IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Todo mundo está feliz de dizer que culpada pela corrupção é a Dilma, critica Marina


Ex-candidata à Presidência defende responsabilidade na política por parte das pessoas 

A ex-candidata presidencial Marina Silva criticou, nesta noite de quinta-feira, a postura da sociedade brasileira de culpar a presidente Dilma Rousseff pelas mazelas de corrupção no Brasil e discursou sobre a importância de sair da posição de "espectadora da democracia" para passar a autora do processo democrático. 

— Aqui no Brasil está todo mundo feliz de dizer que a culpada pela corrupção é a Dilma. Quando a corrupção virar um problema nosso, criaremos instituições para coibi-la — afirmou Marina, defendendo que as pessoas tomem responsabilidade na política. — Não é sustentável acharmos que a corrupção é o problema de uma pessoa, de um grupo ou de um partido — prosseguiu a ex-candidata ao citar outros políticos que viram alvos de argumentações como culpados pela existência de corrupção no país, como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB). 

Marina disse que o Brasil só saiu da ditadura quando ela virou um problema de toda a sociedade e não apenas dos militares: 

— Enquanto a ditadura era um problema apenas dos militares, a coisa era feia. 

Marina, hoje ainda filiada ao PSB, participou de um evento sobre novas tecnologias e internet, que discute como novas ferramentas podem permitir um envolvimento maior da população. Ela avaliou que a internet pode permitir um envolvimento mais direto com a política, no que classifica de "democracia prospectiva". 

Essa maneira de interagir, no seu entender, é uma forma de responder à crise civilizatória por que passa o Brasil e o mundo, em que cidadãos tem autonomia para se comunicar e pensar projetos. 

— A internet possibilita a bilhões de seres humanos entrarem em contato direto um com os outros, de forma que possam prospectar formas de ampliar a democracia — afirmou. 

Líder do projeto de um novo partido, a Rede Sustentabilidade, Marina disse que a legenda que tenta criar é uma iniciativa no Brasil, como existem outras no mundo, de "democratizar a democracia", mudando a relação da sociedade com a representação. A ex-candidata discursou sobre sua militância para que a sociedade assuma papel de protagonista e não de espectadora da política. 

— Esse mundo em crise não terá resposta se for para imaginar que os políticos ou empresários vão fazer as mudanças pela sociedade — comentou. 

Ela também defendeu o que chama de "ativismo autoral" para substituir o que classifica como "autorismo dirigido", organizado por grandes corporações, igrejas ou sindicatos. 

O evento que Marina participa discute ferramentas digitais para ampliar as possibilidades de democratizar a representação política, coordenado pela organização Eu Voto. Além da ex-senadora, participou da exposição o argentino Santiago Siri, cofundador do partido de la Red. Siri relatou a experiência do partido de la Red, na Argentina. A legenda, que foi oficializada em 2013, com atuação em Buenos Aires, propôs uma espécie de projeto piloto de democracia no Legislativo municipal da capital argentina. O partido usa um software livre, chamado Democracia OS, em que votações de projetos de lei são discutidos com eleitores. Os parlamentares da legenda se comprometem em votar pela decisão tomada por meio do software.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário