IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 5 de maio de 2014

5º Ano Plano de Aula: Trabalhando com encartes de Supermercado: sugestões para vivenciar a Matemática.


O uso de encartes de Supermercado durante as aulas pode fazer com que o trabalho com cálculos seja menos mecânico e mais prazeroso, além de trazer muito mais resultados que uma lista de simples cálculos sem motivo ou razão, numa folha de papel.
Objetivos desta aula:
Realizar cálculos concretos, a partir da simulação de compra e venda;
Fazer anotações pertinentes ao que se está compreendendo e estudando;
Realizar cálculo mental e abstrações;
Simular o processo de compra e venda; Interagir com os colegas de modo harmônico, compreendendo de fato os objetivos a serem alcançados durante a atividade;
Partilhar experiências e dificuldades na realização de cálculos matemáticos;
Anotar listas de palavras e preços;
Optar por produtos relevantes, em suas escolhas e saber diferenciá-los dos supérfluos;
Compreender o que é custo de vida;
Calcular, nas quatro operações;
Auto-avaliar-se, sabendo identificar suas maiores dificuldades, durante as atividades realizadas e encontrar caminhos para saná-las, junto com o grupo.
Desenvolvimento:
Para realizar a atividade será preciso antes, alguns preparativos:
1. Pedir aos alunos que tragam encartes de Supermercado ou guardá-los;
2. Reservar um período para que tragam também embalagens diversas, como: caixas de leite, potes de iogurte, latas, caixas de sabão etc.
3. Imprimir com antecedências notas de dinheiro de “mentirinha” ou deixar que os próprios alunos confeccionem o dinheiro;
Em seguida, é preciso apresentar ao aluno o encarte e isto pode ser feito durante uma conversa. Eles terão a oportunidade de contar quando vão ao mercado e com quem ou ainda se nunca vão. Neste caso, realmente precisarão de auxílio. Pode ser importante montar um cartaz-exemplo, que diga a ele exatamente que informações traz um encarte e como elas serão utilizadas, durante as compras: informações de peso, medida, preço, marca, prioridade etc.
Deixo, abaixo, modelos de dinheiro, moedas e também de encartes, que podem ser úteis:


Preparando o ambiente: Os alunos serão separados em grupos. O grupo dos vendedores e o grupo dos compradores.
O grupo dos compradores ficará com o dinheiro, papel e caneta.
O grupo dos vendedores organizará o troco e os produtos a venda, assim como será responsável por colar placas de preços, nos produtos.
Importante: Os grupos irão se revezar, durante os dias em que a atividade for realizada, ou no mesmo dia, de acordo com a preferência do professor.
Atividade 01 : Lista de compras
O professor irá entregar a cada aluno uma lista de compras. Ele pode preenchê-la sozinho ou em grupo. O objetivo é anotar os alimentos que serão comprados, os preços que eles possuem nos encartes e também as quantidades a serem compradas. Neste momento ainda não serão feitos cálculos, porém, se o professor desejar, pode pedir que façam uma estimativa dos gastos, anotando preços e fazendo o somatório da lista, assim como o troco que irão receber. Os alunos que serão vendedores também farão esta atividade, visto que em outra ocasião irão se revezar e serão compradores também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário