IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 29 de março de 2015

Como conservar ervas aromáticas


Muitas vezes compramos algumas ervas e temperos e utilizamos apenas uma pequena parte e depois ficam ali esquecidos na geladeira. Mas as ervas e temperos podem ser conservados para utilização em longos prazos com técnicas bem simples.

Existem muitos métodos para conservar ervas aromáticas sem perder nada, ou quase nada,de suas propriedades e sobretudo de seu perfume, que resulta muitas vezes no às das nossas receitas.

Confira alguns deles:

Congelamento:
Para o congelamento de ervas é necessário lavá-las em água corrente, secar com cuidado e separar as folhas, que deverão ser colocadas em sacos com fechamento hermético. Uma ideia é colocar as ervas directamente em forminhas de gelo com um pouco de água.
Com esta técnica se pode criar mix de ervas prontos para utilizar nas receitas.
A validade das ervas congeladas é de 8 a 10 meses.

Conserva em azeite:
O tratamento inicial é o mesmo utilizado para o congelamento, com a diferença que ao final as ervas deverão ser trituradas antes de colocá-las em potes de vidro com azeite extra virgem. Atenção, para que as ervas permaneçam completamente cobertas com azeite.
A validade é de 6 meses e devem ser conversadas em geladeira

Azeite aromatizado:
Se utiliza normalmente a proporção de 50 gramas de ervas para 500 ml de azeite. Neste caso, as ervas são maceradas e colocadas em infusão no azeite em um recipiente de vidro com fechamento hermético por 3 semanas.
Após esse período, o azeite deverá ser filtrado e a validade é de 6 meses.

Vinagre aromatizado:
O procedimento é o mesmo citado acima, porém o recipiente deve ser obrigatoriamente de vidro.
As ervas mais aconselhadas para esta infusão são o alecrim, o estragão, o tomilho e o louro.

Ervas secas:
As ervas devem ser amarradas em pequenos maços e presas ou apoiadas em uma grelha, por um período que varia de 3 a 30 dias, dependendo da erva.
Se guardadas em recipientes herméticos, podem ser consumidas em até 12 meses.

Sal aromatizado:
Em um processador de alimentos, se tritura 60 gramas de ervas com 200 gramas de sal grosso. Após este procedimento, secar o sal por 3 a 4 horas no forno a 30ºC (ou utilize a temperatura mínima do seu forno e deixe a porta entreaberta). Quando esfriar, guardar em recipiente adequado.
Utilize em assados e peixes.

[in:chegadearrozcomovo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário