IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 11 de abril de 2015

CENTENAS DE ATIVIDADES SOBRE: Coordenação Motora

Nas imagens abaixo você encontra 212 atividades de coordenação motora para imprimir, para colorir, para completar. Clique na imagem até vê-la em tamanho grande para salvar em seu computador.

As atividades de Coordenação Motora auxiliam no aprendizado da escrita na alfabetização infantil. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. A coordenação motora é dividida em três categorias principais, que são a coordenação motora geral, a coordenação motora fina e a coordenação motora específica.

Capacidade motora fina

A capacidade motora fina faz com que possamos usar os pequenos músculos do nosso corpo. São exemplos de coordenação motora fina: Escrever, coordenar os movimentos das mãos, coordenar o movimento dos olhos, criar peças de arte, mover os olhos, mover os lábios. Pegar uma pequena folha do chão com os dedos também é um uso de coordenação motora fina. O mesmo acontece com a montagem de um quebra-cabeça ou quando alguém brinca com tijolinhos de construção — o que envolve também a nossa capacidade motora visual. Qualquer coisa que fazemos coordenando olhos e mãos tem a ver com a capacidade motora fina, como usar um lápis, inclusive para desenhar ou pintar.

Capacidade motora grossa

A coordenação motora grossa é a primeira que conseguimos realizar. Sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos da coordenação motora grossa. Rolar morro abaixo, empurrar um velocípede… Toda vez que usamos grandes músculos, o nosso corpo todo ou várias partes dele ao mesmo tempo, estamos colocando em ação a nossa capacidade motora grossa. Por isso o tônus muscular é fundamental para exercê-la. Se o corpo reage de maneira muito constrita, os movimentos saem estranhos ou desconectados. Se ele reage de modo muito solto, os movimentos parecem lentos e é preciso usar mais força para realizá-los.

A diferença entre a capacidade motora fina e a capacidade motora grossa está na função dos músculos, mas precisamos das duas funções para fazer qualquer coisa.
http://atividadesparaprofessores.com.br/coordenacao-motora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário