A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA
Nas aulas anteriores, falamos do Renascimento Artístico e de como ele influenciou nas representações da figura humana na arte. Para entender o real significado disso, é bom entender como o ser humano foi representado através dos tempos em pinturas e esculturas. Assim, comecemos com a parte teórica, em forma de apresentação de Powerpoint ilustrada.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1 - TESTE PARA MOTORISTA: Um exercício bastante comum em auto-escolas é pedir para que os futuros motoristas desenhem um homem, mas que estes não esqueçam de nenhum detalhe: no boneco, devem aparecer olhos, nariz, sobrancelhas, lábios, dedos, pescoço... Um primeiro exercício aos alunos, então, é pedir que eles desenhem um homem e uma mulher, partindo do mesmo princípio: todos os detalhes da figura humana devem, o máximo possível, aparecer na figura a ser construída. A ideia é simular o teste de motorista, e que eles façam o desenho, rapidamente, a mão livre. Não é necessário aplicar texturas, hachuras ou detalhes adicionais aos bonecos: importante mesmo é a forma como o aluno o representa. É a partir deste desenho que começaremos a ensinar a desenhar a figura humana da maneira "acadêmica" - mas sem intenção de impor este como sendo o modo "correto". Cada pessoa possui sua maneira de desenhar a figura humana, e fica a cargo do aluno seguir as regras acadêmicas ou não, daqui em diante.
2 - CONSTRUÇÃO DO DIAGRAMA DE COUSIN: o aluno deverá construir, segundo o esquema abaixo, um diagrama de Cousin (fica parecido com um manequim, mas a estrutura básica permite desenhar tanto homens quanto mulheres). E, a partir do diagrama, uma figura humana completa, de acordo com as proporções da cabeça. Para efeitos de medida, vamos determinar a altura da cabeça em mais ou menos 3 cm.
3 - TRABALHOS COM ESQUELETOS: reduzir uma figura humana ao seu esqueleto básico, já com as proporções exatas. Crânio, caixa torácica, pelvis, cotovelos, joelhos... toda a estrutura básica humana representada a partir de um esboço simplificado, apenas para fim de construção de uma posição.
3A) A partir dos esqueletos abaixo, criar figuras humanas na exata posição em que o esqueleto está;
3B) Reduzir as seguintes figuras abaixo a seus esqueletos básicos, na exata posição em que as figuras estão. O professor pode utilizar outras fotos de pessoas em diversas posições para o exercício.
http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário