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segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nissan New March 2015: test drive e impressões ao dirigir.

A Nissan do Brasil já está oferecendo em sua rede de concessionárias autorizadas o New March 2015 -carro que é basicamente o mesmo que era vendido até agora (importado do México), porém com uma reformulação estética na frente, interior com novo painel, e também o fato de passar a ser fabricado no Brasil.
Dessa forma, fizemos um test-drive, tanto em sua versão 1.0 com 74 cavalos, quanto na 1.6, de 111 cv, que pode ser verificado no vídeo abaixo, e, na sequencia, faremos algumas considerações, comparando o March com o Volkswagen up! - que está sendo objeto de nosso teste de longa duração (veja aqui).
Nissan New March 1.6 SL
O primeiro carro que andamos foi o New March SL 1.6, sempre com transmissão manual (não há opção de câmbio automático para o March), precificado em R$ 42.990 reais, contendo, entre outros itens, ar-condicionado com comando digital, direção com assistência elétrica, volante multifuncional, revestimento interno mais sofisticado e o sistema multimídia com navegação por GPS.
O interior do New March 2015 é uma clara evolução em termos de acabamento quando comparado com o modelo vendido até então. Os materiais são de melhor qualidade e o visual interno está mais agradável, transmitindo uma impressão de maior sofisticação. Entretanto, apesar da evolução, padrão de acabamento e montagem do March está bem atrás do Volkswagen up! - carro que é o referencial em termos de acabamento interno e externo no segmento de entrada do mercado brasileiro (veja um teste do up! em múltiplas situações de uso clicando neste link). 
A posição de dirigir é adequada, mas o espaço interno não impressiona, nem à frente e tampouco atrás. O porta-malas, com 265 litros, é menor que o do Volkswagen up!, que tem 285 litros. Nesse ponto, nova vantagem para o up!, que tem melhor posição de dirigir, painel com desenho visual mais limpo, agradável e ergonômico, e clara sensação de maior disponibilidade interna. Além disso, o March é mais barulhento internamente que o up!, ficando a sensação de excesso de economia em materiais fono-absorventes. 
No que respeita ao comportamento dinâmico, para quem está acostumado com o Volkswagen up! o modelo japonês decepciona tanto em relação à solidez estrutural da carroceria, quanto em relação àperformance. O Nissan March não passa a sensação de "rodar sólido" do up!, pois sua carroceria torce ao passar em irregularidades de pista - algo que não acontece com o up!. O March, ao contrário, parece um carro mais "flexível", o que não é uma característica desejável para uma carroceria.
No que respeita ao desempenho, o Nissan New March, mesmo na versão com motor 1.6 16V de 111 cavalos, mostra-se um carro de respostas lentas, tanto em aceleração quanto em retomadas. Essa característica pode ser explicada pelo fato de o torque máximo do motor vir a rotações muito elevadas, acima de 4.000 RPM. Dessa forma, como há falta de torque em baixas rotações, fica a sensação de lentidão até mesmo na configuração com motor mais forte.

Nesse ponto, novamente temos uma diferença em relação ao comportamento do up!. Enquanto o modelo da VW passa a clara sensação de ter um motor de maior cilindrada que o que existe de fato sobre o capô (o up! adota um 1.0 três cilindros com 82 cavalos), sendo muito ágil tanto em cidade quanto estrada, o March 1.6, por sua vez, tem um comportamento mais para carro 1.0, sobretudo em cidade, em função da falta de elasticidade do motor, e, consequentemente, da lentidão em baixas rotações.

A situação melhora em estrada, já que o motor do March se dá melhor em altas rotações. O modelo japonês, desde que equipado com motor 1.6 16V, apresenta uma boa performance em rodovias, mas o motorista não pode ter preguiça de reduzir as marchas para manter o motor em rotações elevadas.
Entretanto, essas característica de ter de andar com rotações mais elevadas para ter mais agilidade acaba aumentando muito o ruído interno. O Nissan March mesmo em baixas rotações já é mais ruidoso que o up!, mas quando se acelera, a diferença aumenta exponencialmente, já que o barulho do motor do March invade a cabine com desenvoltura.

Nissan March SV 1.0

Além do Nissan March com motor 1.6 16V, fizemos um teste também com a versão SV equipada com o motor 1.0 16V. Esse modelo tem acabamento mais simples, mantendo, porém, o bom padrão de montagem.
Entretanto, novamente para quem vem de um Volkswagen up!, que tem a característica de rodar sólido, o March 1.0 novamente deixa claro que sua carroceria não tem a mesma rigidez torcional do modelo da VW, o que se manifesta em rangidos quando se força uma torção na carroceria passando por uma lombada com o carro fazendo um ângulo de 45º em relação ao eixo da elevação.
Essa característica de menor rigidez torcional da carroceria tem consequências, entre as quais destacamos duas. A primeira é que uma carroceria menos sólida faz com que as peças internas de acabamento façam mais barulho e se soltem com maior facilidade, fazendo com que o carro fique com mais ruídos e barulhos internos com o passar dos anos.
Além disso, como a carroceria não se mantém sólida quando solicitada estruturalmente, o comportamento dinâmico do carro fica prejudicado, pois as suspensões passam a não trabalhar com suas geometrias definidas em projeto, o que acaba prejudicando a estabilidade do carro em curvas.
Em relação à performance, se o motor 1.6 16V já se mostrou lento e pouco ágil, o March 1.0 parece contar com um motor claramente subdimensionado, pois nem mesmo acelerando com vigor o carro consegue ganhar velocidade com facilidade. O fato é que o March 1.0 tem um motor com quase 10 cavalos a menos que o do up!, mas é quase 70 Kg mais pesado. E pior: o torque máximo, que também é menor que o do up! (o Nissan March tem 10 Kgfm @ 4.350 RPM, enquanto o VW up! tem 10,4 Kgfm @ 3.000 RPM) , acontece em rotações mais elevadas, agravando a sensação de lentidão.
Conclusão

O Nissan New March 2015 apresenta-se como uma evolução em relação ao modelo vendido até agora no Brasil, com um visual mais agressivo, melhor acabamento e visual interno mais requintado.
Entretanto, o March fica devendo uma maior agilidade, um interior mais silencioso, e uma carroceria com maior rigidez torcional. Dessa forma, para quem está acostumado com a agilidade, silêncio e o rodar sólido do Volkswagen up!, o Nissan New March decepciona, sobretudo por ser mais mais caro que o modelo da Volkswagen.

http://www.car.blog.br/2014/05/nissan-new-march-2015-test-drive-e.html

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