Esperança de vida no país subiu de 74,6 para 74,9 anos, entre 2012 e 2013.
SC se destaca em levantamento nacional do IBGE
(Foto: João Moraes/VC no G1)
Santa Catarina tem a maior expectativa de vida e a menor taxa de mortalidade infantil para ambos os sexos no país. Os dados foram publicados nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União e faz parte da Tábua Completa da Mortalidade 2013, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, a expectativa de vida dos catarinenses é de 78,1 anos, um total de 3,2 anos a mais do que a média nacional, de 74,9 anos. Santa Catarina também apresentou maior esperança de vida entre as mulheres (81,4 anos) e homens (74,7 anos). Em outras quatro unidades da Federação as mulheres também registraram maior probabilidade de passar dos 80 anos: Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Mortalidade infantil
O estado ainda registrou o menor índice de mortalidade infantil do país com 10,1 mortes para cada grupo de 1 mil nascidos vivos. Quando considerada a mortalidade na infância, Santa Catarina também apresenta o melhor resultado, com 11,8 por mil. O Maranhão alcançou a maior taxa de mortalidade, com 24,7 por 1 mil nascidos vivos e de 28,2 por 1 mil na infância.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, um dos fatores que levou Santa Catarina a atingir o resultado é a implantação do programa 'Estratégia Saúde da Família' nos 295 municípios catarinenses. Segundo ela, para a prevenção da mortalidade infantil, o estado realiza sete exames nos bebês recém-nascidos através do Teste do Pezinho.
Para consultar a Tábua Completa da Mortalidade 2013, acesse o portal do IBGE na internet.
G1 SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário