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sexta-feira, 7 de março de 2014

PRF divulga balanço final da Operação Carnaval 2014.


A Polícia Rodoviária Federal encerrou nesta quarta-feira (05), a Operação Carnaval 2014 que iniciou no dia 28 de fevereiro em todo o Brasil. Durante a operação a PRF/SC registrou congestionamentos na BR-101 (norte, centro e sul do Estado), na BR 470 (região de Blumenau) e na BR-280 (região de São Francisco do Sul).

Apesar do rigor da nova lei seca, que aumentou a multa por embriaguez para R$ 1.915,00, em 06 dias de operação, a PRF flagrou 75 motoristas dirigindo embriagados, sendo 23 presos em flagrante.

Durante a operação foram contabilizados nove acidentes fatais, com nove mortes. A BR-282 foi destaque com cinco dos acidentes fatais. A BR-470 registrou dois acidentes, e a BR-101 e 280 respectivamente, um acidente fatal. A colisão frontal foi o tipo de acidente que causou a morte de 05 pessoas, demonstrando que ainda persiste a imprudência e o desrespeito à sinalização por parte dos motoristas.

Registro dos acidentes fatais:

Dia 28 (sexta-feira)- Atropelamento de pessoa às 04h45 na BR 470, em Lontras- Veículo não identificado- óbito da pedestre (24 anos);

Dia 28 (sexta-feira)- Colisão Frontal às 15h30 na BR 282, em Pinhalzinho- Caminhão e furgão- óbito do condutor do furgão (20 anos);

Dia 28 (sexta-feira)- Colisão Frontal às 19h45 na BR 280, em Canoinhas- Três automóveis- óbito de um dos condutores (35 anos);

Dia 02/03/2014 (domingo)- Colisão Frontal às 04h05 na BR 282, em Faxinal dos Guedes- Caminhão e automóvel- óbito condutor do automóvel (22 anos);

Dia 02/03/2014 (domingo)- Queda de moto às 08h30 na BR 282, em São José- óbito do motociclista de 20 anos;

Dia 03/03/2014 (terça-feira)- Saída de pista às 11h40 na BR 282, em Bocaina do Sul- Um automóvel- óbito de um dos passageiros (48 anos);

Dia 03/03/2014 (terça-feira)- Colisão Frontal às 13h30 na BR-470, em Ascurra- Caminhão e automóvel- óbito do condutor do automóvel (38 anos);

Dia 03/03/2014 (terça-feira)- Colisão Frontal às 23h30 na BR-101, em Jaguaruna- Automóvel e motocicleta- óbito do motociclista.

Dia 04/03/2014 (quarta-feira)- Colisão lateral seguida de atropelamento às 18h na BR-282, em Florianópolis- Motocicleta, automóvel e ônibus- óbito da motociclista (30 anos)

“Em relação ao número de acidentes, feridos e mortos, verificamos uma diminuição no número absoluto e relativo de acidentes e feridos em relação ao ano anterior. O número de mortes foi maior que o do ano passado. Se estabelecermos um índice de acidentes, feridos e mortos proporcional à frota nacional de veículos, verificaremos que diminuímos a periculosidade das nossas rodovias”, analisa a PRF.

Veja a tabela abaixo, considerando que a frota nacional de veículos, segundo o Denatran:

Dezembro/2010 – 64,8 milhões de veículos

Dezembro/2011 – 70,5 milhões de veículos

Dezembro/2012 – 76,1 milhões de veículos

Dezembro/2013 – 81,6 milhões de veículos

Índice = nº de acidentes, feridos ou mortos : frota (em milhões) – Exemplo: 370 : 64,8 = 5,7

Carnaval 2011

Nº absoluto: 370 acidente, 224 feridos e 36 mortes.

Índices: 5,7 acidentes, 3,4 feridos e 0,55 mortes

Carnaval 2012

Nº absoluto: 394 acidente, 244 feridos e 07 mortes.

Índices: 5,6 acidentes, 3,5 feridos e 0,09 mortes

Carnaval 2013

Nº absoluto: 396 acidente, 191 feridos e 07 mortes.

Índices: 5,2 acidentes, 2,5 feridos e 0,09 mortes

Carnaval 2014

Nº absoluto: 317 acidente, 174 feridos e 09 mortes.

Índices: 3,9 acidentes, 2,1 feridos e 0,11 mortes

No ano de 2011 a PRF contabilizou um saldo de 36 mortes no período do Carnaval. A partir de 2012 com a implantação de um novo planejamento estratégico, adotado pela nova gestão, com a intensificação da fiscalização de excesso de velocidade, causa direta de aproximadamente 20% das mortes no trânsito, houve uma grande redução no número de mortes. Prova disso, é que em 2011 foram lavradas 182.904 multas de trânsito, número que aumentou para 315.561 em 2012 e 399.562 em 2013, sendo que a maioria das infrações registradas pela PRF são por excesso de velocidade. Conclui-se, assim, que a estratégia de aumentar a fiscalização de trânsito com o uso de radares estáticos surtiu os efeitos esperados, qual seja, a redução de mortes.

Da mesma forma, no final de 2012, com a entrada da Nova Lei Seca, a fiscalização da embriaguez ao volante foi intensificada, o que contribuiu ainda mais para a redução de mortes.



Fonte: PRF

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