Detento é morto durante motim no Presídio Regional de Blumenau. Presidiários também atearam fogo em colchões, mas situação já está controlada, de acordo com a PM.
Bombeiros atendem a ocorrência e já controlaram o fogo
Foto: Gilmar de Souza / Agência RBS
Osiris Reis e Willian Reis
Começou na tarde deste domingo por volta das 15h um motim no Presídio Regional de Blumenau. Segundo a Polícia Militar, um dos detentos foi morto com um tiro durante confronto com agentes penitenciários: Jonathan Sander Coito, 21 anos, estava armado e a confusão teria iniciado na Galeria cinco, quando ele e outro detento tentavam fugir. Uma equipe do Departamento de Administração Prisional (Deap) deslocou-se de Florianópolis e também atende a ocorrência.
O agente civil que entrou em confronto com o presidiário também foi baleado no braço e sofreu uma fratura exposta na perna. Ele foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio pelo Samu. O hospital informou que ele continua internado, mas não passou maiores informações sobre seu quadro clínico.
De acordo com um dos agentes, os dois dententos tentavam fugir por cima das galerias. O corpo do homem que foi morto ainda está no local e aguarda a chegada do Instituto Médico Legal (IML). Os presidiários também atearam fogo em colchões, mas a situação já está controlada, de acordo com a PM.
Samu e Bombeiros também estão no local. Durante as revistas também foi encontrada uma arma feita de sabão. O Santa entrou em contato com o Presídio, mas a direção informou que não poderia dar entrevistas por enquanto.
Visitas estavam acontecendo no momento do motim
No momento da confusão, visitas aos presidiários do regime semi-aberto estavam sendo realizadas no setor G3 do presídio. De acordo com alguns familiares, foram disparadas dezenas de tiros durante o motim. Todos familiares foram retirados da unidade e ainda aguardam em frente ao presídio.
No total, o presídio possui cerca de oito galerias, além de cinco contêineres. Cada contêiner serve de cela para cerca de 30 detentos.
JORNAL DE SANTA CATARINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário