagem totalmente diversa no caso do Up! TSI, tanto em termos de engenharia quanto de posicionamento de mercado.

Volkswagen Up! TSI 2016

Na parte técnica, foi adotado um turbo de baixa inércia e de pequenas dimensões, associado a tecnologias como injeção direta. O resultado é que o elevado torque aparece em rotações mais baixas, resultando em sensação de performance bem mais clara desde os regimes mais baixos.

Volkswagen Up! TSI 2016

Por outro lado, o nome “Turbo” foi suprimido e substituído pelo “TSI”, retirando o caráter de esportividade associado ao carro. A Volkswagen não pretendeu criar um Up! esportivo, com o motor TSI, mas um carro mais potente e mais eficiente.


De fato, ao se conduzir o Up! TSI (vídeo abaixo) observa-se um carro mais suave, macio e progressivo que o Up! convencional com motor MPI. O desempenho bem superior está lá (veja comparativo de desempenho do Up! TSI com carros 1.8 e 2.0 clicando aqui), mas ele não é brutal, ou esportivo.


Ao contrário, é dócil e previsível. Silencioso e confortável, tornando o carro bem mais agradável de ser conduzido que as versões convencionais.



E, por fim, o adicional de preço é atrativo: R$ 3.100 reais a mais em todas as versões por um motor bem mais potente e ainda mais econômico (Up! é o carro flex mais econômico do Brasil - veja aqui).

Conclusão


A Volkswagen do Brasil usou sua experiência com carros turbo de baixa cilindrada no começo da década passada , e lançou o Up! TSi com uma propostas de conforto, prazer ao dirigir e eficiência energética.
http://www.car.blog.br/2015/08/vw-up-tsi-propoe-conforto-e-economia.html

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