Para iniciar o processo de alfabetização comece trabalhando com os nomes dos alunos.
As atividades com nomes propiciam aos alunos:
- a reflexão sobre a escrita, informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, favorecendo a aquisição da base alfabética.
- o uso dos nomes como modelo para outras escritas, uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
-a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula etc.
Algumas atividades com nomes:
1. Achar o crachá que estará embaralhado no meio da roda;
2. Batata - Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais;
3. Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá;
4. Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono
5. Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa,
6. Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras,
7. Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes em ordem alfabética.
8. Bingo - utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
9. Bingo com cartelas contendo mais de um nome;
10. Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono,
11. Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: "Te dou um C, te dou um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?" A turma deverá responder: CAIO. Este r pega seu crachá, podendo ser o próximo a cantar as letras do próximo nome;
12. Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes etc;
13. Com a música: A canoa virou... , em roda ao falarem o nome da criança esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda;
14. Ao chegar cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo, os que sobrarem serão os ausentes;
15. Arremessando a bola para o alto no meio da roda uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas, este tentará pegar a bola, se conseguir repete o procedimento, se não conseguir a mesma criança que iniciou escolhe outro colega;
16. Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas.
17. Descobrir juntos todas as versões da música: "A Barata diz que tem...", então reescrevê-la, com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seus nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também.
18. Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-Ia na roda. Digitar estas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem.
19. Montar um cartaz com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes.
20. Entregar uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos ou que os coloquem em ordem alfabética.
21. Pesquisar sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares);
22. Quebra cabeça - o professor faz um quebra cabeça com as letras do nome do aluno.
23. O professor deve ainda selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes (função social da escrita):
24. Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes).
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/02/alfabetizando-com-nomes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário